Relato de experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo na aprendizagem sobre Agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19806

Resumo

Trago nesse relato de experiência a minha trajetória junto da aprendizagem em Agroecologia. Um saber que foi construído dentro e fora da sala de aula, em um território marcado por contradições e conflitos que acabam por invisibilizar as formas de vida ligadas ao campo no local. Um dos trabalhos que realizei utilizando a Agroecologia como principal ferramenta metodológica foi junto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Onde pude estar atuando em uma escola do campo do município de Itaguaí – RJ, no bairro Mazomba, uma região com forte presença da agricultura familiar. Na Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo, encontramos alguns problemas que também são encontrados em outras escolas do campo, principalmente relacionados à precarização da educação pública, o fechamento das escolas do campo, o multisseriamento e a falta de infraestrutura escolar. Mesmo enfrentando esses problemas, conseguimos realizar as atividades propostas junto dos estudantes e outros membros da comunidade escolar.

 

Palavras-chave: aprendizagem, agroecologia, educação do campo.

 

 

 

 

 

 

Experience report in the curse from Licentiate of Education of Countryside on learning about Agroecology

ABSTRACT. In this experience report, I will share my journey with the learning of Agroecology. This knowledge was constructed inside and outside the classroom, in a territory marked by contradictions and conflicts that end up making the ways of life linked to the countryside invisible. One of the projects I carried out using Agroecology as the main methodological tool was with the Institutional Program for Teaching Initiation Grants (PIBID). There I was able to work in a countryside school in the municipality of Itaguaí – RJ, in the Mazomba neighborhood, a region with a strong presence of family farming. At the Camilo Cuquejo Municipalized State School, we encountered some problems that are also found in other countryside schools, mainly related to the precariousness of public education, the closing of countryside schools, multi-grade classes, and the lack of school infrastructure. Despite facing these problems, we were able to carry out the proposed activities with the students and other members of the school community. Thus, Agroecology, with its dialogic and interdisciplinary approach, allowed us to work on different contents and relate them to the students' reality, dialoguing with the knowledge they already carried.

Keywords: learning, agroecology, countryside education.

 

Informe de experiencia de la Licenciatura en Educación Del Campo en el aprendizaje acerca del Agroecología

RESUMEN. En este relato de experiencia traigo mi recorrido a través del aprendizaje sobre Agroecología. Un conocimiento que se construyó dentro y fuera del aula, en un territorio marcado por contradicciones y conflictos que terminan invisibilizando las formas de vida vinculadas al campo en la zona. Uno de los trabajos que realicé utilizando la Agroecología como principal herramienta metodológica fue con el Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID). Donde pude trabajar en una escuela del campo del municipio de Itaguaí – RJ, en el barrio Mazomba, una región con fuerte presencia de la agricultura familiar. En la Escuela Municipal Estatal Camilo Cuquejo encontramos algunas problemáticas que también se presentan en otras escuelas del campo, relacionadas principalmente con la precariedad de la educación pública, el cierre de escuelas Del campo, la educación multigrado y la falta de infraestructura escolar. Aún frente a estos problemas, pudimos realizar las actividades propuestas con los estudiantes y demás miembros de la comunidad escolar. Así, la Agroecología, con su enfoque dialógico e interdisciplinario, nos permitió trabajar diferentes contenidos y relacionarlos con la realidad de los estudiantes, dialogando con los conocimientos que tienen.

Palabras clave: aprendizaje, agroecología, educación del campo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lázaro Azevedo de Paula, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Brasileiro, crescido em Seropédica na Baixada Fluminense. Técnico em Agroecologia pelo Colégio Técnico da Universidade Federal Rural de Rio de  Janeiro (CTUR). Graduando no curso de Licenciatura em Educação do Campo do Departamento de Educação do Campo Movimentos Sociais e Diversidade do Instituto de Educação da UFRRJ.

 

Tarci Gomes Parajara, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor graduado no Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, mestrado em Educação Agrícola. Responsável por disciplinas na área de Agroecologia para os cursos de graduação em Ciências Agrícolas e Educação do Campo da UFRRJ.

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Titular na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Atua com as seguintes temáticas: Políticas Públicas de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Educação Popular.

Referências

Altieri, M. (2004). Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Bicalho, R. (2018). História da Educação do Campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. In Coelho, G., Araújo, G (Orgs). Educação do Campo e cidadania no Brasil contemporâneo (pp. 69 - 115). Palmas, TO: Universidade Federal do Tocantins / EDUFT.

Bicalho, R., Leite, I. (2024). A Educação do Campo no Brasil e suas interfaces com os Movimentos Sociais de luta pela terra. Revista Cocar. Edição Especial, (33), 1-18. Recuperado de: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/231

Caporal, F. (2009). Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília.

Decreto n°. 7.352, (2010, 4 de novembro). Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm

Deliberação nº 55, (2014, 30 de abriu) Institucionalizar o curso de Licenciatura em Educação do Campo como um curso de graduação regular da UFRRJ, Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Recuperado de: https://cursos.ufrrj.br/grad/lec/files/2024/11/PPC-Lec-2.pdf

Edital MDA/INCRA/CNPq – PRONERA Nº 04, (2009). Seleção pública de propostas para apoio à capacitação e extensão tecnológica de estudantes oriundos de assentamento de Reforma Agrária do INCRA, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Recuperado de: file:///C:/Users/Windows%2010/Downloads/6917436143135058-004%20(1).pdf

Gliessman, S. (2005). Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Kinupp, V. (2014). Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora.

Portaria nº 86, (2013, 1 de fevereiro). Institui o Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, e define suas diretrizes gerais. Recuperado de: https://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/port_86_01022013.pdf

Resolução RDC n° 19, (2010, 9 de março). Dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Recuperado de: https://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-10-2010_113301.html

Resolução Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica n° 1, (2002, 3 de abriu). Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Azevedo de Paula, L., Gomes Parajara, T., & Bicalho, R. (2025). Relato de experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo na aprendizagem sobre Agroecologia. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19806. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19806

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios