Pedagogia da Alternância (PA): trabalho pedagógico que articula escola e territórios campesinos

Autores

  • Auristela Batista da Silva Barcelos Secretaria de Educação de São Mateus (SME), Espírito Santo
  • Monica do Carmo Soares Instituto Federal Do Espírito Santo (IFES),Instituto Federal Do Espírito Santo (IFES)
  • Adelícia de Oliveira Secretaria de Educação de São Mateus (SME), Espírito Santo
  • Ozana Luzia Galvão Baldotto UFES https://orcid.org/0000-0002-5066-8928
  • Erineu Foerste Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19725

Resumo

Este trabalho descreve a experiência da implementação da Pedagogia da Alternância (PA) nos anos finais - Ensino Fundamental - em 03 (três) escolas da rede municipal de ensino de São Mateus/ES. A iniciativa impulsionou a criação do Comitê de Educação do Campo, responsável por articular ações que favoreceram a institucionalização da Educação do Campo no município. O movimento pedagógico iniciado com a PA nos anos finais se expandiu para as etapas da educação infantil e anos iniciais - Ensino fundamental - incorporando elementos da alternância às práticas escolares. Como uma forma de resguardar esse processo, diversas legislações foram construídas coletivamente e aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação, Câmara de Vereadores e Executivo, garantindo respaldo político-institucional ao projeto. A pesquisa possui caráter qualitativo, com base em investigação documental, bibliográfica e participante. Como resultado, esse artigo possibilita socializar a experiência com a Pedagogia da Alternância, cuja concepção, desde sua origem na França, se sustenta no tripé família-comunidade-escola, coletivo que integra e interage com o trabalho pedagógico, administrativo e comunitário no cotidiano das unidades escolares.

Palavras-chave: Escola Comunitária Rural, Comitê de Educação do Campo, legislação, Pedagogia do Movimento.

 

Pedagogy of Alternation (PA): pedagogical work that links schools and rural territories

ABSTRACT. This paper describes the experience of implementing the Pedagogy of Alternation (PA) in the final years of elementary education in three schools of the municipal school system of São Mateus, Espírito Santo, Brazil. This initiative led to the creation of the Committee on Rural Education, responsible for coordinating actions that supported the institutionalization of Rural Education in the municipality. The pedagogical movement initiated with PA in the final years expanded to early childhood education and the initial years of elementary education, incorporating elements of alternation into school practices. To safeguard this process, a set of regulations was collectively developed and approved by the Municipal Education Council, the City Council, and the Executive Branch, thereby ensuring political and institutional support for the project. The research is qualitative in nature, based on documentary, bibliographic, and participatory inquiry. As a result, this article disseminates the experience with the Pedagogy of Alternation, whose conception, since its origin in France, has been grounded in the triad of family, community, and school, a collective that integrates and interacts with pedagogical, administrative, and community work in the daily life of the schools.

Keywords: Rural Community School, Rural Education Committee, legislation, Pedagogy of Movement.

 

Pedagogía de la Alternancia (PA): un trabajo pedagógico que vincula escuelas y territorios rurales

RESUMEN. Este trabajo describe la experiencia de implementación de la Pedagogía de la Alternancia (PA) en los años finales de la educación primaria en tres escuelas de la red municipal de enseñanza de São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Esta iniciativa impulsó la creación del Comité de Educación del Campo, responsable de articular acciones que favorecieron la institucionalización de la Educación del Campo en el municipio. El movimiento pedagógico iniciado con la PA en los años finales se expandió a la educación infantil y a los primeros años de la educación primaria, incorporando elementos de la alternancia a las prácticas escolares. Para resguardar este proceso, diversas legislaciones fueron construidas colectivamente y aprobadas por el Consejo Municipal de Educación, la Cámara de Concejales y el Poder Ejecutivo, garantizando respaldo político-institucional al proyecto. La investigación es de carácter cualitativo, basada en investigación documental, bibliográfica y participante. Como resultado, este artículo posibilita socializar la experiencia con la Pedagogía de la Alternancia, cuya concepción, desde su origen en Francia, se sustenta en el trípode familia–comunidad–escuela, colectivo que integra e interactúa con el trabajo pedagógico, administrativo y comunitario en el cotidiano de las unidades escolares.

Palabras clave: Escuela Comunitaria Rural, Comité de Educación Rural, legislación, Pedagogía del Movimiento.

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Biografia do Autor

Auristela Batista da Silva Barcelos, Secretaria de Educação de São Mateus (SME), Espírito Santo

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Monica do Carmo Soares, Instituto Federal Do Espírito Santo (IFES),Instituto Federal Do Espírito Santo (IFES)

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Adelícia de Oliveira, Secretaria de Educação de São Mateus (SME), Espírito Santo

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Ozana Luzia Galvão Baldotto, UFES

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UFES, na linha de pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) CEUNES - UFES. Licenciada em Pedagogia com habilitação em docência, supervisão e administração escolar. Atualmente, ocupa o cargo de Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Desenvolve estudos que envolvem a temática Educação do Campo, Movimentos Sociais e Escolas Multisseriadas.

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Barcelos, A. B. da S., Soares, M. do C., Oliveira, A. de, Galvão Baldotto, O. L., & Foerste, E. (2025). Pedagogia da Alternância (PA): trabalho pedagógico que articula escola e territórios campesinos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19725. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19725

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios