Reflective teacher training and teacher identity: reflections and perspectives formed in the Pedagogical Residency Program

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19458

Abstract

ABSTRACT. This article aims to share learnings and reflections developed on the formation of critical reflective teaching identity through participation in the Pedagogical Residency Program. It therefore aims to analyze the importance of the inseparability between theory and practice for the formation of teaching identity from a critical reflective perspective, based on the challenges experienced by teachers in the classroom. This is a qualitative study in the format of an experience report, which has as its object of study one of the classes carried out in the Pedagogy Residency Program of the Pedagogy Course. To do so, we based ourselves on authors such as Formosinho (2005), Pimenta (2005), Oliveira (2010), among others. Concluding with the affirmation of the importance of PRP in the training of undergraduate students and the importance of collective work between teachers in basic education and higher education.

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Autor/innen-Biografien

Vitória dos Santos Cirqueira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Norte do Tocantins / Tocantinópolis-TO. Integrou o Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia como representante discente. Participou em 2020 do Programa de Iniciação à docência (PIBID) como bolsista CAPES. Atuou no Programa Residência Pedagógica em 2022 como bolsista CAPES. Fez parte do projeto de extensão "Entre-Nós", vinculado a linha de pesquisa sobre Educação Prisional. Integra o projeto de extensão "Autonomia e gestão colegiada da escola pública: superando os desafios e o acesso para utilização dos recursos". Atualmente também é monitora do projeto de extensão Universidade da Maturidade - UMA/BICO em Tocantinópolis-TO. Está fazendo parte do projeto de pesquisa "A 'gerontogogia' nos currículos dos cursos de licenciatura da UFNT - Universidade Federal do Norte do Tocantins" em Tocantinópolis e Araguaína. As linhas de pesquisa que se identifica e produz trabalhos são: Formação de professores: da formação inicial à continuada; Educação e Envelhecimento Humano.

Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de Políticas Públicas (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1997), com Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Iguaçu (2003). Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Tocantinópolis. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Infância e Linguagem - NEIL. Tem experiência na área de educação infantil e estágio, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, políticas de formação docente e práticas na educação infantil.

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Veröffentlicht

2024-12-19

Zitationsvorschlag

dos Santos Cirqueira, V., & Silva Locatelli, A. (2024). Reflective teacher training and teacher identity: reflections and perspectives formed in the Pedagogical Residency Program. Brazilian Journal of Rural Education, 10, 19458 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19458

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Rubrik

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares