A voz da (re)existência docente: Enfrentamentos e potencialidades dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Região Centro-Oeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19852

Resumo

A Licenciatura em Educação do Campo foi concebida como resposta às demandas históricas e sociais dos Movimentos Sociais do Campo, visando uma formação docente que valorize a diversidade cultural e social do meio rural. Esta pesquisa analisou as potencialidades, desafios e obstáculos enfrentados na elaboração das propostas pedagógicas e na consolidação dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, em Universidades da Região Centro-Oeste, a partir do Edital de Seleção nº 02/2012. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras(es) formadoras(es), além de coleta de dados em três blocos: o primeiro abordando o perfil dos docentes, seguido de dois focados nos desafios e potencialidades da implementação e consolidação das LEdoC. Apesar das dificuldades, como limitações estruturais e institucionais, os cursos permanecem como resultado da resistência e dedicação de indivíduos comprometidos com uma educação popular, contra-hegemônica e alinhada às necessidades das comunidades rurais.

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Biografia do Autor

Fernanda Richele Gomes da Cruz, Universidade de São Paulo - USP

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição e discente do doutorado na Universidade de São Paulo (USP), na área de concentração "Estado, Sociedade e Educação". Suas áreas de interesse incluem educação, ecologia, educação do campo, gênero e sexualidade, relações étnico raciais e educação ambiental.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), Membro do NDE - Educação do Campo, Coordenadora Institucional do Pibid (desde 2022) e Coordenadora Geral de Estágios da UFCAT. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022). Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: processos de formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas no contexto da Educação do Campo; Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); Educação Ambiental; estratégias de Divulgação Científica; e a contribuição da extensão universitária para a formação docente.

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Publicado

2025-12-24

Como Citar

Cruz, F. R. G. da, & Nunes, S. M. T. (2025). A voz da (re)existência docente: Enfrentamentos e potencialidades dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Região Centro-Oeste. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19852. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19852

Edição

Seção

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil