A integração das tecnologias digitais no contexto da Educação do Campo: documentos oficiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17358

Palavras-chave:

educação do campo, tecnologias digitais, análise textual discursiva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar a integração das tecnologias digitais no âmbito da Educação do Campo, com ênfase na análise dos documentos oficiais que regem essa área. O aporte teórico gravita nas concepções de Caldart (2012) e Munarim (2014). Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa caracterizada como bibliográfica, norteada pela análise documental da Resolução CNE/CEB nº 01, de 03 de abril de 2002, da Lei nº 13.005, que institui o Plano Nacional de Educação, e do Parecer CNE/CP nº 22/2020, de 08 de dezembro de 2020. Nesse contexto, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de explorar e compreender a abordagem presente nos documentos em relação à incorporação do uso das tecnologias digitais na Educação do Campo. Como resultado, emergiram quatro categorias: i. acesso à tecnologia; ii. organização e integração das TDIC no currículo; iii. integração das tecnologias, e iv. promoção e capacitação tecnológica. A análise evidenciou que, embora os documentos reconheçam a relevância das TDIC, persistem desafios quanto à infraestrutura, à formação docente e à adequação ao contexto campesino. Conclui-se, portanto, que sua efetiva integração na Educação do Campo requer políticas públicas consistentes e formação adequada, para além da simples oferta de equipamentos.

Palavras-chave: educação do campo, tecnologias digitais, inclusão digital, formação docente, análise textual discursiva.

 

The integration of digital technologies in the Rural Education context: official documents

ABSTRACT. This article aims to identify the integration of digital technologies in Rural Education with an emphasis on analyzing official documents governing this area. The theoretical framework is based on the concepts of Caldart (2012) and Munarim (2014). To this end, we adopted a qualitative bibliographical approach, guided by the documentary analysis of CNE/CEB Resolution No. 01, of April 3, 2002, Law No. 13,005, which instituted the National Education Plan, and CNE/CP Opinion No. 22/2020, of December 8, 2020. In this context, we apply Discursive Textual Analysis (DTA) to explore and understand the approach present in the documents regarding the incorporation of digital technologies in Rural Education. As a result, four categories emerged: i. access to technology; ii. organization and integration of ICT into the curriculum; iii. integration of technologies, and iv. technological promotion and training. The analysis revealed that, although the documents recognize the relevance of ICT there are still challenges regarding infrastructure, teacher training, and adaptation to the context. Therefore, it is concluded that their effective integration into Rural Education requires consistent public policies and adequate training beyond the simple provision of equipment.

Keywords: rural education, digital technologies, digital inclusion, teacher training, discursive textual analysis.

 

La integración de las tecnologías digitales en el contexto de la Educación Rural: documentos oficiales

RESUMEN. Este artículo busca identificar la integración de las tecnologías digitales en la Educación Rural, con énfasis en el análisis de los documentos oficiales que rigen esta área. El marco teórico se basa en los conceptos de Caldart (2012) y Munarim (2014). Para ello, adoptamos un enfoque bibliográfico cualitativo, guiado por el análisis documental de la Resolución CNE/CEB n.º 01, del 3 de abril de 2002, la Ley n.º 13.005, que instituyó el Plan Nacional de Educación, y el Dictamen CNE/CP n.º 22/2020, del 8 de diciembre de 2020. En este contexto, utilizamos el Análisis Textual Discursivo (ATD) para explorar y comprender el enfoque presente en los documentos respecto a la incorporación de las tecnologías digitales en la Educación Rural. Como resultado, emergieron cuatro categorías: i. acceso a la tecnología; ii. organización e integración de las TIC en el currículo; iii. integración de las tecnologías, y iv. promoción y capacitación tecnológica. El análisis reveló que, si bien los documentos reconocen la relevancia de las TIC, persisten desafíos en materia de infraestructura, formación docente y adaptación al contexto rural. Por lo tanto, se concluye que su integración efectiva en la Educación Rural requiere políticas públicas consistentes y una capacitación adecuada, más allá de la simple dotación de equipos.

Palabras clave: educación rural, tecnologías digitales, inclusión digital, formación docente, análisis textual discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Juliana Farias Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora Efetiva na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Serra da Capivara, Colegiado de Licenciatura em Ciências da Natureza (CCINAT-SRN). Licenciada em Educação do Campo/Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Piauí (2022). Mestra em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM, pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2024). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela UFPI (2022); em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e em Ensino de Mecânica e Formação para o Trabalho no Ensino Médio, pela UFPI (2024). Atualmente está concluindo o curso de Especialização em Informática na Educação, pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Realiza pesquisas que envolvem Ensino de Ciências da Natureza; Formação de Professores; Educação Ambiental; Educação do Campo; Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA. Professora no Departamento de Ciências Tecnológicas - DCEX, colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM. Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Doutora em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Coordenadora do Projeto de Análises Textuais na Pesquisa Qualitativa com uso de software. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos avançados sobre Análise Textual Discursiva e métodos correlatos (PUCRS). Vice líder no Grupo de Pesquisa "Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM)". Possui como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre Análises Textuais Qualitativas com uso de softwares.

Flaviana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação: Currículo - PUC/SP (2014) com período Sanduiche na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Educação (2007) e licenciada em Matemática (2002) pela FCT/UNESP. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus/Bahia, lotada no Departamento de Ciências Exatas (DCEX), atuando como professora na graduação e como permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), na Linha 1 -  Formação de Professores em Educação em Ciências e Matemática, e também no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Matemática (GPTDEM) certificado pela UESC e CNPQ. Compõe o banco de avaliadores (Basis) do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do INEP/MEC e do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC) para Educação Básica. Foi coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/UESC com vigência de abril/2020 a abril/2022. Foi Coordenadora do Institucional do Programa Institucional de Residencia Pedagógica de fevereiro/2018 a março/2019 na UESC. Foi coordenadora da área de Matemática no PIBID entre os anos de 2016 a 2018, e coordenadora de projetos de pesquisa e de ensino na UESC. Entre os anos de 2008 a 2010 foi coordenadora adjunta UAB do NEAD-UESC; e entre 2014 a 2016 atuou como coordenadora de Tutoria no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal a distância UAB-NEAD/UESC. Foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Robótica Educacional, Comunidade de Pratica; Formação de Professores, Educação Matemática, Ensino a Distância. Mãe do Davi Augusto de 4 anos.

Referências

Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Camilo, C. M., & Muller, L. (2020). Democratização e uso das tecnologias digitais nas escolas do campo: um estudo de caso. Perspectiva, 38(3), 01-19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63059.

Ferreira, M. (2014). Comunicação e tecnologias da informação na formação de educadores para ampliação das perspectivas críticas dos sujeitos na licenciatura em educação do campo da UNB (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília.

Langanke, A., Assis, B. M., Neto, C. M. S. P., Carvalho, F. M., Prol, F. M., Parisio, I. O., Adami, M. P., & Goulart, V. P. (2023). Conectividade para escolas no Brasil: propostas para o desenho de um modelo eficiente de aplicação de recursos de universalização. FGV Repositório Digital.

Lei n. 13.005. (2014, de 25 de junho). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm.

Lei n. 9.394. (1996, de 20 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

Minayo, M. C. S. (Org.). (1994). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Vozes.

Ministério da Educação. (2010). Decreto n. 7.352. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file

Ministério da Educação. (2020). Parecer CNE/CP n. 22. Estabelece diretrizes curriculares da Pedagogia da Alternância na Educação Básica e na Educação Superior. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECPN222020.pdf?query=NOT%C3%93RIO%20SABER.

Ministério da Educação. (2012). Programa Nacional de Educação do Campo: PRONACAMPO. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13214-documento-orientador-do-pronacampo-pdf&Itemid=30192.

Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. (2008). Resolução CNE/CEB n. 02. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN12002.pdf?query=PLENA.

Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. (2008). Resolução CNE/CEB n. 01. Institui diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília-DF. https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192.

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2007). Análise Textual Discursiva (1. ed.). Ed. UNIJUÍ.

Munarim, I. (2014). As tecnologias digitais nas escolas do campo: contextos, desafios e possibilidades. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina.

Oliveira, S. L. B., Silva, M. G., & Diório, A. P. I. (2021). Educação do Campo e o ensino remoto: quais processos formativos cabem numa tela? Revista Binacional Brasil Argentina, 10(02), 185-199. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i02.9718.

Pescador, C. M., & Valentini, C. B. (2019). Inclusão digital em uma escola do campo: movimentos provocados a partir da implantação de uma política pública no modelo 1:1. Revista Iberoamericana de Educación, 79(1), 135-154. https://doi.org/10.35362/rie7913409.

Santos, R. B., & Silva, M. A. (2016). Políticas públicas em educação do campo: Pronera, Procampo e Pronacampo. Revista Eletrônica de Educação, 10(2), 135-144. https://doi.org/10.14244/198271991549.

Silva, A. L. B. (2020). A educação do campo no contexto da luta do movimento social: uma análise histórica das lutas, conquistas e resistências a partir do Movimento Nacional da Educação do Campo. Revista Brasileira de História da Educação, 20, 1-24. https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e112.

Silva, L. R., Santos, A. R., & Lima, D. A. (2020). Os desafios do ensino remoto na educação do campo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), 1(1), 40-66. https://doi.org/10.22481/poliges.v1i1.8263.

Stefanello, L. M. (2017). Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na classe multisseriada: em uma escola do campo: aproximações com o cotidiano do assentamento Alvorada (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

Farias Silva, M. J., Corrêa de Paula, M., & dos Santos Silva, F. (2025). A integração das tecnologias digitais no contexto da Educação do Campo: documentos oficiais. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e17358. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17358

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos