Pedagogia da Alternância (PA): trabalho pedagógico que articula escola e territórios campesinos
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19725Resumo
Este trabalho descreve a experiência da implementação da Pedagogia da Alternância (PA) nos anos finais - Ensino Fundamental - em 03 (três) escolas da rede municipal de ensino de São Mateus/ES. A iniciativa impulsionou a criação do Comitê de Educação do Campo, responsável por articular ações que favoreceram a institucionalização da Educação do Campo no município. O movimento pedagógico iniciado com a PA nos anos finais se expandiu para as etapas da educação infantil e anos iniciais - Ensino fundamental - incorporando elementos da alternância às práticas escolares. Como uma forma de resguardar esse processo, diversas legislações foram construídas coletivamente e aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação, Câmara de Vereadores e Executivo, garantindo respaldo político-institucional ao projeto. A pesquisa possui caráter qualitativo, com base em investigação documental, bibliográfica e participante. Como resultado, esse artigo possibilita socializar a experiência com a Pedagogia da Alternância, cuja concepção, desde sua origem na França, se sustenta no tripé família-comunidade-escola, coletivo que integra e interage com o trabalho pedagógico, administrativo e comunitário no cotidiano das unidades escolares.
Palavras-chave: Escola Comunitária Rural, Comitê de Educação do Campo, legislação, Pedagogia do Movimento.
Pedagogy of Alternation (PA): pedagogical work that links schools and rural territories
ABSTRACT. This paper describes the experience of implementing the Pedagogy of Alternation (PA) in the final years of elementary education in three schools of the municipal school system of São Mateus, Espírito Santo, Brazil. This initiative led to the creation of the Committee on Rural Education, responsible for coordinating actions that supported the institutionalization of Rural Education in the municipality. The pedagogical movement initiated with PA in the final years expanded to early childhood education and the initial years of elementary education, incorporating elements of alternation into school practices. To safeguard this process, a set of regulations was collectively developed and approved by the Municipal Education Council, the City Council, and the Executive Branch, thereby ensuring political and institutional support for the project. The research is qualitative in nature, based on documentary, bibliographic, and participatory inquiry. As a result, this article disseminates the experience with the Pedagogy of Alternation, whose conception, since its origin in France, has been grounded in the triad of family, community, and school, a collective that integrates and interacts with pedagogical, administrative, and community work in the daily life of the schools.
Keywords: Rural Community School, Rural Education Committee, legislation, Pedagogy of Movement.
Pedagogía de la Alternancia (PA): un trabajo pedagógico que vincula escuelas y territorios rurales
RESUMEN. Este trabajo describe la experiencia de implementación de la Pedagogía de la Alternancia (PA) en los años finales de la educación primaria en tres escuelas de la red municipal de enseñanza de São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Esta iniciativa impulsó la creación del Comité de Educación del Campo, responsable de articular acciones que favorecieron la institucionalización de la Educación del Campo en el municipio. El movimiento pedagógico iniciado con la PA en los años finales se expandió a la educación infantil y a los primeros años de la educación primaria, incorporando elementos de la alternancia a las prácticas escolares. Para resguardar este proceso, diversas legislaciones fueron construidas colectivamente y aprobadas por el Consejo Municipal de Educación, la Cámara de Concejales y el Poder Ejecutivo, garantizando respaldo político-institucional al proyecto. La investigación es de carácter cualitativo, basada en investigación documental, bibliográfica y participante. Como resultado, este artículo posibilita socializar la experiencia con la Pedagogía de la Alternancia, cuya concepción, desde su origen en Francia, se sustenta en el trípode familia–comunidad–escuela, colectivo que integra e interactúa con el trabajo pedagógico, administrativo y comunitario en el cotidiano de las unidades escolares.
Palabras clave: Escuela Comunitaria Rural, Comité de Educación Rural, legislación, Pedagogía del Movimiento.
Downloads
Referências
Baldotto, O. L. G. (2016). Educação do campo em movimento: Dos planos à ação pedagógica em escolas multisseriadas e anos iniciais de São Mateus e Jaguaré (ES) (Dissertação de Mestrado). Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo.
Baldotto, O. L. G., & Morila, A. P. (2020). A mística no contexto do movimento da Educação do Campo. Revista Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, 3(Dossiê 4), 257–279.
Baldotto, O. L. G., & Morila, A. P. (2024). Trabalhadores em movimento: O MST e a Educação do Campo no norte do Espírito Santo. Curitiba, PR: Appris.
Brandão, C. R. (2023). A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In C. R. Brandão, E. Foerste, & J. Gerke (Orgs.), Metodologias da pesquisa e da formação na educação do campo (pp. 181–202). Curitiba, PR: Appris.
Begnami, J. B. (2004). Uma geografia da pedagogia da alternância no Brasil (Série Documentos Pedagógicos). Brasília, DF: UNEFAB.
Bogo, A. (2012). Mística. In R. S. Caldart, I. B. Pereira, P. Alentejano, & G. Frigotto (Orgs.), Dicionário da Educação do Campo (pp. 473–477). São Paulo, SP: Expressão Popular.
Borges, I. S., Begnami, J. B., Neto, J. J. M., Cavalcante, M. R. B., Machado, P. M. B., & Cavalcante, T. A. (2012). A pedagogia da alternância praticada pelo CEFFAS. In M. I. Antunes-Rocha, M. de F. A. Martins, & A. A. Martins (Orgs.), Territórios educativos na educação do campo: Escola, comunidade e movimentos sociais (pp. 37–56). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Caldart, R. S. (2002). Por uma educação básica do campo: Traços de uma identidade em construção. In E. J. Kolling, P. R. Cerioli, & R. S. Caldart (Orgs.), Educação do campo: Identidade e políticas públicas (pp. 25–36). Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.
Camini, I. (2009). Escola itinerante: Na fronteira de uma nova escola (1ª ed.). São Paulo, SP: Expressão Popular.
Comitê de Educação do Campo do Espírito Santo. (2008). O campo da educação do campo: “Educação do campo é um direito e não esmola.” Documento do Seminário, Espírito Santo.
Conferência Nacional: Por uma Educação Básica do Campo. (1998). Texto base (27–31 de julho de 1998, CTE – Centro de Treinamento Educacional da CNTI, Luziânia – GO). Brasília, DF: [s.n.].
Conselho Municipal de Educação de São Mateus. (2018, 21 de dezembro). Resolução CME/SME nº 33, de 21 de dezembro de 2018: Estabelece e fixa normas para a oferta da Educação do Campo na Rede Municipal de Ensino de São Mateus/ES. São Mateus, ES.
Conselho Nacional de Educação. (2020, 8 de dezembro). Parecer CNE/CP nº 22, de 8 de dezembro de 2020: Diretrizes curriculares da pedagogia da alternância na educação básica e na educação superior. Brasília, DF. Recuperado de https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/normas-classificadas-por-assunto/pedagogia-da-alternancia
Ferreira, M. G. M. (2023). O Comitê de Educação do Campo no Espírito Santo: Sujeito coletivo de direito constituído na práxis [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Espírito Santo].
Foerste, E., Puig-Calvó, P., Gerke, J., & Caliari, R. O. (Orgs.). (2019). Pedagogia da Alternância: 50 anos em terras brasileiras – memórias, trajetórias e desafios (1ª ed.). Curitiba, PR: Appris.
França, D. M. de. (2013). Vivências da pedagogia do movimento em escolas de assentamentos – MST/ES [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Espírito Santo].
Freire, P. (1967). Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Frigotto, G. (2012). Educação omnilateral. In E. J. Kolling, P. R. Cerioli, & R. S. Caldart (Orgs.), Educação do campo: Identidade e políticas públicas (pp. 265–272). Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.
Frossard, A. C. (2024). Conhecendo a pedagogia da alternância: Contextualização, questões teóricas e práticas (2ª ed.). Nova Friburgo, RJ: Frib Book.
Gimonet, J. C. (2007). Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs (T. de Burghgrave, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2022). Cidades e estados: São Mateus, Censo Brasileiro 2022. Recuperado em 7 de setembro de 2023, de https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/es/sao-mateus.html
Nosella, P. (2012). Origens da pedagogia da alternância no Brasil (Coleção Educação do Campo, 1ª reimpressão). Vitória, ES: Edufes.
Nosella, P. (2019). A pedagogia da alternância no Espírito Santo (MEPES): Proposta para avaliação de cinquenta anos de prática. In E. Foerste, P. Puig-Calvó, J. Gerke, & R. O. Caliari (Orgs.), Pedagogia da alternância: 50 anos em terras brasileiras – Memórias, trajetórias e desafios (1ª ed.). Curitiba, PR: Appris.
Passos, M. das G., & Melo, A. de O. (2012). Casa Família Rural da França à Amazônia: Uma proposta da pedagogia da alternância. In E. Ghedin (Org.), Educação do campo: Epistemologia e práticas (pp. 237–250). São Paulo, SP: Cortez.
Peloso, R. (1994). A força que anima os militantes. São Paulo, SP: MST.
Pistrak, M. M. (2011). Fundamentos da escola do trabalho (D. A. Reis Filho, Trad.; 3ª ed.). São Paulo, SP: Expressão Popular.
Queiroz, J. B. P. de. (2013). O estado da arte da alternância no Brasil. In J. B. Begnami & T. de Burghgrave (Orgs.), Pedagogia da alternância e sustentabilidade (pp. 137–165). Orizona, GO: UNEFAB.
Ribeiro, S. S., Begnami, J. B., & Barbosa, W. (Orgs.). (2002). Escola Família Agrícola: Prazer em conhecer, alegria em conviver. Belo Horizonte, MG: AMEFA/CTA-ZM/Anchieta-ES/UNEFAB.
Zamberlan, S. (2019). Prefácio. In E. Foerste, P. Puig-Calvó, J. Gerke, & R. O. Caliari (Orgs.), Pedagogia da alternância: 50 anos em terras brasileiras – Memórias, trajetórias e desafios (1ª ed.). Curitiba, PR: Appris.
Zitkoski, J. J., Cunha, M. M., & Purin, P. C. (2019). Educação omnilateral. In D. R. Streck, E. Redin, & J. J. Zitkoski (Orgs.), Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Auristela Batista da Silva Barcelos, Monica do Carmo Soares, Adelícia de Oliveira, Ozana Luzia Galvão Baldotto, Erineu Foerste

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





