Integration of knowledge in Rural Education: understandings of educators

Autor/innen

  • Felipe Junior Mauricio Pomuchenq Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES
  • Andrea Brandão Locatelli Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18037

Schlagworte:

Integração de saberes, teoria e prática, contextualização

Abstract

ABSTRACT. This work aims to systematize and present the understanding of educators regarding the practices of integrating knowledge within the scope of Rural Education, based on the experience of a school that operates under the alternating regime, the Escola Família Agrícola do Bley, located in São Gabriel da Palha, Espírito Santo, Brazil. We adopted the case study methodology, and as data collection instruments, we used questionnaires, document analysis, and literature review. We established a dialogue with Freire (2014), Santos (2010), and Foerste (2005) to understand and reflect on the highlighted practices. From this study, we underscore the great potential of Rural Education in the process of decolonizing curricula, as the school, by seeking to bring scientific debate rooted in the students’ lived realities, values all forms of knowledge present in their context, especially those that have historically been denied.

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Autor/innen-Biografien

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, e Mestre em Ensino na Educação Básica, pela mesma universidade, possui Graduação em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Viçosa - MG (2017). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Especialista em Educação Pobreza e Desigualdade Social pela UFES, e Práticas Pedagógicas para Professores pelo IFES. Atualmente é Professor no Movimento de Educação Promocional de Educação do Espírito Santo, sendo Coordenador do Centro de Formação e Reflexão. Foi professor na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, nos cursos de Licenciaturas (entre fevereiro de 2021 e abril de 2022). Já atuei na Escola Família Agrícola de Marilândia como professor e Diretor (2014-2022), na Escola Família Agrícola de Jaguaré como professor (2013 - 2014) e na Escola Comunitária Rural de Santa Rita - Rio Bananal como professor (2011 - 2012). Recebeu no ano de 2021 a comenda Professor Renato Pacheco, pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Fez parte do Grupo de Pesquisa-Ação CNPq/UFV, Educação do Campo, Alternância, Agroecologia e Reforma Agrária (ECARA); É membro do grupo de estudos e pesquisas CNPq/UFES Pedagogia da Alternância e Formação Docente: memórias, experiências e narrativas, Membro do Grupo de Pesquisas CNPq/UFES Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES) Membro do Núcleo de Estudos, Saberes e Fazeres sobre Diversidade, Equidade e Inclusão das EFAs do MEPES (Portaria MEPES 06/2024). Atuo principalmente nos seguintes temas: Educação; Pedagogia da Alternância, Educação do Campo; Interdisciplinaridade; Integração de Saberes. Autor do Livro: EFA de Marilândia: uma escola em movimento.

Andrea Brandão Locatelli, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Graduação em Educação Física; Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisadora do Centro de Memória da Educação Física e do Esporte Capixaba/Cemefec/UFES. Professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, com atuação na Graduação em Educação Física; e no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica/PPGEEB. Pesquisa sobre Formação de Professores, Ensino, História, Memória e Arquitetura Escolar.

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Veröffentlicht

2025-08-14

Zitationsvorschlag

Mauricio Pomuchenq, F. J., & Brandão Locatelli, A. (2025). Integration of knowledge in Rural Education: understandings of educators. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e18037. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18037