Educação para a Astronomia e formação de professores de Ciências em escolas rurais de Igarapé-Miri/PA, Amazônia: reflexões sobre uma pesquisa-formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19851

Resumo

Nesta pesquisa, temos como objetivo analisar reflexões de autoformação de uma professora-formadora constituídas no âmbito de uma pesquisa-formação com professores de Ciências que ensinam Astronomia em turmas de 9º. ano do Ensino Fundamental no município de Igarapé-Miri, Pará. Assumimos a pesquisa narrativa, articulada à metodologia da pesquisa-formação, para a qual resultaram experiências e reflexões do processo de autoformação da professora-formadora, a partir de práticas vivenciadas de forma coletiva, dialógica e intrínseca ao contexto da Educação para a Astronomia na Amazônia. Os dados subjetivos desse movimento reflexivo emergem de um diário de docência produzido pela professora-formadora e organizados em duas dimensões da experiência de autoformação. Os resultados das dimensões evidenciaram que as rotas planejadas para uma pesquisa-formação sempre vão exigir ajustes, meios e forma de adaptação, dada a diversidade de contextos, de vivências e práticas formativas, ao exigir da professora/formadora ressignificações do formar-se, do formar o outro e da transformação de si, além de revelar mudanças que permitiram pensar sobre a prática, olhar para o planejamento e refletir sobre a formação continuada de professores de Ciências em diversos contextos. Concluímos que a prática reflexiva e a troca de experiências são pilares para o processo de autoformação frente ao desenvolvimento pessoal/profissional da professora/formadora.

Palavras-chave: pesquisa-formação, educação para a astronomia, ensino de ciências, prática reflexiva, autoformação.

 

Astronomy Education and Research/Formation with Science Teachers in Igarapé-Miri/PA, Amazon: reflections on self-formation

ABSTRACT. This study aims to analyze the self-formation reflections of a teacher/trainer, developed within the scope of a research/formation process with Science teachers who teach Astronomy to 9th-grade students in Igarapé-Miri, Pará. We adopted narrative research linked to the research/formation methodology, which generated experiences and reflections on the researcher/trainer’s self-formation process, based on practices lived collectively, dialogically, and intrinsically connected to the context of Astronomy Education in the Amazon. The subjective data from this reflective movement emerged from a teaching diary produced by the teacher/trainer and were organized into two dimensions of the self-formation experience. The results from these dimensions highlighted that the routes planned for a research-formation process always require adjustments, means, and forms of adaptation, given the diversity of contexts, experiences, and formative practices. This demands that the researcher/trainer continuously reinterpret the processes of forming oneself, forming others, and self-transformation, while revealing changes that allowed reflection on practice, planning, and the ongoing professional development of Science teachers in various contexts. We conclude that reflective practice and the exchange of experiences are fundamental pillars for the self-formation process in relation to the personal and professional development of the teacher/trainer.

Keywords: research-training, education for astronomy, science teaching, reflective practice, self-formation.

 

Educación en Astronomía y investigación-formación con profesores de Ciencias en Igarapé-Miri/PA, Amazonía: reflexiones sobre la autoformación

RESUMEN. Este estudio tiene como objetivo analizar las reflexiones de autoformación de una docente/formadora, desarrolladas en el marco de un proceso de investigación-formación con profesores de Ciencias que enseñan Astronomía a estudiantes de 9.º grado en Igarapé-Miri, Pará. Se adoptó la investigación narrativa vinculada a la metodología de investigación-formación, que generó experiencias y reflexiones sobre el proceso de autoformación de la docente/formadora, basado en prácticas vividas de manera colectiva, dialógica e intrínsecamente conectadas con el contexto de la Educación en Astronomía en la Amazonía. Los datos subjetivos de este movimiento reflexivo surgieron de un diario de enseñanza elaborado por la docente/formadora y se organizaron en dos dimensiones de la experiencia de autoformación. Los resultados de estas dimensiones destacaron que las rutas planificadas para un proceso de investigación-formación siempre requieren ajustes, medios y formas de adaptación, dada la diversidad de contextos, experiencias y prácticas formativas. Esto exige que la docente/formadora reinterprete continuamente los procesos de formarse a sí misma, formar a otros y transformar su propia práctica, a la vez que revela cambios que permitieron reflexionar sobre la práctica, la planificación y el desarrollo profesional continuo de los profesores de Ciencias en diversos contextos. Concluimos que la práctica reflexiva y el intercambio de experiencias son pilares fundamentales para el proceso de autoformación en relación con el desarrollo personal y profesional de la docente/formadora.

Palabras clave: formación investigadora, educación para la astronomía, enseñanza de las ciencias, práctica reflexiva, autoformación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracy Pinheiro Fortes, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Educação em Ciências pelo Programa de Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemática (PPGDOC) da Universidade Federal do Pará. Licenciada em Ciências Naturais pela UEPA/Igarapé-Miri - PA (2014).Sou professora de Ciências /Biologia com amor , dedicação e por escolha.Pesquisadora Narrativa , amante da Astronomia e Ensino por Investigação , apaixonada pela Formação de Professores no contexto Amazônico.

Sebastião Rodrigues-Moura, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Pedagogia (UNAMA) e em Ciências Naturais - Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.

Referências

Alarcão, I. (2007). Professores reflexivos em uma escola reflexiva (5ª ed.). Cortez.

Buffon, A. D., Neves, M. C. D., & Pereira, R. F. (2022). O ensino da Astronomia nos anos finais do ensino fundamental: Uma abordagem fenomenológica. Ciência & Educação, 28, e22006. https://doi.org/10.1590/1516-731320220006

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

Clandinin, D. J., & Connelly, F. M. (2015). Pesquisa narrativa: Experiência e história em pesquisa qualitativa (2ª ed. rev.). EDUFU. (Trabalho original publicado em [ano original], traduzido por Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU).

Contreras, J. (2002). A autonomia de professores. Cortez.

Darroz, L. M., & Santos, F. M. T. dos. (2013). Astronomia: Uma proposta para promover a aprendizagem significativa de conceitos básicos de Astronomia na formação de professores em nível médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(1), 104–130. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p104

Debom, C. R., & Moreira, M. A. (2016). Mapas mentais em temáticas da astronomia: Percepções e implicações para o ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 9(2), 250–267. https://doi.org/10.3895/rbect.v9n2.1960

Elias, D. C. N., Araújo, M. S. T. de, & Amaral, L. H. (2012). Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre conceitos de Astronomia e as possíveis contribuições da articulação entre espaços formais e não formais de aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2(1), 50–68. https://doi.org/10.26843/rencima.v2i1.50

Faria, R. Z., & Voelzke, M. R. (2008). Análise das características da aprendizagem de astronomia no ensino médio nos municípios de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá. Revista Brasileira de Ensino de Física, 30(4), 4402–4410. https://doi.org/10.1590/S0102-47442008000400008

Fontanella, D., & Meglhioratti, F. A. (2016). Educação em Astronomia: Contribuições de um curso de formação de professores em um espaço não formal de aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, 10(1), 234–248. http://dx.doi.org/10.14244/198271991314

Fortes, G. P., & Rodrigues-Moura, S. (2025, no prelo). Pesquisa-formação com professoras de Ciências em Educação para a Astronomia: reflexões em duas dimensões da experiência da eu-pesquisadora. In Anais do XV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Belém, PA.

Freire, P. (1996). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.

Galvani, P. (2002). A autoformação numa perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural. In Sommerman, A, Mello, M. F., & Barros, V. M. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRION. p. 93-121.

Garcia, C. M. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora.

Imbernón, F. (2011). Formação continuada para professores: Transformando a prática pedagógica. Cortez.

Jovchelevich, P. (2012). Ensino de astronomia no meio rural através de um calendário astronômico agrícola. In Anais do II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (II SNEA 2012). São Paulo, SP.

Josso, M.-C. (2004). Experiências de vida e formação (M. H. M. B. Abrahão, Trad.). Artmed.

Josso, M.-C. (2010). Caminhar para si. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2010.

Lameu, L. de P., & Langhi, R. (2018). O sistema solar no CD: Um objeto de aprendizagem de astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), 25, 71–93. https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/335

Langhi, R. (2004). Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista – UNESP]. Repositório UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90856

Longhini, M. D., & Menezes, L. D. de D. (2010). Objeto virtual de aprendizagem no ensino de astronomia: Algumas situações-problema propostas a partir do software Stellarium+. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 27(3), 433–448. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2010v27n3p433

Martins, L. B., Fortes, G. P., & Rodrigues-Moura, S. (2024). Como professores de Ciências e/ou Biologia na Amazônica Paraense refletem sobre a própria prática? Caminhos da Educação Matemática em Revista, 14(2), 30–47.

Mendes Júnior, J. L, Feitosa, C., & Carvalho, S. C. S. (2010). A formação continuada: por que professores da rede pública não participam de formação continuada? Algumas reflexões sobre a práxis docente. Itinerarius Reflectionis, 6(2), 1-14. https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.1106

Minayo, M. C. de S. (2008). O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde (12ª ed.). Hucitec.

Pineau, G. (2010). A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In Nóvoa, A., & Finger, M. (Org.). O Método (auto)biográfico e a formação (pp. 97-118). São Paulo/Natal: Paulus/EDUFRN.

Pineau, G. (2003). Temporalidades na formação: rumo a novos sincronizadores. São Paulo: TRIOM.

Pineau, G., & Michèle, M. (1983). Produire sa vie: autoformation et autobiographie. Montréal/Paris: Albert Saint-Martin.

Santos, F. G. (2019). Leitura empírica do céu de Caiçara: Uma abordagem metodológica para o ensino de astronomia em uma escola do campo [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Feira de Santana]. Repositório institucional.

Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Artmed.

Viegas, M. V. (2022). Trabalhando todo o tempo: sobrecarga e intensificação no trabalho de professoras da educação básica. Educação & Pesquisa, 48, e244193. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244193

Zeichner, K. M. (1993). A formação reflexiva dos professores: Ideias e práticas. Educa.

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

Fortes, G. P., & Rodrigues-Moura, S. (2025). Educação para a Astronomia e formação de professores de Ciências em escolas rurais de Igarapé-Miri/PA, Amazônia: reflexões sobre uma pesquisa-formação. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19851. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19851

Edição

Seção

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil