Formación docente reflexiva e identidad docente: reflexiones y perspectivas formadas en el Programa de Residencia Pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19458

Resumen

RESUMEN. Este artículo pretende compartir aprendizajes y reflexiones desarrolladas sobre la formación de la identidad docente reflexiva crítica a través de la participación en el Programa de Residencia Pedagógica. Se pretende, por tanto, analizar la importancia de la inseparabilidad entre teoría y práctica para la formación de la identidad docente desde una perspectiva reflexiva crítica, a partir de los desafíos vividos por los docentes en el aula. Se trata de un estudio cualitativo en formato de relato de experiencia, que tiene como objeto de estudio una de las clases realizadas en el Programa de Residencia en Pedagogía de la Carrera de Pedagogía. Para ello nos basamos en autores como Formosinho (2005), Pimenta (2005), Oliveira (2010), entre otros. Concluyendo con la afirmación de la importancia del PRP en la formación de estudiantes de pregrado y la importancia del trabajo colectivo entre docentes de educación básica y educación superior.

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Biografía del autor/a

Vitória dos Santos Cirqueira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Norte do Tocantins / Tocantinópolis-TO. Integrou o Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia como representante discente. Participou em 2020 do Programa de Iniciação à docência (PIBID) como bolsista CAPES. Atuou no Programa Residência Pedagógica em 2022 como bolsista CAPES. Fez parte do projeto de extensão "Entre-Nós", vinculado a linha de pesquisa sobre Educação Prisional. Integra o projeto de extensão "Autonomia e gestão colegiada da escola pública: superando os desafios e o acesso para utilização dos recursos". Atualmente também é monitora do projeto de extensão Universidade da Maturidade - UMA/BICO em Tocantinópolis-TO. Está fazendo parte do projeto de pesquisa "A 'gerontogogia' nos currículos dos cursos de licenciatura da UFNT - Universidade Federal do Norte do Tocantins" em Tocantinópolis e Araguaína. As linhas de pesquisa que se identifica e produz trabalhos são: Formação de professores: da formação inicial à continuada; Educação e Envelhecimento Humano.

Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de Políticas Públicas (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1997), com Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Iguaçu (2003). Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Tocantinópolis. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Infância e Linguagem - NEIL. Tem experiência na área de educação infantil e estágio, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, políticas de formação docente e práticas na educação infantil.

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Publicado

2024-12-19

Cómo citar

dos Santos Cirqueira, V., & Silva Locatelli, A. (2024). Formación docente reflexiva e identidad docente: reflexiones y perspectivas formadas en el Programa de Residencia Pedagógica. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, 19458 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19458

Número

Sección

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares