Educação para a Astronomia e formação de professores de Ciências em escolas rurais de Igarapé-Miri/PA, Amazônia: reflexões sobre uma pesquisa-formação
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19851Resumo
Nesta pesquisa, temos como objetivo analisar reflexões de autoformação de uma professora-formadora constituídas no âmbito de uma pesquisa-formação com professores de Ciências que ensinam Astronomia em turmas de 9º. ano do Ensino Fundamental no município de Igarapé-Miri, Pará. Assumimos a pesquisa narrativa, articulada à metodologia da pesquisa-formação, para a qual resultaram experiências e reflexões do processo de autoformação da professora-formadora, a partir de práticas vivenciadas de forma coletiva, dialógica e intrínseca ao contexto da Educação para a Astronomia na Amazônia. Os dados subjetivos desse movimento reflexivo emergem de um diário de docência produzido pela professora-formadora e organizados em duas dimensões da experiência de autoformação. Os resultados das dimensões evidenciaram que as rotas planejadas para uma pesquisa-formação sempre vão exigir ajustes, meios e forma de adaptação, dada a diversidade de contextos, de vivências e práticas formativas, ao exigir da professora/formadora ressignificações do formar-se, do formar o outro e da transformação de si, além de revelar mudanças que permitiram pensar sobre a prática, olhar para o planejamento e refletir sobre a formação continuada de professores de Ciências em diversos contextos. Concluímos que a prática reflexiva e a troca de experiências são pilares para o processo de autoformação frente ao desenvolvimento pessoal/profissional da professora/formadora.
Palavras-chave: pesquisa-formação, educação para a astronomia, ensino de ciências, prática reflexiva, autoformação.
Astronomy Education and Research/Formation with Science Teachers in Igarapé-Miri/PA, Amazon: reflections on self-formation
ABSTRACT. This study aims to analyze the self-formation reflections of a teacher/trainer, developed within the scope of a research/formation process with Science teachers who teach Astronomy to 9th-grade students in Igarapé-Miri, Pará. We adopted narrative research linked to the research/formation methodology, which generated experiences and reflections on the researcher/trainer’s self-formation process, based on practices lived collectively, dialogically, and intrinsically connected to the context of Astronomy Education in the Amazon. The subjective data from this reflective movement emerged from a teaching diary produced by the teacher/trainer and were organized into two dimensions of the self-formation experience. The results from these dimensions highlighted that the routes planned for a research-formation process always require adjustments, means, and forms of adaptation, given the diversity of contexts, experiences, and formative practices. This demands that the researcher/trainer continuously reinterpret the processes of forming oneself, forming others, and self-transformation, while revealing changes that allowed reflection on practice, planning, and the ongoing professional development of Science teachers in various contexts. We conclude that reflective practice and the exchange of experiences are fundamental pillars for the self-formation process in relation to the personal and professional development of the teacher/trainer.
Keywords: research-training, education for astronomy, science teaching, reflective practice, self-formation.
Educación en Astronomía y investigación-formación con profesores de Ciencias en Igarapé-Miri/PA, Amazonía: reflexiones sobre la autoformación
RESUMEN. Este estudio tiene como objetivo analizar las reflexiones de autoformación de una docente/formadora, desarrolladas en el marco de un proceso de investigación-formación con profesores de Ciencias que enseñan Astronomía a estudiantes de 9.º grado en Igarapé-Miri, Pará. Se adoptó la investigación narrativa vinculada a la metodología de investigación-formación, que generó experiencias y reflexiones sobre el proceso de autoformación de la docente/formadora, basado en prácticas vividas de manera colectiva, dialógica e intrínsecamente conectadas con el contexto de la Educación en Astronomía en la Amazonía. Los datos subjetivos de este movimiento reflexivo surgieron de un diario de enseñanza elaborado por la docente/formadora y se organizaron en dos dimensiones de la experiencia de autoformación. Los resultados de estas dimensiones destacaron que las rutas planificadas para un proceso de investigación-formación siempre requieren ajustes, medios y formas de adaptación, dada la diversidad de contextos, experiencias y prácticas formativas. Esto exige que la docente/formadora reinterprete continuamente los procesos de formarse a sí misma, formar a otros y transformar su propia práctica, a la vez que revela cambios que permitieron reflexionar sobre la práctica, la planificación y el desarrollo profesional continuo de los profesores de Ciencias en diversos contextos. Concluimos que la práctica reflexiva y el intercambio de experiencias son pilares fundamentales para el proceso de autoformación en relación con el desarrollo personal y profesional de la docente/formadora.
Palabras clave: formación investigadora, educación para la astronomía, enseñanza de las ciencias, práctica reflexiva, autoformación.
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