Oficina de brinquedos com materiais recicláveis: relato de experiência pedagógica na Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19421Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Brinquedos, materiais recicláveis, cultura corporal de movimento, meio ambienteResumo
A Educação Física Escolar fundamenta - se na Cultura Corporal de Movimento, sendo o movimento entendido como uma ferramenta para a expressão de ideias, pensamentos e sentimentos. Desta forma, com base na Matriz Curricular proposta para a disciplina de Educação Física e considerando o Planejamento Trimestral delineado pelo docente, a prática pedagógica “Oficina de brinquedos com materiais recicláveis”, explicitada neste relato de experiência, tem como ponto de partida a avaliação diagnóstica e o planejamento das atividades pedagógicas conforme a realidade cultural e social de cada criança. A ação foi desenvolvida com estudantes do ciclo I do Ensino Fundamental, sendo estudantes do primeiro ao quinto ano, somando ao todo 300 estudantes com idades de seis aos 10 anos, sendo organizada em três momentos distintos. A avaliação, tanto da ação pedagógica proposta quanto do impacto desta em relação ao processo de ensino e aprendizagem, foi realizada através de fotos, vídeos e desenhos produzidos pelas próprias crianças. O compartilhamento de saberes e conhecimentos através da elaboração dos brinquedos oportunizou que as crianças se sentissem agentes ativos do processo de ensino e aprendizagem dos colegas de turma, ampliando sentimentos de empatia, respeito mútuo e alteridade no grupo.
Palavras-chave: educação física escolar, brinquedos, materiais recicláveis, cultura corporal de movimento, meio ambiente.
Toy workshop with recyclable materials: report of pedagogical experience in School Physical Education
ABSTRACT. School Physical Education is based on the Body Culture of Movement, and movement is understood as a tool for the expression of ideas, thoughts and feelings. Thus, based on the Curriculum Matrix proposed for the discipline of Physical Education and considering the Quarterly Planning outlined by the teacher, the pedagogical practice "Toy workshop with recyclable materials", explained in this experience report, has as its starting point the diagnostic evaluation and the planning of pedagogical activities according to the cultural and social reality of each child. The action was developed with students from cycle I of Elementary School, being students from the first to the fifth year, totaling 300 students aged six to 10 years, being organized in three different moments. The evaluation, both of the proposed pedagogical action and of its impact on the teaching and learning process, was carried out through photos, videos and drawings produced by the children themselves. The sharing of knowledge through the elaboration of toys provided the children with the opportunity to feel active agents of the teaching and learning process of their classmates, expanding feelings of empathy, mutual respect and otherness in the group.
Keywords: school physical education, toys, recyclable materials, body culture of movement, environment.
Taller de juguetes con materiales reciclables: relato de experiencia pedagógica en Educación Física Escolar
RESUMEN. La Educación Física Escolar se basa en la Cultura Corporal del Movimiento, y el movimiento se entiende como una herramienta para la expresión de ideas, pensamientos y sentimientos. Así, a partir de la Matriz Curricular propuesta para la disciplina de Educación Física y considerando la Planificación Trimestral trazada por el docente, la práctica pedagógica "Taller de juguetes con materiales reciclables", explicada en este relato de experiencia, tiene como punto de partida la evaluación diagnóstica y la planificación de actividades pedagógicas de acuerdo a la realidad cultural y social de cada niño. La acción se desarrolló con alumnos del ciclo I de Educación Primaria, siendo alumnos de primero a quinto año, totalizando 300 alumnos con edades comprendidas entre los seis y los 10 años, organizándose en tres momentos diferentes. La evaluación, tanto de la acción pedagógica propuesta como de su impacto en el proceso de enseñanza y aprendizaje, se llevó a cabo a través de fotos, videos y dibujos producidos por los propios niños. El intercambio de conocimientos a través de la elaboración de juguetes brindó a los niños la oportunidad de sentirse agentes activos del proceso de enseñanza y aprendizaje de sus compañeros, ampliando los sentimientos de empatía, respeto mutuo y alteridad en el grupo.
Palabras clave: educación física escolar, juguetes, materiales reciclables, cultura corporal del movimiento, medio ambiente.
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