Raízes e Horizontes: Desafios e Potencialidades na Educação do Campo - Um Estudo na Escola Familiar Agrícola Rita Lore Wicklein
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19657Palavras-chave:
educação do campo, prática pedagógica, cultura local, currículo escolarResumo
O artigo propõe uma reflexão crítica sobre a educação do campo, buscando alinhar a prática educativa à vivência das/os estudantes da educação do campo, investiga o cenário educacional sob uma perspectiva qualitativa de pesquisa. Adotamos os estudos das/os autoras/es Kolling, Cerioli & Caldart (2002), Arroyo (1999, 2007), Zamberlan (1995) e outras/os para referenciar educação do/no campo. O estudo utilizou metodologias de pesquisa de campo, incluindo observação e entrevistas com o gestor da Escola Familiar Agrícola Rita Lore Wicklein, situada no povoado Monte Cristo, em Codó/MA. As observações ressaltam a participação da comunidade e da cultura local no ensino e aprendizagem, demonstrando como esses elementos enriquecem a formação das/os envolvidas/os. A análise dos dados coletados e a aplicação dos conceitos teóricos revelam a lacuna entre o que idealmente deve ser o ensino nestas escolas e a prática pedagógica real. Destaca-se a importância de uma relação direta entre o currículo escolar e a realidade das/os estudantes, integrando elementos significativos de suas vivências na sala de aula. Conclui-se que a educação do campo deve se integrar à realidade das/os discentes, incorporando aspectos culturais ao currículo.
Palavras-chave: educação do campo, prática pedagógica, cultura local, currículo escolar.
Roots and Horizons: Challenges and Potential in Rural Education - A Study at the Rita Lore Wicklein Family Farm School
ABSTRACT. The article proposes a critical reflection on rural education, seeking to align educational practice with the experiences of rural students, investigating the educational scenario from a qualitative research perspective. We adopted the studies of authors Kolling, Cerioli & Caldart (2002), Arroyo (1999, 2007), Zamberlan (1995), and others to reference rural education. The study used field research methodologies, including observation and interviews with the manager of the Rita Lore Wicklein Family Farm School, located in the village of Monte Cristo, in Codó, Maranhão. The observations highlight the participation of the community and local culture in teaching and learning, demonstrating how these elements enrich the education of those involved. The analysis of the data collected and the application of theoretical concepts reveal the gap between what teaching in these schools should ideally be and actual pedagogical practice. The importance of a direct relationship between the school curriculum and the reality of the students is highlighted, integrating significant elements of their experiences into the classroom. It is concluded that rural education should be integrated with the reality of the students, incorporating cultural aspects into the curriculum.
Keywords: rural education, pedagogical practice, local culture, school curriculum.
Raíces y horizontes: Retos y potencial de la educación rural - Un estudio en la Granja Escuela Familiar Rita Lore Wicklein
RESUMEN. El artículo propone una reflexión crítica sobre la educación rural, buscando alinear la práctica educativa con la experiencia de los estudiantes de la educación rural, e investiga el panorama educativo desde una perspectiva cualitativa de investigación. Adoptamos los estudios de los autores Kolling, Cerioli y Caldart (2002), Arroyo (1999, 2007), Zamberlan (1995) y otros para hacer referencia a la educación rural. El estudio utilizó metodologías de investigación de campo, incluyendo observación y entrevistas con el director de la Escuela Familiar Agrícola Rita Lore Wicklein, situada en el pueblo de Monte Cristo, en Codó/MA. Las observaciones destacan la participación de la comunidad y la cultura local en la enseñanza y el aprendizaje, demostrando cómo estos elementos enriquecen la formación de los participantes. El análisis de los datos recopilados y la aplicación de los conceptos teóricos revelan la brecha entre lo que idealmente debería ser la enseñanza en estas escuelas y la práctica pedagógica real. Se destaca la importancia de una relación directa entre el plan de estudios escolar y la realidad de los estudiantes, integrando elementos significativos de sus experiencias en el aula. Se concluye que la educación rural debe integrarse a la realidad de los alumnos, incorporando aspectos culturales al currículo.
Palabras clave: educación rural, práctica pedagógica, cultura local, currículo escolar.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2007). Políticas de formação de educadores do campo. Caderno Cedes, 27(72), 157-176.
Arroyo, M., & Fernandes, B. M. (1999). A educação Básica e o Movimento Social no Campo. Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo. Brasília.
Bicalho, R., Macedo, P. C. S., & Rodrigues, G. G. (2021). Em defesa da educação do campo: enfrentando o desmantelamento das políticas públicas. Periferia, 13(1), 39-60.
Brasil. (1988). Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/.pdf.
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/.pdf.
Brasil. Ministério da Educação. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/.pdf.
Brasil. (1996). Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/.pdf.
Brasil. (2001). Parecer CNE/CEB 36/2001 - Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/.pdf.
Campos, D. L., & Silva, S. C. B. da. (2009). O conceito de currículo : um breve histórico das mudanças no enfoque das linhas curriculares. Amazonas. Revista: Igapó. Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/download/30/31/85.
Costa, L. M. & Batista, M. S. X. (2021). O Currículo Na Perspectiva Da Educação Do Campo: Contraponto às políticas curriculares hegemônicas. Revista Espaço do Currículo, 14(2), 1-15. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58081.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed São Paulo: Atlas.
Gimonet, J. C (2007). Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes.
Kolling, E. J., Cerioli, P. R., Caldart, R. S. (2002). Educação do campo: identidades e políticas públicas. Articulação Nacional por uma Educação do Campo. V. 2. Recuperado de https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/educacao-do-campo-identidade-e-politicas-publicas.pdf.
Mendes, F. et al (2023). Educação no campo: Desafios e Perspectivas. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 7, 468-484.
Pietrafesa, J. P. (2007). Escola Família Agrícola: um espaço de inovação educative no meio rural. Revista Linhas, 7(2).
Sacristan, J. G. (1999). Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300016.
Saviani, D. (2016). A pedagogia histórico-crítica na educação do campo. In Basso, J. D., Santos Neto, J. L. dos., & Bezerra, M. C. dos S. (Orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica e Educação no Campo: História, Desafios e Perspectivas Atuais. São Carlos-SP.
Vieira, M. do S. T. C., Dos Santos, V. M. L., & Turco, S. H. N. (2023). Pedagogia da alternância: história e metodologia. Revista Semiárido De Visu, 11(1), p. 144-162.
Zamberlan, S. A. (1995). Pedagogia da Alternância. Vitória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliete dos Santos da Silva, Kelly Almeida de Oliveira, Jhonatan Wendell Tavares Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





