Letramento literário e contação de histórias: da teoria à prática com um relato experiência do Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19447

Palavras-chave:

letramento literário, contação de histórias, teoria e prática, educação infantil, programa de residência pedagógica

Resumo

Tendo por base a questão do letramento literário, em particular dentro do recorte do ensino de crianças na educação infantil, no âmbito das ações do Programa de Residência Pedagógica, o presente artigo tem por objetivo investigar como um aprofundamento em teorias e temas típicos do ensino da literatura pode contribuir para o trabalho pedagógico mais crítico e eficiente do professor em formação. Para tanto, faz-se uma discussão de base teórica, contemplando alguns dos principais nomes da crítica literária dedicada à literatura infantil no Brasil e confrontando com a experiência vivenciada por um graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Traz-se como resultado o próprio relato de experiência do estudante, que descreve sua transformação enquanto professor em formação quando provocado, pela participação no programa, a refletir, produzir e contar, com técnicas de contação, uma história para as crianças. Assim, se conclui que a consciência teórica, unida a uma práxis educativa bem orientada, contribui para um letramento mais consistente e integrador, no sentido de que o processo do ensino-aprendizagem de literatura se dá em paralelo a todos os outros, ou melhor, soma-se para construir um todo.

Palavras-chave: letramento literário, contação de histórias, teoria e prática, educação infantil, programa de residência pedagógica.

 

Literary literacy and storytelling: from theory to practice with an experience report from the Pedagogical Residency Program

ABSTRACT. Based on the issue of literary literacy, particularly within the scope of teaching children in early childhood education, within the scope of the Pedagogical Residency Program, this article aims to investigate how a deeper understanding of theories and themes typical of teaching literature can contribute to a more critical and efficient pedagogical work of the teacher in training. To this end, a theoretical discussion is carried out, contemplating some of the main names in literary criticism dedicated to children's literature in Brazil and comparing it with the experience lived by an undergraduate student of the Pedagogy course at the Federal University of Northern Tocantins. The result is the student's own experience report, which describes his transformation as a teacher in training when he was encouraged, through participation in the program, to reflect, produce and tell, using storytelling techniques, a story to children. Thus, it is concluded that theoretical awareness, combined with a well-oriented educational praxis, contributes to a more consistent and integrative literacy, in the sense that the process of teaching and learning literature occurs in parallel to all the others, or rather, it adds up to build a whole.

Keywords: literary literacy, storytelling, theory and practice, early childhood education, pedagogical residency program.

 

Alfabetización literaria y narración: de la teoría a la práctica con un relato de experiencia del Programa de Residencia Pedagógica

RESUMEN. Partiendo del tema de la alfabetización literaria, particularmente en el ámbito de la enseñanza a niños de educación infantil, en el ámbito de las acciones del Programa de Residencia Pedagógica, este artículo tiene como objetivo investigar cómo la profundización de teorías y temas propios de la enseñanza de la literatura puede contribuir a una mayor Labor pedagógica crítica y eficiente del docente en formación. Para ello, se realiza una discusión de base teórica, recorriendo algunos de los principales nombres de la crítica literaria dedicada a la literatura infantil en Brasil y comparándola con la experiencia vivida por un estudiante de posgrado del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Tocantins Norte. El resultado es el relato de la propia experiencia del estudiante, que describe su transformación como docente en formación cuando es provocado, por la participación en el programa, a reflexionar, producir y contar, utilizando técnicas de storytelling, un cuento para niños. Así, se concluye que la conciencia teórica, combinada con una praxis educativa bien orientada, contribuye a una alfabetización más consistente e integradora, en el sentido de que el proceso de enseñanza y aprendizaje de la literatura se desarrolla en paralelo a todos los demás, o mejor dicho, sumados hasta construir un todo.

Palabras clave: alfabetización literaria, narración de cuentos, teoría y práctica, educación infantil, programa de residencia pedagógica.

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Biografia do Autor

Pedro Barroso da Silva Junior, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Discente do curso de pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Analista Fiscal.

Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de Políticas Públicas (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1997), com Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Iguaçu (2003). Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Tocantinópolis. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Infância e Linguagem - NEIL. Tem experiência na área de educação infantil e estágio, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, políticas de formação docente e práticas na educação infantil.

Thiago de Melo Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2020). Possui mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2014) e graduação em Licenciatura plena em Letras - Língua portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: história literária, poesia moderna, vanguardas nacionais, Haroldo de Campos, Oswald de Andrade, Max Martins, teoria e interpretação literária. Entre os anos de 2014 e 2016 trabalhou como professor substituto de Literatura Brasileira na UFPA - campus Belém. De 2020 a 2022 foi professor colaborador de língua portuguesa, literatura e redação no Instituto Federal do Pará (IFPA) - campus Paragominas. Atualmente é professor do magistério superior no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) - campus Tocantinópolis.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Barroso da Silva Junior, P., Silva Locatelli, A., & de Melo Barbosa, T. (2024). Letramento literário e contação de histórias: da teoria à prática com um relato experiência do Programa de Residência Pedagógica . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19447 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19447

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares