A formação do professor reflexivo e identidade docente: reflexões e perspectivas formadas no Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19458

Resumo

O presente artigo intenciona compartilhar aprendizagens e reflexões desenvolvidas sobre a formação da identidade crítico reflexiva docente a partir da participação no Programa Residência Pedagógica. Objetiva assim, analisar a importância da indissociabilidade entre teoria e prática para a formação da identidade docente numa perspectiva crítico reflexiva, a partir dos desafios vivenciados pelos professores em sala de aula. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo no formato de relato de experiência, que tem como objeto de estudo uma das regências realizadas no Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia. Para tanto nos embasamos em autores(as) como Formosinho (2005), Pimenta (2005), Oliveira (2010), dentre outros. Concluindo com a afirmativa da importância do PRP na formação dos licenciandos e a importância do trabalho coletivo entre professores da rede básica de ensino e do ensino superior.

Palavras-chave: identidade docente; formação crítico reflexiva; residência pedagógica; educação infantil.

 

Reflective teacher training and teacher identity: reflections and perspectives formed in the Pedagogical Residency Program

ABSTRACT. This article aims to share learnings and reflections developed on the formation of critical reflective teaching identity through participation in the Pedagogical Residency Program. It therefore aims to analyze the importance of the inseparability between theory and practice for the formation of teaching identity from a critical reflective perspective, based on the challenges experienced by teachers in the classroom. This is a qualitative study in the format of an experience report, which has as its object of study one of the classes carried out in the Pedagogy Residency Program of the Pedagogy Course. To do so, we based ourselves on authors such as Formosinho (2005), Pimenta (2005), Oliveira (2010), among others. Concluding with the affirmation of the importance of PRP in the training of undergraduate students and the importance of collective work between teachers in basic education and higher education.

Keywords: teaching identity; critical reflective training; pedagogical residency; early childhood education.

 

Formación docente reflexiva e identidad docente: reflexiones y perspectivas formadas en el Programa de Residencia Pedagógica

RESUMEN. Este artículo pretende compartir aprendizajes y reflexiones desarrolladas sobre la formación de la identidad docente reflexiva crítica a través de la participación en el Programa de Residencia Pedagógica. Se pretende, por tanto, analizar la importancia de la inseparabilidad entre teoría y práctica para la formación de la identidad docente desde una perspectiva reflexiva crítica, a partir de los desafíos vividos por los docentes en el aula. Se trata de un estudio cualitativo en formato de relato de experiencia, que tiene como objeto de estudio una de las clases realizadas en el Programa de Residencia en Pedagogía de la Carrera de Pedagogía. Para ello nos basamos en autores como Formosinho (2005), Pimenta (2005), Oliveira (2010), entre otros. Concluyendo con la afirmación de la importancia del PRP en la formación de estudiantes de pregrado y la importancia del trabajo colectivo entre docentes de educación básica y educación superior.

Palabras clave: identidad docente; formación reflexiva crítica; residencia pedagógica; educación infantil.

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Biografia do Autor

Vitória dos Santos Cirqueira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Norte do Tocantins / Tocantinópolis-TO. Integrou o Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia como representante discente. Participou em 2020 do Programa de Iniciação à docência (PIBID) como bolsista CAPES. Atuou no Programa Residência Pedagógica em 2022 como bolsista CAPES. Fez parte do projeto de extensão "Entre-Nós", vinculado a linha de pesquisa sobre Educação Prisional. Integra o projeto de extensão "Autonomia e gestão colegiada da escola pública: superando os desafios e o acesso para utilização dos recursos". Atualmente também é monitora do projeto de extensão Universidade da Maturidade - UMA/BICO em Tocantinópolis-TO. Está fazendo parte do projeto de pesquisa "A 'gerontogogia' nos currículos dos cursos de licenciatura da UFNT - Universidade Federal do Norte do Tocantins" em Tocantinópolis e Araguaína. As linhas de pesquisa que se identifica e produz trabalhos são: Formação de professores: da formação inicial à continuada; Educação e Envelhecimento Humano.

Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de Políticas Públicas (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1997), com Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Iguaçu (2003). Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Tocantinópolis. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Infância e Linguagem - NEIL. Tem experiência na área de educação infantil e estágio, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, políticas de formação docente e práticas na educação infantil.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

dos Santos Cirqueira, V., & Silva Locatelli, A. (2024). A formação do professor reflexivo e identidade docente: reflexões e perspectivas formadas no Programa Residência Pedagógica. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19458 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19458

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares