Relato de experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo na aprendizagem sobre Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19806Resumo
Trago nesse relato de experiência a minha trajetória junto da aprendizagem em Agroecologia. Um saber que foi construído dentro e fora da sala de aula, em um território marcado por contradições e conflitos que acabam por invisibilizar as formas de vida ligadas ao campo no local. Um dos trabalhos que realizei utilizando a Agroecologia como principal ferramenta metodológica foi junto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Onde pude estar atuando em uma escola do campo do município de Itaguaí – RJ, no bairro Mazomba, uma região com forte presença da agricultura familiar. Na Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo, encontramos alguns problemas que também são encontrados em outras escolas do campo, principalmente relacionados à precarização da educação pública, o fechamento das escolas do campo, o multisseriamento e a falta de infraestrutura escolar. Mesmo enfrentando esses problemas, conseguimos realizar as atividades propostas junto dos estudantes e outros membros da comunidade escolar.
Palavras-chave: aprendizagem, agroecologia, educação do campo.
Experience report in the curse from Licentiate of Education of Countryside on learning about Agroecology
ABSTRACT. In this experience report, I will share my journey with the learning of Agroecology. This knowledge was constructed inside and outside the classroom, in a territory marked by contradictions and conflicts that end up making the ways of life linked to the countryside invisible. One of the projects I carried out using Agroecology as the main methodological tool was with the Institutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID). There I was able to work in a countryside school in the municipality of Itaguaí – RJ, in the Mazomba neighborhood, a region with a strong presence of family farming. At the Camilo Cuquejo Municipalized State School, we encountered some problems that are also found in other countryside schools, mainly related to the precariousness of public education, the closing of countryside schools, multi-grade classes, and the lack of school infrastructure. Despite facing these problems, we were able to carry out the proposed activities with the students and other members of the school community. Thus, Agroecology, with its dialogic and interdisciplinary approach, allowed us to work on different contents and relate them to the students' reality, dialoguing with the knowledge they already carried.
Keywords: learning, agroecology, countryside education.
Informe de experiencia de la Licenciatura en Educación Del Campo en el aprendizaje acerca del Agroecología
RESUMEN. En este relato de experiencia traigo mi recorrido a través del aprendizaje sobre Agroecología. Un conocimiento que se construyó dentro y fuera del aula, en un territorio marcado por contradicciones y conflictos que terminan invisibilizando las formas de vida vinculadas al campo en la zona. Uno de los trabajos que realicé utilizando la Agroecología como principal herramienta metodológica fue con el Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID). Donde pude trabajar en una escuela del campo del municipio de Itaguaí – RJ, en el barrio Mazomba, una región con fuerte presencia de la agricultura familiar. En la Escuela Municipal Estatal Camilo Cuquejo encontramos algunas problemáticas que también se presentan en otras escuelas del campo, relacionadas principalmente con la precariedad de la educación pública, el cierre de escuelas Del campo, la educación multigrado y la falta de infraestructura escolar. Aún frente a estos problemas, pudimos realizar las actividades propuestas con los estudiantes y demás miembros de la comunidad escolar. Así, la Agroecología, con su enfoque dialógico e interdisciplinario, nos permitió trabajar diferentes contenidos y relacionarlos con la realidad de los estudiantes, dialogando con los conocimientos que tienen.
Palabras clave: aprendizaje, agroecología, educación del campo.
Downloads
Referências
Altieri, M. (2004). Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Bicalho, R. (2018). História da Educação do Campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. In Coelho, G., Araújo, G (Orgs). Educação do Campo e cidadania no Brasil contemporâneo (pp. 69 - 115). Palmas, TO: Universidade Federal do Tocantins / EDUFT.
Bicalho, R., Leite, I. (2024). A Educação do Campo no Brasil e suas interfaces com os Movimentos Sociais de luta pela terra. Revista Cocar. Edição Especial, (33), 1-18. Recuperado de: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/231
Caporal, F. (2009). Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília.
Decreto n°. 7.352, (2010, 4 de novembro). Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm
Deliberação nº 55, (2014, 30 de abriu) Institucionalizar o curso de Licenciatura em Educação do Campo como um curso de graduação regular da UFRRJ, Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Recuperado de: https://cursos.ufrrj.br/grad/lec/files/2024/11/PPC-Lec-2.pdf
Edital MDA/INCRA/CNPq – PRONERA Nº 04, (2009). Seleção pública de propostas para apoio à capacitação e extensão tecnológica de estudantes oriundos de assentamento de Reforma Agrária do INCRA, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Recuperado de: file:///C:/Users/Windows%2010/Downloads/6917436143135058-004%20(1).pdf
Gliessman, S. (2005). Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Kinupp, V. (2014). Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora.
Portaria nº 86, (2013, 1 de fevereiro). Institui o Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, e define suas diretrizes gerais. Recuperado de: https://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/port_86_01022013.pdf
Resolução RDC n° 19, (2010, 9 de março). Dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Recuperado de: https://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-10-2010_113301.html
Resolução Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica n° 1, (2002, 3 de abriu). Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lázaro Azevedo de Paula, Tarci Gomes Parajara, Ramofly Bicalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





