Ensino bilíngue do bioma Amazônia para surdos no contexto do campo: uma narrativa crítico-reflexiva e autobiográfica da docência para uma formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19943Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender uma experiência docente no ensino bilíngue do bioma Amazônia com estudantes surdos do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública situada na periferia urbana de Belém (PA), assumida no contexto do campo. Adotamos a pesquisa qualitativa e narrativa, para a qual resultam experiências docentes no ensino bilíngue do bioma Amazônia para surdos como processo para a formação cidadã. Os resultados apontam para uma educação bilíngue para surdos no contexto amazônico-paraense que contemple uma formação cidadã, destacando os desafios e barreiras no ensino bilíngue de Ciências como pontos a serem superados para promover a inclusão social. Nesse contexto, essa educação se fortalece ao articular saberes escolares com realidades territoriais e culturais, contribuindo para o protagonismo dos estudantes surdos em suas comunidades. Concluímos que o processo educativo ainda requer a elaboração de recursos pedagógicos acessíveis, a valorização das identidades linguísticas e o reconhecimento dos sujeitos surdos como parte das lutas sociais por direitos. Uma escola que compreende a diversidade e atua com compromisso social torna-se espaço fundamental para a formação de cidadãos críticos e atuantes.
Palavras-chave: ensino de ciências, bioma amazônia, Educação para surdos, contexto do campo, formação cidadã.
Bilingual Teaching of the Amazon Biome for Deaf Students in the Rural Context: A Critical-Reflective and Autobiographical Narrative of Teaching for Citizenship Education
ABSTRACT. This research aims to understand a teaching experience in bilingual education on the Amazon biome with deaf 7th-grade students from a public school located in the urban periphery of Belém (PA), considered within a rural context. We adopted a qualitative and narrative research approach, which revealed teaching experiences in bilingual education on the Amazon biome as a process for citizenship education. The results indicate that bilingual education for deaf students in the Amazonian-Pará context should encompass citizenship formation, highlighting the challenges and barriers in bilingual science education as points to be overcome to promote social inclusion. In this context, such education is strengthened by articulating school knowledge with territorial and cultural realities, contributing to the empowerment of deaf students in their communities. We conclude that the educational process still requires the development of accessible pedagogical resources, the valorization of linguistic identities, and the recognition of deaf individuals as part of broader social struggles for rights. A school that embraces diversity and acts with social commitment becomes a fundamental space for the formation of critical and engaged citizens.
Keywords: science teaching, amazon biome, deaf education, rural context, citizenship formation.
Enseñanza Bilingüe del Bioma Amazónico para Estudiantes Sordos en el Contexto Rural: Una Narrativa Crítico-Reflexiva y Autobiográfica de la Docencia para una Formación Ciudadana
RESUMEN. Esta investigación tiene como objetivo comprender una experiencia docente en la enseñanza bilingüe sobre el bioma amazónico con estudiantes sordos del 7º año de la Enseñanza Fundamental, en una escuela pública situada en la periferia urbana de Belém (PA), asumida en el contexto rural. Adoptamos un enfoque de investigación cualitativa y narrativa, que reveló experiencias docentes en la enseñanza bilingüe del bioma amazónico como un proceso hacia la formación ciudadana. Los resultados señalan que la educación bilingüe para estudiantes sordos en el contexto amazónico-paraense debe contemplar una formación ciudadana, destacando los desafíos y barreras en la enseñanza bilingüe de las Ciencias como puntos a superar para promover la inclusión social. En este contexto, dicha educación se fortalece al articular saberes escolares con realidades territoriales y culturales, contribuyendo al protagonismo de los estudiantes sordos en sus comunidades. Concluimos que el proceso educativo aún requiere la elaboración de recursos pedagógicos accesibles, la valorización de las identidades lingüísticas y el reconocimiento de los sujetos sordos como parte de las luchas sociales por derechos. Una escuela que comprende la diversidad y actúa con compromiso social se convierte en un espacio fundamental para la formación de ciudadanos críticos y comprometidos.
Palabras clave: enseñanza de las ciencias, bioma amazónico, educación para sordos, contexto rural, formación ciudadana.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (1999). Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores. Educação & Sociedade, 20(68), 143–161. https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300009
Arroyo, M. G. (2000). Ofício de mestre: imagens e auto-imagens (8ª ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Arroyo, M. G. (2006). Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In L. Soares, M. A. G. C. Giovanetti, & N. L. Gomes (Orgs.), Diálogos na educação de jovens e adultos (2ª ed.). Belo Horizonte: Autêntica.
Arroyo, M. G. (2007). Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cadernos CEDES, 27(72), 157–176. https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200002
Arroyo, M. G. (2011). Currículo: território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes.
Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. (Orgs.). (2004). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes.
Caldart, R. S. (1997). Educação em movimento: formação de educadoras e educadores no MST. Petrópolis, RJ: Vozes.
Caldart, R. S. (2000). Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis, RJ: Vozes.
Caldart, R. S. (2004). Por uma educação do campo: Traços de uma identidade em construção. In M. G. Arroyo, R. S. Caldart, & M. Molina (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes.
Caldart, R. S. (2009). Educação do campo: Notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35–64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003
Caldart, R. S., Paludo, C., & Doll, J. (Orgs.). (2006). Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília, DF: Pronera/NEAD.
Carvalho, W. V. de, & Mertzani, M. (2022, 6 de dezembro). Princípios teóricos e metodológicos sobre a educação bilíngue para surdos do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, 22(45). Recuperado de https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/45/principios-teoricos-e-metodologicos-sobre-a-educacao-bilingue-para-surdos-do-ensino-fundamental scielo.br+10educacaopublica.cecierj.edu.br+10repositorio.ufrn.br+10
Clandinin, D. J., & Connelly, F. M. (2015). Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa (2ª ed. rev.; Trans. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU). EDUFU. ISBN 978 85 7078 279 3 scilit.com+8edufu.ufu.br+8periodicos.ufv.br+8
Fernandes, S., & Moreira, L. C. M. (2014). Políticas de educação bilíngue para surdos: O contexto brasileiro. Educar em Revista (Edição Especial 2), 51–69. https://doi.org/10.1590/0104-4060.37811 revistas.fucamp.edu.br+15scielo.br+15scielo.br+15
Martins, L. B., Fortes, G. P., & Rodrigues Moura, S. (2024). Como professores de Ciências e/ou Biologia na Amazônia Paraense refletem sobre a própria prática? Caminhos da Educação Matemática em Revista, 14(2), 30–47.
Martins, L. B., & Rodrigues Moura, S. (2024). “O conhecimento deve ser acessível para todos”: Uma experiência inclusiva em educação para a astronomia. Revista Areté: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 22(36), e24007.
Moisés, J. Á. (2005). Cidadania, confiança e instituições democráticas. Lua Nova: Revista de Cultura e Política (65), 71–94.
Santos, W. L. P. dos, & Schnetzler, R. P. (2010). Educação em Química: compromisso com a cidadania. Unijuí.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Barbosa Martins, Sebastião Rodrigues-Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





