O ensino da literatura na formação leitora de aluno com deficiência visual dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19441Palavras-chave:
ensino da literatura, deficiente visual, formação do leitorResumo
Este artigo mostra a importância do ensino da literatura na formação do leitor de estudantes com deficiência visual (DV) com o apoio dos materiais adaptados da Tecnologia Assistiva (TA) de baixo custo. O estudo faz um recorte direcionado aos anos iniciais, pois o ensino da leitura e escrita envolvendo a literatura com imagens com texturas em relevo torna-se mais prazeroso para o discente, mas para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a adaptação torna-se um desafio. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é produzir um livro adaptado do poema “A casa e seu dono", José (1987) contribuindo com a formação do leitor literário de estudantes com cegueira ou de baixa visão em seu desenvolvimento e aprendizagem. A metodologia do trabalho se estrutura de forma qualitativa numa revisão bibliográfica, para isso, recorremos às discussões teóricas que conduzem na descrição e compreensão do corpus da pesquisa. A análise discursiva dos dados, mostra a importância e os procedimentos com fotos e audiodescrição do produto-livro adaptado em braille e as imagens em relevo/textura customizado com a Tecnologia Assistiva de baixo custo do poema “A casa e seu dono,” José (1987).
Palavras-chave: ensino da literatura, deficiente visual, formação do leitor, Tecnologia Assistiva.
The teaching of literature in the training reader of students with visual disabilities in the early Years
ABSTRACT. This article shows the importance of teaching literature in training readers with visual impairments (VI) with the support of materials adapted from low-cost Assistive Technology (AT). The study focuses on the initial years, as the teaching of reading and writing involving literature with images with embossed textures becomes more pleasurable for the student, but for the Specialized Educational Assistance (SEA) teacher, the adaptation becomes if a challenge. In this context, the main objective of this work is to produce a book adapted from the poem “The house and its owner", José (1987), contributing to the formation of literary readers in students with blindness or low vision in their development and learning. The work is structured qualitatively in a bibliographical review, for this we resort to theoretical discussions that lead to the description and understanding of the research corpus. The discursive analysis of the data shows the importance and procedures with photos and audio description of the adapted book product in Braille and the images in relief/texture customized with low-cost Assistive Technology of the poem “The house and its owner”, José (1987).
Keywords: teaching literature, visually impaired, reader training, Assistive Technology.
La enseñanza de la literatura en la formación lector de estudiantes con discapacidad visual en los primeros años
RESUMEN. Este artículo muestra la importancia de la enseñanza de la literatura en la formación de lectores con discapacidad visual (DV) con el apoyo de materiales adaptados de Tecnología Asistiva (TA) de bajo costo. El estudio se centra en los años iniciales, ya que la enseñanza de la lectoescritura involucrando literatura con imágenes con texturas en relieve se vuelve más placentera para el estudiante, pero para el docente del Servicio Educativo Especializado (AEE), la adaptación se convierte en un desafío. En este contexto, el objetivo principal de este trabajo es producir un libro adaptado del poema “La casa y su dueño”, José (1987), contribuyendo a la formación de lectores literarios en estudiantes con ceguera o baja visión en su desarrollo y El trabajo se estructura cualitativamente en una revisión bibliográfica, para ello se recurre a discusiones teóricas que conducen a la descripción y comprensión del corpus de investigación. El análisis discursivo de los datos muestra la importancia y los procedimientos con fotografías y audiodescripción de lo adaptado. Producto del libro en Braille y las imágenes en relieve/texturas personalizadas con Tecnología Asistiva de bajo costo del poema “A casa y su dueño”, José (1987).
Palabras clave: enseñanza de literatura, personas con discapacidad visual, formación de lectores, tecnología de asistencia.
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