Trajetória das políticas públicas por uma Educação do Campo: breve histórico dos avanços na Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19579Palavras-chave:
Educação do Campo, Políticas Públicas, Amazônia ParaenseResumo
O objetivo deste artigo consiste em caracterizar a trajetória das políticas públicas por uma Educação do Campo no Brasil e na Amazônia Paraense relacionando com a história política do país. O texto destaca os momentos importantes que culminaram com as lutas dos movimentos sociais por uma Educação do Campo, transitando desde o ruralismo pedagógico do Estado Novo, da Segunda República, da Ditadura Civil-Militar, passando pela Redemocratização, até as primeiras ações que reivindicavam uma educação específica com as populações do campo. Nessa pesquisa bibliográfica, recorremos aos autores Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Mônica Molina e Salomão Hage, que nos ajudam a fazer algumas inferências a partir desse retrato histórico, aprofundando os debates acerca da luta pela terra e a educação do campo. Esperamos que este resgate histórico nos inspire para o fortalecimento das políticas públicas que considerem o direito dos sujeitos, individuais e coletivos, que residem e estudam no campo.
Palavras-chave: educação do campo, políticas públicas, amazônia paraense.
The trajectory of public policies for rural education: a brief history of advancements in the Amazon region of Pará
ABSTRACT. The objective of this article is to characterize the trajectory of public policies for Rural Education in Brazil and in the Amazon region of Pará, relating them to the country's political history. The text highlights the important moments that culminated in the struggles of social movements for Rural Education, ranging from the pedagogical ruralism of the Estado Novo, the Second Republic, the Civil-Military Dictatorship, and the Redemocratization, to the first actions that demanded specific education for rural populations. In this bibliographical research, we used the authors Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Mônica Molina, and Salomão Hage, who helped us make some inferences based on this historical portrait, deepening the debates about the struggle for land and rural education. We hope that this historical review will inspire us to strengthen public policies that consider the rights of individuals and groups who live and study in the countryside.
Keywords: rural education, public policy, amazon paraense.
La trayectoria de las políticas públicas de educación rural: una breve historia de los avances en la región amazónica de Pará
RESUMEN. El objetivo de este artículo es caracterizar la trayectoria de las políticas públicas de Educación Rural en Brasil y en la Amazonia paraense en relación a la historia política del país. El texto destaca los momentos importantes que culminaron en las luchas de los movimientos sociales por la Educación Rural, desde el ruralismo pedagógico del Estado Novo, la Segunda República, la Dictadura Cívico-Militar, pasando por la Redemocratización, hasta las primeras acciones que exigieron una educación específica. con poblaciones rurales. En esta investigación bibliográfica, recurrimos a los autores Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Mônica Molina y Salomão Hage, quienes nos ayudan a hacer algunas inferencias a partir de este retrato histórico, profundizando los debates sobre la lucha por la tierra y la educación rural. Esperamos que este rescate histórico nos inspire a fortalecer políticas públicas que consideren los derechos de las personas y grupos que viven y estudian en el campo.
Palabras clave: educación rural, políticas públicas, amazonia de pará.
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