Raízes e Horizontes: Desafios e Potencialidades na Educação do Campo - Um Estudo na Escola Familiar Agrícola Rita Lore Wicklein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19657

Palavras-chave:

educação do campo, prática pedagógica, cultura local, currículo escolar

Resumo

O artigo propõe uma reflexão crítica sobre a educação do campo, buscando alinhar a prática educativa à vivência das/os estudantes da educação do campo, investiga o cenário educacional sob uma perspectiva qualitativa de pesquisa. Adotamos os estudos das/os autoras/es Kolling, Cerioli & Caldart (2002), Arroyo (1999, 2007), Zamberlan (1995) e outras/os para referenciar educação do/no campo. O estudo utilizou metodologias de pesquisa de campo, incluindo observação e entrevistas com o gestor da Escola Familiar Agrícola Rita Lore Wicklein, situada no povoado Monte Cristo, em Codó/MA. As observações ressaltam a participação da comunidade e da cultura local no ensino e aprendizagem, demonstrando como esses elementos enriquecem a formação das/os envolvidas/os. A análise dos dados coletados e a aplicação dos conceitos teóricos revelam a lacuna entre o que idealmente deve ser o ensino nestas escolas e a prática pedagógica real. Destaca-se a importância de uma relação direta entre o currículo escolar e a realidade das/os estudantes, integrando elementos significativos de suas vivências na sala de aula. Conclui-se que a educação do campo deve se integrar à realidade das/os discentes, incorporando aspectos culturais ao currículo.

Palavras-chave: educação do campo, prática pedagógica, cultura local, currículo escolar.

 

Roots and Horizons: Challenges and Potential in Rural Education - A Study at the Rita Lore Wicklein Family Farm School

ABSTRACT. The article proposes a critical reflection on rural education, seeking to align educational practice with the experiences of rural students, investigating the educational scenario from a qualitative research perspective. We adopted the studies of authors Kolling, Cerioli & Caldart (2002), Arroyo (1999, 2007), Zamberlan (1995), and others to reference rural education. The study used field research methodologies, including observation and interviews with the manager of the Rita Lore Wicklein Family Farm School, located in the village of Monte Cristo, in Codó, Maranhão. The observations highlight the participation of the community and local culture in teaching and learning, demonstrating how these elements enrich the education of those involved. The analysis of the data collected and the application of theoretical concepts reveal the gap between what teaching in these schools should ideally be and actual pedagogical practice. The importance of a direct relationship between the school curriculum and the reality of the students is highlighted, integrating significant elements of their experiences into the classroom. It is concluded that rural education should be integrated with the reality of the students, incorporating cultural aspects into the curriculum.

Keywords: rural education, pedagogical practice, local culture, school curriculum.

 

Raíces y horizontes: Retos y potencial de la educación rural - Un estudio en la Granja Escuela Familiar Rita Lore Wicklein

RESUMEN. El artículo propone una reflexión crítica sobre la educación rural, buscando alinear la práctica educativa con la experiencia de los estudiantes de la educación rural, e investiga el panorama educativo desde una perspectiva cualitativa de investigación. Adoptamos los estudios de los autores Kolling, Cerioli y Caldart (2002), Arroyo (1999, 2007), Zamberlan (1995) y otros para hacer referencia a la educación rural. El estudio utilizó metodologías de investigación de campo, incluyendo observación y entrevistas con el director de la Escuela Familiar Agrícola Rita Lore Wicklein, situada en el pueblo de Monte Cristo, en Codó/MA. Las observaciones destacan la participación de la comunidad y la cultura local en la enseñanza y el aprendizaje, demostrando cómo estos elementos enriquecen la formación de los participantes. El análisis de los datos recopilados y la aplicación de los conceptos teóricos revelan la brecha entre lo que idealmente debería ser la enseñanza en estas escuelas y la práctica pedagógica real. Se destaca la importancia de una relación directa entre el plan de estudios escolar y la realidad de los estudiantes, integrando elementos significativos de sus experiencias en el aula. Se concluye que la educación rural debe integrarse a la realidad de los alumnos, incorporando aspectos culturales al currículo.

Palabras clave: educación rural, práctica pedagógica, cultura local, currículo escolar.

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Biografia do Autor

Eliete dos Santos da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA),Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Pedagogia pela UFMA (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade pela UFMA (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2, do Curso de Pedagogia da UFMA/Codó. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Gestão do ensino da Educação Básica (PPGEEB) da UFMA/São Luís e Professora permanente no Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação (PPGE) da UFMA/ São Luís atuando na Linha de Pesquisa de Gênero nos dois programas. Professora Visitante no Programa de Doutorado EDUCANORTE pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Quebradeiras de coco babaçu; Educação Matemática e Etnomatemática; Decolonialidade, Fenomenologia e Hermenêutica; Histórias, memórias e narrativas de professoras em Codó/MA; Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI), Educação do campo e Educação Escolar Quilombola (EEQ)

Jhonatan Wendell Tavares Ferreira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutorando em Educação pela Universidade de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Tutoria em Educação a Distância ambos pelo Centro Universitário FAVENI. Nordestino, nascido em São Luís do Maranhão, é um corpo-pesquisador comprometido com a transformação educacional. Homem Cis Preto, dedica-se ao campo do Ensino de Ciências, com foco em metodologias lúdicas e em pesquisas que abordam questões de diversidade sexual e de gênero, além de estudos étnico-raciais. Como docente, atua no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), também vinculado à UFMA, onde contribui para a formação inicial e continuada de educadoras/es.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Silva, E. dos S. da, Oliveira, K. A. de, & Ferreira, J. W. T. (2025). Raízes e Horizontes: Desafios e Potencialidades na Educação do Campo - Um Estudo na Escola Familiar Agrícola Rita Lore Wicklein. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19657. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19657

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios