Raíces y horizontes: Retos y potencial de la educación rural - Un estudio en la Granja Escuela Familiar Rita Lore Wicklein

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19657

Palabras clave:

educación rural, práctica pedagógica, cultura local, currículo escolar

Resumen

RESUMEN. El artículo propone una reflexión crítica sobre la educación rural, buscando alinear la práctica educativa con la experiencia de los estudiantes de la educación rural, e investiga el panorama educativo desde una perspectiva cualitativa de investigación. Adoptamos los estudios de los autores Kolling, Cerioli y Caldart (2002), Arroyo (1999, 2007), Zamberlan (1995) y otros para hacer referencia a la educación rural. El estudio utilizó metodologías de investigación de campo, incluyendo observación y entrevistas con el director de la Escuela Familiar Agrícola Rita Lore Wicklein, situada en el pueblo de Monte Cristo, en Codó/MA. Las observaciones destacan la participación de la comunidad y la cultura local en la enseñanza y el aprendizaje, demostrando cómo estos elementos enriquecen la formación de los participantes. El análisis de los datos recopilados y la aplicación de los conceptos teóricos revelan la brecha entre lo que idealmente debería ser la enseñanza en estas escuelas y la práctica pedagógica real. Se destaca la importancia de una relación directa entre el plan de estudios escolar y la realidad de los estudiantes, integrando elementos significativos de sus experiencias en el aula. Se concluye que la educación rural debe integrarse a la realidad de los alumnos, incorporando aspectos culturales al currículo.

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Biografía del autor/a

Eliete dos Santos da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA),Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Pedagogia pela UFMA (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade pela UFMA (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2, do Curso de Pedagogia da UFMA/Codó. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Gestão do ensino da Educação Básica (PPGEEB) da UFMA/São Luís e Professora permanente no Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação (PPGE) da UFMA/ São Luís atuando na Linha de Pesquisa de Gênero nos dois programas. Professora Visitante no Programa de Doutorado EDUCANORTE pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Quebradeiras de coco babaçu; Educação Matemática e Etnomatemática; Decolonialidade, Fenomenologia e Hermenêutica; Histórias, memórias e narrativas de professoras em Codó/MA; Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI), Educação do campo e Educação Escolar Quilombola (EEQ)

Jhonatan Wendell Tavares Ferreira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutorando em Educação pela Universidade de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Tutoria em Educação a Distância ambos pelo Centro Universitário FAVENI. Nordestino, nascido em São Luís do Maranhão, é um corpo-pesquisador comprometido com a transformação educacional. Homem Cis Preto, dedica-se ao campo do Ensino de Ciências, com foco em metodologias lúdicas e em pesquisas que abordam questões de diversidade sexual e de gênero, além de estudos étnico-raciais. Como docente, atua no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), também vinculado à UFMA, onde contribui para a formação inicial e continuada de educadoras/es.

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Zamberlan, S. A. (1995). Pedagogia da Alternância. Vitória.

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Silva, E. dos S. da, Oliveira, K. A. de, & Ferreira, J. W. T. (2025). Raíces y horizontes: Retos y potencial de la educación rural - Un estudio en la Granja Escuela Familiar Rita Lore Wicklein. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19657. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19657

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios