Desafios éticos em pesquisa com amostragem diversificada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19520

Resumo

Pesquisas que se dedicam ao estudo da aptidão e do talento costumam enfrentar diversos desafios em âmbito dos comitês de ética em pesquisa. No entanto, quando a amostra é composta por crianças e jovens, incluindo povos indígenas e quilombolas em uma situação de pós pandemia, as dificuldades podem ser ainda mais expressivas. Sob essa perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar o percurso ético de um estudo de validação de instrumentos constituintes do “Protocolo para Screening de Habilidades Musicais” de uma pesquisa com amostra diversificada de estudantes brasileiros e mexicanos. Trata-se de um relato de experiência e a análise empreendida foi descritiva e qualitativa. Concluiu-se que, o estudo foi desenvolvido com sucesso apesar das dificuldades éticas, barreiras burocráticas, procrastinação da avaliação do projeto no comitê de ética, a desconfiança das instituições atrelada ao temor do retorno do vírus da COVID-19 e, aspectos culturais que desvalorizam a pesquisa no Brasil.

Palavras-chave: ética, diversidade, aptidão, identificação de talentos.

 

Ethical challenges in research with a diverse sampling                                                   

ABSTRACT. Researches dedicated to the study of aptitude and talent often face several challenges within research ethics committees. However, when the sample consists of children and young people, including indigenous and quilombola populations in a post-pandemic situation, the difficulties can be even more pronounced. From this perspective, the aim of this article is to present the ethical journey of a validation study of instruments of the "Protocol for Screening Musical Abilities" involving a diverse sample of Brazilian and Mexican students. This is an experiential report, and the analysis conducted was descriptive and qualitative. It was concluded that the study was successfully carried out despite ethical challenges, bureaucratic barriers, procrastination in the evaluation of the project by the ethics committee, institutional mistrust in relation to the fear of COVID-19 virus return, and cultural aspects that devalue the research in Brazil.

Keywords: ethics, diversity, aptitude, screening talent.

 

Desafíos éticos en investigación con muestra diversa

RESUMEN. Las investigaciones dedicadas al estudio de la aptitud y el talento suelen enfrentar diversos desafíos en el ámbito de los comités de ética en la investigación. Sin embargo, cuando la muestra está compuesta por niños y jóvenes, incluidos los pueblos indígenas y quilombolas en una situación postpandémica, las dificultades pueden ser aún más significativas. Desde esta perspectiva, el objetivo de este artículo es presentar el recorrido ético de un estudio de validación de instrumentos constituyentes del "Protocolo para la Detección de Habilidades Musicales" de una investigación con una muestra diversa de estudiantes brasileños y mexicanos. Se trata de un informe de experiencia y el análisis realizado fue descriptivo y cualitativo. Se concluyó que el estudio se desarrolló con éxito a pesar de las dificultades éticas, las barreras burocráticas, la procrastinación en la evaluación del proyecto por parte del comité de ética, la desconfianza de las instituciones con el temor al retorno del virus COVID-19 y aspectos culturales que desvalorizan la investigación en Brasil.

Palabras clave: ética, diversidad, aptitud, investigación de talentos.

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Biografia do Autor

Fabiana Oliveira Koga, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Fabiana Oliveira Koga é graduada em Piano e em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração (UNISAGRADO, Bauru). É pós-graduada em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Paulista. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília. É autora do livro "Precocidade e Superdotação Musical", resultado de uma pesquisa realizada com o apoio do CNPq (bolsa de mestrado), e do "Protocolo para Screening de Habilidades Musicais - PSHM", com o apoio da FAPESP. Tem pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos, onde desenvolveu um projeto de validação do PSHM, também apoiado pela FAPESP. É membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH), UFSCar, do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento das Altas Capacidades (GRUPAC), IFBA, Bahia e do Grupo de Pesquisa Diferença, Desvio e Estigma, da UNESP campus de Marília. Atualmente, lidera o projeto extraescolar de Educação Musical com foco na aptidão e no desenvolvimento de talentos para estudantes da rede de Educação Básica pública do município de Vera Cruz, SP. Orcid https://orcid.org/0000-0002-4646-1537.

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é Professora Associada 3, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação, dupla excepcionalidade e atendimento educacional especializado. É lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) (UFSCar). e Vice lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento das Altas Capacidades (GRUPAC) (IFBA), Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro da Comissão Científica do Grupo Interdsciplinar de Educação e Inclusão (GIEI - UNIRIO), Membro do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Chefe do Departamento de Psicologia (2021-2023).

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Publicado

2025-06-15

Como Citar

Koga, F. O., & Rangni, R. de A. (2025). Desafios éticos em pesquisa com amostragem diversificada. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19520. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19520

Edição

Seção

DOSSIÊ: (DES) CAMINHOS DA ÉTICA EM PESQUISAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO