A formação do professor reflexivo e identidade docente: reflexões e perspectivas formadas no Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19458Resumo
O presente artigo intenciona compartilhar aprendizagens e reflexões desenvolvidas sobre a formação da identidade crítico reflexiva docente a partir da participação no Programa Residência Pedagógica. Objetiva assim, analisar a importância da indissociabilidade entre teoria e prática para a formação da identidade docente numa perspectiva crítico reflexiva, a partir dos desafios vivenciados pelos professores em sala de aula. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo no formato de relato de experiência, que tem como objeto de estudo uma das regências realizadas no Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia. Para tanto nos embasamos em autores(as) como Formosinho (2005), Pimenta (2005), Oliveira (2010), dentre outros. Concluindo com a afirmativa da importância do PRP na formação dos licenciandos e a importância do trabalho coletivo entre professores da rede básica de ensino e do ensino superior.
Palavras-chave: identidade docente; formação crítico reflexiva; residência pedagógica; educação infantil.
Reflective teacher training and teacher identity: reflections and perspectives formed in the Pedagogical Residency Program
ABSTRACT. This article aims to share learnings and reflections developed on the formation of critical reflective teaching identity through participation in the Pedagogical Residency Program. It therefore aims to analyze the importance of the inseparability between theory and practice for the formation of teaching identity from a critical reflective perspective, based on the challenges experienced by teachers in the classroom. This is a qualitative study in the format of an experience report, which has as its object of study one of the classes carried out in the Pedagogy Residency Program of the Pedagogy Course. To do so, we based ourselves on authors such as Formosinho (2005), Pimenta (2005), Oliveira (2010), among others. Concluding with the affirmation of the importance of PRP in the training of undergraduate students and the importance of collective work between teachers in basic education and higher education.
Keywords: teaching identity; critical reflective training; pedagogical residency; early childhood education.
Formación docente reflexiva e identidad docente: reflexiones y perspectivas formadas en el Programa de Residencia Pedagógica
RESUMEN. Este artículo pretende compartir aprendizajes y reflexiones desarrolladas sobre la formación de la identidad docente reflexiva crítica a través de la participación en el Programa de Residencia Pedagógica. Se pretende, por tanto, analizar la importancia de la inseparabilidad entre teoría y práctica para la formación de la identidad docente desde una perspectiva reflexiva crítica, a partir de los desafíos vividos por los docentes en el aula. Se trata de un estudio cualitativo en formato de relato de experiencia, que tiene como objeto de estudio una de las clases realizadas en el Programa de Residencia en Pedagogía de la Carrera de Pedagogía. Para ello nos basamos en autores como Formosinho (2005), Pimenta (2005), Oliveira (2010), entre otros. Concluyendo con la afirmación de la importancia del PRP en la formación de estudiantes de pregrado y la importancia del trabajo colectivo entre docentes de educación básica y educación superior.
Palabras clave: identidad docente; formación reflexiva crítica; residencia pedagógica; educación infantil.
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