Desafios éticos em pesquisa com amostragem diversificada
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19520Resumo
Pesquisas que se dedicam ao estudo da aptidão e do talento costumam enfrentar diversos desafios em âmbito dos comitês de ética em pesquisa. No entanto, quando a amostra é composta por crianças e jovens, incluindo povos indígenas e quilombolas em uma situação de pós pandemia, as dificuldades podem ser ainda mais expressivas. Sob essa perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar o percurso ético de um estudo de validação de instrumentos constituintes do “Protocolo para Screening de Habilidades Musicais” de uma pesquisa com amostra diversificada de estudantes brasileiros e mexicanos. Trata-se de um relato de experiência e a análise empreendida foi descritiva e qualitativa. Concluiu-se que, o estudo foi desenvolvido com sucesso apesar das dificuldades éticas, barreiras burocráticas, procrastinação da avaliação do projeto no comitê de ética, a desconfiança das instituições atrelada ao temor do retorno do vírus da COVID-19 e, aspectos culturais que desvalorizam a pesquisa no Brasil.
Palavras-chave: ética, diversidade, aptidão, identificação de talentos.
Ethical challenges in research with a diverse sampling
ABSTRACT. Researches dedicated to the study of aptitude and talent often face several challenges within research ethics committees. However, when the sample consists of children and young people, including indigenous and quilombola populations in a post-pandemic situation, the difficulties can be even more pronounced. From this perspective, the aim of this article is to present the ethical journey of a validation study of instruments of the "Protocol for Screening Musical Abilities" involving a diverse sample of Brazilian and Mexican students. This is an experiential report, and the analysis conducted was descriptive and qualitative. It was concluded that the study was successfully carried out despite ethical challenges, bureaucratic barriers, procrastination in the evaluation of the project by the ethics committee, institutional mistrust in relation to the fear of COVID-19 virus return, and cultural aspects that devalue the research in Brazil.
Keywords: ethics, diversity, aptitude, screening talent.
Desafíos éticos en investigación con muestra diversa
RESUMEN. Las investigaciones dedicadas al estudio de la aptitud y el talento suelen enfrentar diversos desafíos en el ámbito de los comités de ética en la investigación. Sin embargo, cuando la muestra está compuesta por niños y jóvenes, incluidos los pueblos indígenas y quilombolas en una situación postpandémica, las dificultades pueden ser aún más significativas. Desde esta perspectiva, el objetivo de este artículo es presentar el recorrido ético de un estudio de validación de instrumentos constituyentes del "Protocolo para la Detección de Habilidades Musicales" de una investigación con una muestra diversa de estudiantes brasileños y mexicanos. Se trata de un informe de experiencia y el análisis realizado fue descriptivo y cualitativo. Se concluyó que el estudio se desarrolló con éxito a pesar de las dificultades éticas, las barreras burocráticas, la procrastinación en la evaluación del proyecto por parte del comité de ética, la desconfianza de las instituciones con el temor al retorno del virus COVID-19 y aspectos culturales que desvalorizan la investigación en Brasil.
Palabras clave: ética, diversidad, aptitud, investigación de talentos.
Downloads
Referências
Falcão, H. G. (2023). O Sistema CEP/Conep e as pesquisas em ciências humanas e sociais: outras éticas, outras semânticas. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação, 17(3), 457–463. https://doi.org/10.29397/reciis.v17i3.3893
Fernandes, N. (2016). Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios. Revista Brasileira de Educação, 21(66), 759–779. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216639
Gagné, F., & McPherson, G. (2016). Analyzing musical prodigiousness using Gagné’s integrative model of talent development. In G. McPherson (Ed.), Musical prodigies: Interpretations from psychology, education, musicology and ethnomusicology (pp. 03-114). Oxford University Press.
Gordon, E. E. (2015). Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar (4th ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Guerriero, I. C. Z. (2023). Ética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais: entre a norma e sua aplicação. Práxis Educativa, 18, e21203, 1–18. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21203.010
Haroutounian, J. (2002). Kindling the spark: Recognizing and developing musical talent. Oxford University Press.
Kirnarskaya, D. (2004). The natural musician on abilities, giftedness and talent. Oxford University Press.
Koga, F. O. (2021). Protocolo para screening de habilidades musicais. Cultura Acadêmica.
Moro, C., Coutinho, A. S., & Pinho, G. (2023). Ética na pesquisa em Educação: desafios perante encaminhamentos sobrepostos à Plataforma Brasil. Práxis Educativa, 18, e21835, 1–17. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21835.079
Mussi, R. F. de F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, 17(48), 60–77. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
Vieira, C. M., & Omote, S. (2017). Aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa sobre mudança de atitudes sociais e professores e estudantes em relação à inclusão. Revista Reflexão e Ação, 25(3), 299–320. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9727
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiana Oliveira Koga, Rosemeire de Araújo Rangni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).