A voz da (re)existência docente: Enfrentamentos e potencialidades dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo da Região Centro-Oeste
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19852Resumo
A Licenciatura em Educação do Campo foi concebida como resposta às demandas históricas e sociais dos Movimentos Sociais do Campo, visando uma formação docente que valorize a diversidade cultural e social do meio rural. Esta pesquisa analisou as potencialidades, desafios e obstáculos enfrentados na elaboração das propostas pedagógicas e na consolidação dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, em Universidades da Região Centro-Oeste, a partir do Edital de Seleção nº 02/2012. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras(es) formadoras(es), além de coleta de dados em três blocos: o primeiro abordando o perfil dos docentes, seguido de dois focados nos desafios e potencialidades da implementação e consolidação das LEdoC. Apesar das dificuldades, como limitações estruturais e institucionais, os cursos permanecem como resultado da resistência e dedicação de indivíduos comprometidos com uma educação popular, contra-hegemônica e alinhada às necessidades das comunidades rurais.
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