Educação-cartografia: descentralizando saberes na educação matemática

Autores

  • Priscila Venancio Costa Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml
  • Elisangela Aparecida Pereira de Melo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19399

Resumo

Este ensaio teórico analisa a educação-cartografia como uma abordagem inovadora no ensino da matemática, fundamentada nas teorias de Deleuze, Guattari e Simondon. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que explora como a educação-cartografia pode ser integrada ao ensino da matemática e suas implicações teóricas e práticas. O estudo inclui uma análise das contribuições da etnomatemática e das comunidades de prática para enriquecer a compreensão matemática. A educação-cartografia, ao incorporar elementos da etnomatemática, propõe uma visão que valoriza a diversidade cultural e as práticas locais na construção do conhecimento matemático. Destaca-se o papel das comunidades de prática em tornar o aprendizado mais relevante e contextualizado. Por meio desse enfoque, a educação matemática é integrada a uma perspectiva mais ampla, na qual os princípios ontológicos e epistemológicos são reavaliados. A análise revela que a educação-cartografia oferece uma alternativa eficaz e inovadora para o ensino da matemática, promovendo uma maior contextualização e relevância do aprendizado matemático, alinhando teoria e prática de maneira significativa.

Palavras-chave: ensino de matemática, educação-cartografia, descentralização de saberes, etnomatemática, comunidades de prática.

 

Education-cartography: decentralizing knowledge in mathematical education

ABSTRACT. This theoretical essay analyzes education-cartography as an innovative approach to teaching mathematics, grounded in the theories of Deleuze, Guattari, and Simondon. To achieve this, a bibliographic review was conducted to explore the integration of education-cartography into mathematics education and its theoretical and practical implications. The study includes an analysis of the contributions of ethnomathematics and communities of practice to enrich mathematical understanding. Education-cartography, by incorporating elements of ethnomathematics, proposes a perspective that values cultural diversity and local practices in the construction of mathematical knowledge. The role of communities of practice is highlighted as making learning more relevant and contextualized. Through this approach, mathematics education is integrated into a broader perspective where ontological and epistemological principles are re-evaluated. The analysis reveals that education-cartography offers an effective alternative for teaching mathematics, promoting greater contextualization and relevance of mathematical learning.

Keywords: mathematics education, education-cartography, decentralization of knowledge, Ethnomathematics, Communities of Practice.

 

Educación-cartografía: descentralizando el conocimiento en la educación matemática

RESUMEN. Este ensayo teórico analiza la educación cartográfica como un enfoque innovador para la enseñanza de las matemáticas, basado en las teorías de Deleuze, Guattari y Simondon. Para ello, se realizó una revisión de la literatura que explora cómo la educación cartográfica puede integrarse en la enseñanza de las matemáticas y sus implicaciones teóricas y prácticas. El estudio incluye un análisis de las contribuciones de la etnomatemática y las comunidades de práctica para enriquecer la comprensión matemática. La educación cartográfica, al incorporar elementos de la etnomatemática, propone una visión que valora la diversidad cultural y las prácticas locales en la construcción del conocimiento matemático. Se destaca el papel de las comunidades de práctica para hacer que el aprendizaje sea más relevante y contextualizado. A través de este enfoque, la educación matemática se integra en una perspectiva más amplia, en la que se reevalúan los principios ontológicos y epistemológicos. El análisis revela que la educación cartográfica ofrece una alternativa efectiva e innovadora para la enseñanza de las matemáticas, promoviendo una mayor contextualización y relevancia del aprendizaje matemático, alineando teoría y práctica de manera significativa.

Palabras clave: enseñanza de las matemáticas, educación-cartografía, descentralización del conocimiento, etnomatemática, comunidades de práctica.

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Biografia do Autor

Priscila Venancio Costa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

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Elisangela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Professora efetiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena e Educação Etnomatemática. Tutora do Grupo PET/Conexões de Saberes Indígenas (de 2010...). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)/UFNT/Cimba. Líder do Grupo de Estudo e de Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática (SISMAT)/UFNT, e, vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat)/UFAM.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Venancio Costa, P., & Pereira de Melo, E. A. (2024). Educação-cartografia: descentralizando saberes na educação matemática. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19399. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19399

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares