Robótica Educativa y Educación Rural: Propuesta de un Medidor de Temperatura y Humedad para Invernaderos de Cultivo de Hortalizas

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19878

Resumen

RESUMEN. El presente trabajo abordó la planificación, construcción y aplicación de un dispositivo robótico para la lectura de temperatura y humedad en el interior de invernaderos artesanales, desde la perspectiva de la educación liberadora de Paulo Freire. La propuesta tuvo como objetivo discutir los potenciales del trabajo con robótica educativa en el contexto de la educación rural, con miras a la construcción de conceptos relacionados con la enseñanza de las ciencias. Se empleó la metodología de investigación cualitativa en la perspectiva del estudio de caso. Se observó que el principal resultado fue la perspectiva interdisciplinaria, en la que fue posible analizar los conocimientos necesarios para la planificación y construcción del prototipo robótico, así como los conocimientos y conceptos relativos a la construcción de invernaderos artesanales y, finalmente, los conocimientos relacionados con las hortalizas en el área de la agronomía. De esta manera, se percibió la articulación del conocimiento matemático, físico, químico y agronómico para la solución de los diversos problemas enfrentados durante las distintas fases de la propuesta. Finalmente, comprendemos que la Robótica Educativa puede ser un elemento orientador de prácticas pedagógicas transformadoras en la Educación Rural, ya que los sujetos campesinos, además de convertirse en protagonistas en el proceso de construcción y producción del conocimiento, también pueden utilizar las tecnologías para transformar sus realidades comunitarias, comenzando por la escuela.

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Biografía del autor/a

Carlos Antônio Pereira Júnior, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Licenciatura em Química (2011) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2014) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática (2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Adjunto da UFG, lotado na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG - Câmpus Goiás. Integrante do Grupo de pesquisa "Educação no Cerrado e Cidadania" (GPECC) da UFG - Câmpus Goiás. Atua na linha de pesquisa: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Contexto da Educação do Campo, com ênfase em atividades de ensino, pesquisa e extensão alinhando Robótica Educacional Livre e a Educação do Campo. Atualmente é chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG - Câmpus Goiás.

Kely Rita Silveira, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Educação do Campo e Pedagogia. Atualmente professora da rede municipal de Inhumas e cursando pós-graduação.

Higor Junior de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente cursando Direito.

Marlon Herbert Flora Barbosas Soares, Universidade Federal de Goiás

Cursei Licenciatura em Química na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 1992 e 1998. Desde 1993, até antes de me mudar para São Carlos -SP em 1999 para cursar o mestrado, ministrava aulas de química e física no ensino médio público. Em 2001, após dois anos, terminei meu mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), trabalhando com ensino de química analítica. Minha dissertação versava sobre a caracterização e aplicação de corantes naturais de flores em equilíbrio químico, mudança de coloração, indicadores naturais enfim. No mesmo ano, 2001, logo após a defesa de dissertação, fui aprovado para o doutorado em química, também pela UFSCar, minha tese versava sobre o uso de jogos em ensino de química. Conclui o doutorado em 2004, três anos após meu ingresso e dois anos após ter sido aprovado em concurso público para professor assistente na Universidade Federal de Goiás, onde estou atualmente. Hoje sou PROFESSOR TITULAR e um dos professores da área de ensino de química do Instituto de Química da UFG. Coordeno o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Fui coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Química do IQ - UFG entre 2008-2012. Coordenei o estágio de licenciatura por 5 anos, entre 2003 e 2008, período de direcionamento, implantação e regulamentação do estágio docente no Brasil e na UFG. Sou pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, com financiamento do CNPq e do FINEP. Orientei 18 alunos de doutorado, 37 alunos de mestrado e 34 alunos de Iniciação Científica até o presente momento, além de 25 monografias de final de curso, implantadas em 2007 na licenciatura em Química da UFG. Atualmente, oriento 4 alunos de mestrado e 8 alunos de doutorado pelo PPGQ E PPGECM da UFG. Publiquei até o momento 111 artigos em periódicos especializados e 358 trabalhos em anais de eventos científicos, sendo 115 deles, trabalhos completos. Tenho 25 capítulos de livro publicados, e no final do ano de 2008, lancei meu primeiro livro: Jogos em Ensino de Química, teoria, métodos e aplicações, que se encontra na 2a edição no ano de 2023. No ano de 2018 lanço um livro novo: Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências, em parceria com Cleophas, M. G. Finalmente, as linhas de pesquisa em que atuo são: Jogos e Atividades Lúdicas Aplicadas ao Ensino de Química; Ciência e Religião; Formação de Conceitos; Inclusão Digital de Professores de Ciências e Robótica Educacional em Ensino de Ciências

Citas

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Publicado

2025-12-24

Cómo citar

Pereira Júnior, C. A., Silveira, K. R., de Oliveira, H. J., & Soares, M. H. F. B. (2025). Robótica Educativa y Educación Rural: Propuesta de un Medidor de Temperatura y Humedad para Invernaderos de Cultivo de Hortalizas. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19878. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19878

Número

Sección

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil