Robótica educacional e Educação do Campo: proposta de medidor de temperatura e umidade para estufas no plantio de hortaliças
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19878Resumo
O presente trabalho tratou do planejamento, construção e aplicação de um aparato robótico para leitura de temperatura e umidade em estufas artesanais na perspectiva da educação libertadora de Paulo Freire. A proposta tinha por objetivo discutir os potenciais do trabalho com robótica educacional no contexto da educação do campo visando a construção de conceitos relativos ao ensino de ciências. Foi empregada a metodologia da pesquisa qualitativa na perspectiva do estudo de caso. Percebemos que o principal resultado foi a interdisciplinaridade, em que foi possível analisar os conhecimentos necessários para o planejamento e construção do protótipo robótico, além dos conhecimentos e conceitos relativos à construção das estufas artesanais e por fim os conhecimentos relativos as hortaliças na área de agronomia. Desta forma, percebemos a articulação do conhecimento matemático, físico, químico e agronômico para a solução dos diversos problemas que foram enfrentados durante as diversas fases da proposta. Por fim, compreendemos que a Robótica Educacional poderá ser um elemento balizador de práticas pedagógicas transformadoras na Educação do Campo, visto que os sujeitos campesinos, além de se tornarem protagonistas no processo de construção e produção do conhecimento, também poderão utilizar as tecnologias para a transformação de suas realidades comunitárias, a começar pela escola.
Palavras-chave: robótica educacional, emancipação, interdisciplinaridade.
Educational Robotics and Rural Education: A Proposal for a Temperature and Humidity Meter for Greenhouses in Vegetable Growing
ABSTRACT. This study addressed the planning, construction, and implementation of a robotic device for reading temperature and humidity inside handmade greenhouses from the perspective of Paulo Freire’s liberating education. The proposal aimed to discuss the potential of working with educational robotics in the context of rural education, focusing on building scientific concepts. A qualitative research methodology was employed, following a case study approach. The main outcome identified was an interdisciplinary perspective, in which it was possible to analyze the knowledge required for the planning and construction of the robotic prototype, as well as the knowledge and concepts related to building handmade greenhouses, and finally, the knowledge concerning vegetables within the field of agronomy. Thus, we observed the integration of mathematical, physical, chemical, and agronomic knowledge to solve various problems encountered throughout the different phases of the project. Ultimately, we understand that Educational Robotics can serve as a guiding element for transformative pedagogical practices in Rural Education, as rural subjects not only become protagonists in the construction and production of knowledge but can also use technology to transform their community realities, starting with the school.
Keywords: educational robotics, empowerment, interdisciplinarity.
Robótica Educativa y Educación Rural: Propuesta de un Medidor de Temperatura y Humedad para Invernaderos de Cultivo de Hortalizas
RESUMEN. El presente trabajo abordó la planificación, construcción y aplicación de un dispositivo robótico para la lectura de temperatura y humedad en el interior de invernaderos artesanales, desde la perspectiva de la educación liberadora de Paulo Freire. La propuesta tuvo como objetivo discutir los potenciales del trabajo con robótica educativa en el contexto de la educación rural, con miras a la construcción de conceptos relacionados con la enseñanza de las ciencias. Se empleó la metodología de investigación cualitativa en la perspectiva del estudio de caso. Se observó que el principal resultado fue la perspectiva interdisciplinaria, en la que fue posible analizar los conocimientos necesarios para la planificación y construcción del prototipo robótico, así como los conocimientos y conceptos relativos a la construcción de invernaderos artesanales y, finalmente, los conocimientos relacionados con las hortalizas en el área de la agronomía. De esta manera, se percibió la articulación del conocimiento matemático, físico, químico y agronómico para la solución de los diversos problemas enfrentados durante las distintas fases de la propuesta. Finalmente, comprendemos que la Robótica Educativa puede ser un elemento orientador de prácticas pedagógicas transformadoras en la Educación Rural, ya que los sujetos campesinos, además de convertirse en protagonistas en el proceso de construcción y producción del conocimiento, también pueden utilizar las tecnologías para transformar sus realidades comunitarias, comenzando por la escuela.
Palabras clave: robótica educativa, emancipación, interdisciplinariedad.
Downloads
Referências
Brasil. (2014). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. http://www.jusbrasil.com.br/diarios/72231507/dou-edicao-extra-secao-1-26-06-2014-pg-1
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. EPU.
Miranda, L. C., Sampaio, F. F., & Borges, J. A. S. (2010). Robô educacional brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, 18(3).
Oliveira, H. J., Freitas, E. C., & Shuvartz, M. (2018). Ser docente em escolas no/do campo: Práticas pedagógicas e condições de trabalho.
Pereira Júnior, C. A. (2014). Robótica educacional aplicada ao ensino de química: Colabora-ção e aprendizagem.
Reisser Júnior, C., & Reichert, L. J. (1998). Construção de estufa modelo capela (Documentos, 43). EMBRAPA Clima Temperado.
Schons, C., Primaz, E., & Wirth, G. A. P. (2004). Introdução à robótica educativa na instituição escolar para alunos do ensino fundamental da disciplina de língua espanhola através das novas tecnologias de aprendizagem. In Anais do I Workshop de Computação da Região Sul.
Stoppa, M. H. (2012). A robótica educacional em experimentos elementares de física. Instru-mento: Revista de Estudos e Pesquisas em Educação, 14(1).
UNESCO. (2010). Um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Interna-cional sobre Educação para o século XXI. http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf
Ullrich, R. A. (1987). Robótica: Uma introdução – O porquê dos robôs e seu papel no traba-lho.
Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: Planejamento e métodos (4ª ed.). Bookman.
Zatti, V. (2007). Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. EDIPUCRS.
Zilli, S. R. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: Perspectivas e práticas [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Antônio Pereira Júnior, Kely Rita Silveira, Higor Junior de Oliveira, Marlon Herbert Flora Barbosas Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





