Letramento literário e contação de histórias: da teoria à prática com um relato experiência do Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19447Palavras-chave:
letramento literário, contação de histórias, teoria e prática, educação infantil, programa de residência pedagógicaResumo
Tendo por base a questão do letramento literário, em particular dentro do recorte do ensino de crianças na educação infantil, no âmbito das ações do Programa de Residência Pedagógica, o presente artigo tem por objetivo investigar como um aprofundamento em teorias e temas típicos do ensino da literatura pode contribuir para o trabalho pedagógico mais crítico e eficiente do professor em formação. Para tanto, faz-se uma discussão de base teórica, contemplando alguns dos principais nomes da crítica literária dedicada à literatura infantil no Brasil e confrontando com a experiência vivenciada por um graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Traz-se como resultado o próprio relato de experiência do estudante, que descreve sua transformação enquanto professor em formação quando provocado, pela participação no programa, a refletir, produzir e contar, com técnicas de contação, uma história para as crianças. Assim, se conclui que a consciência teórica, unida a uma práxis educativa bem orientada, contribui para um letramento mais consistente e integrador, no sentido de que o processo do ensino-aprendizagem de literatura se dá em paralelo a todos os outros, ou melhor, soma-se para construir um todo.
Palavras-chave: letramento literário, contação de histórias, teoria e prática, educação infantil, programa de residência pedagógica.
Literary literacy and storytelling: from theory to practice with an experience report from the Pedagogical Residency Program
ABSTRACT. Based on the issue of literary literacy, particularly within the scope of teaching children in early childhood education, within the scope of the Pedagogical Residency Program, this article aims to investigate how a deeper understanding of theories and themes typical of teaching literature can contribute to a more critical and efficient pedagogical work of the teacher in training. To this end, a theoretical discussion is carried out, contemplating some of the main names in literary criticism dedicated to children's literature in Brazil and comparing it with the experience lived by an undergraduate student of the Pedagogy course at the Federal University of Northern Tocantins. The result is the student's own experience report, which describes his transformation as a teacher in training when he was encouraged, through participation in the program, to reflect, produce and tell, using storytelling techniques, a story to children. Thus, it is concluded that theoretical awareness, combined with a well-oriented educational praxis, contributes to a more consistent and integrative literacy, in the sense that the process of teaching and learning literature occurs in parallel to all the others, or rather, it adds up to build a whole.
Keywords: literary literacy, storytelling, theory and practice, early childhood education, pedagogical residency program.
Alfabetización literaria y narración: de la teoría a la práctica con un relato de experiencia del Programa de Residencia Pedagógica
RESUMEN. Partiendo del tema de la alfabetización literaria, particularmente en el ámbito de la enseñanza a niños de educación infantil, en el ámbito de las acciones del Programa de Residencia Pedagógica, este artículo tiene como objetivo investigar cómo la profundización de teorías y temas propios de la enseñanza de la literatura puede contribuir a una mayor Labor pedagógica crítica y eficiente del docente en formación. Para ello, se realiza una discusión de base teórica, recorriendo algunos de los principales nombres de la crítica literaria dedicada a la literatura infantil en Brasil y comparándola con la experiencia vivida por un estudiante de posgrado del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Tocantins Norte. El resultado es el relato de la propia experiencia del estudiante, que describe su transformación como docente en formación cuando es provocado, por la participación en el programa, a reflexionar, producir y contar, utilizando técnicas de storytelling, un cuento para niños. Así, se concluye que la conciencia teórica, combinada con una praxis educativa bien orientada, contribuye a una alfabetización más consistente e integradora, en el sentido de que el proceso de enseñanza y aprendizaje de la literatura se desarrolla en paralelo a todos los demás, o mejor dicho, sumados hasta construir un todo.
Palabras clave: alfabetización literaria, narración de cuentos, teoría y práctica, educación infantil, programa de residencia pedagógica.
Downloads
Referências
Busatto, C. (2003). Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes.
Candido, A. (2017). Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul.
Coelho, N. (2000). Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna.
Cosson, R. (2021). Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto.
Freire, P. (2019). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.
Hunt, P. (2010). Crítica, Teoria e Literatura Infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify.
Rosa, J. G. (2006). Grande sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Santos, S., & Ramos, J. (2020). Todas as diferenças cabem no mundo, inclusive, professores homens na educação infantil. ZERO-A-SEIS, 22(42), 313-321.
Zilberman, R. (2003). A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Barroso da Silva Junior, Arinalda Silva Locatelli, Thiago de Melo Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).