Desafios da ausência de Diretrizes da Educação do Campo em municípios baianos: o papel propulsor do Formacampo
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19869Resumo
Este artigo analisa o processo de elaboração e reelaboração das Diretrizes Municipais de Educação do Campo (DMEC) em municípios da Bahia, desenvolvido pelo Programa Formacampo no ano de 2022. O estudo teve como objetivo compreender como se deu esse processo, identificando as motivações, os sujeitos e as instituições envolvidas, bem como os desafios enfrentados na consolidação dessas diretrizes. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, utilizando análise documental e entrevistas semiestruturadas com coordenadores municipais, conselhos de educação e membros do Formacampo. Os resultados apontam que a construção das DMEC constitui um ato político-pedagógico que vai além da dimensão técnico-administrativa, revelando a força organizativa e o protagonismo dos sujeitos do campo. Também evidenciam que a ausência de diretrizes específicas reflete desigualdades estruturais, carência de formação e fragilidade das políticas públicas voltadas à educação do campo. Conclui-se que o Programa Formacampo desempenha um papel propulsor ao fomentar a participação social e a formulação de políticas educacionais ancoradas na realidade dos territórios de identidade da Bahia, reafirmando a educação do campo como direito social e instrumento de emancipação.
Palavras-chave: diretrizes, educação do campo, territórios de identidade, bahia.
Challenges arising from the absence of guidelines for Rural Education in municipalities of Bahia: the driving role of Formacampo
ABSTRACT. This article analyzes the process of elaboration and re-elaboration of the Municipal Guidelines for Rural Education (DMEC) in municipalities of Bahia, developed by the Formacampo Program in 2022. The study aimed to understand how this process occurred, identifying the motivations, the subjects and institutions involved, as well as the challenges faced in consolidating these guidelines. The research, with a qualitative approach, was based on Historical-Dialectical Materialism, using document analysis and semi-structured interviews with municipal coordinators, education councils, and Formacampo members. The results indicate that the construction of the DMEC constitutes a political-pedagogical act that goes beyond the technical-administrative dimension, revealing the organizational strength and protagonism of rural subjects. They also show that the absence of specific guidelines reflects structural inequalities, lack of training, and fragility of public policies aimed at rural education. It is concluded that the Formacampo Program plays a driving role in fostering social participation and the formulation of educational policies anchored in the reality of the identity territories of Bahia, reaffirming rural education as a social right and an instrument of emancipation.
Keywords: guidelines, rural education, territories of identity, bahia.
Desafíos derivados de la ausencia de directrices para la Educación Rural en municipios de Bahía: el papel impulsor de Formacampo
RESUMO: Este artículo analiza el proceso de elaboración y reelaboración de las Directrices Municipales de Educación Rural (DMEC) en municipios de Bahía, desarrolladas por el Programa Formacampo en 2022. El estudio tuvo como objetivo comprender cómo se produjo este proceso, identificando las motivaciones, los sujetos e instituciones involucrados, así como los desafíos enfrentados en la consolidación de estas directrices. La investigación, con un enfoque cualitativo, se basó en el Materialismo Histórico-Dialéctico, utilizando análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas con coordinadores municipales, consejos de educación y miembros de Formacampo. Los resultados indican que la construcción de las DMEC constituye un acto político-pedagógico que va más allá de la dimensión técnico-administrativa, revelando la fuerza organizativa y el protagonismo de los sujetos rurales. También muestran que la ausencia de directrices específicas refleja desigualdades estructurales, falta de capacitación y fragilidad de las políticas públicas dirigidas a la educación rural. Se concluye que el Programa Formacampo desempeña un papel dinamizador en el fomento de la participación social y la formulación de políticas educativas ancladas en la realidad de los territorios identitarios de Bahía, reafirmando la educación rural como un derecho social y un instrumento de emancipación.
Palabras-clave: directrices, educación del campo, territorios de identidad, bahía.
Downloads
Referências
Barros, A. V. (2013). Trabalho docente na educação básica na rede municipal de ensino em Belém (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém.
Brasil. (2002). Ministério da Educação. Resolução do CNE/CEB nº 1 de 03 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. DF. Brasília, 2002. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800- rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 15 mar de 2025.
Brasil. (2009). Decreto nº 7.352, de 9 de novembro de 2010. Regulamenta a Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009, e dispõe sobre políticas educacionais voltadas para a inclusão social. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 nov. 2010.
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
Caldart, R. S. (Org.). (2000). Por uma educação do campo: Campo, campesinato e educação. Petrópolis: Vozes.
Caldart, R. S. (2004). Elementos para a construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo. Revista Trabalho Necessário, 2(2).
Ciavatta, M., & Ramos, M. (2012). A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, 17(49).
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, P. (1983). Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gimeno Sacristán, J. (1998). Currículo: teoria de la práctica educativa. Madrid: Morata.
Gramsci, A. (1968). Maquiavel, a política e o Estado moderno. Tradução de Luiz Mário Gazzaneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Kosic, K. (1976). Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Martins, J. S. (2000). Sociologia da Educação: processos e instituições. São Paulo: Cortez.
Marx, K. (1978). Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos. Os Pensadores. São Paulo: Abril cultural.
Marx, Karl, & Engels, F. (2007). A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo.
Mészaros, I. (2011). Para além do capital. 1a rev. ed. São Paulo: Boitempo.
Santos, M. (2006). Território e Sociedade: Espaço, tempo e sociedade. São Paulo: Hucitec.
Saviani, D. (2009). História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados.
Saviani, D. (2015). O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: marxismo e educação em debate, 7(1), 26-43.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yure Oliveira Santos, Arlete Ramos dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





