Roots and Horizons: Challenges and Potential in Rural Education - A Study at the Rita Lore Wicklein Family Farm School

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19657

Mots-clés :

educação do campo, prática pedagógica, cultura local, currículo escolar

Résumé

ABSTRACT. The article proposes a critical reflection on rural education, seeking to align educational practice with the experiences of rural students, investigating the educational scenario from a qualitative research perspective. We adopted the studies of authors Kolling, Cerioli & Caldart (2002), Arroyo (1999, 2007), Zamberlan (1995), and others to reference rural education. The study used field research methodologies, including observation and interviews with the manager of the Rita Lore Wicklein Family Farm School, located in the village of Monte Cristo, in Codó, Maranhão. The observations highlight the participation of the community and local culture in teaching and learning, demonstrating how these elements enrich the education of those involved. The analysis of the data collected and the application of theoretical concepts reveal the gap between what teaching in these schools should ideally be and actual pedagogical practice. The importance of a direct relationship between the school curriculum and the reality of the students is highlighted, integrating significant elements of their experiences into the classroom. It is concluded that rural education should be integrated with the reality of the students, incorporating cultural aspects into the curriculum.

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Eliete dos Santos da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA),Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Pedagogia pela UFMA (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cultura e Sociedade pela UFMA (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC/UFMT (2022). Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2, do Curso de Pedagogia da UFMA/Codó. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação (mestrado profissional) em Gestão do ensino da Educação Básica (PPGEEB) da UFMA/São Luís e Professora permanente no Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação (PPGE) da UFMA/ São Luís atuando na Linha de Pesquisa de Gênero nos dois programas. Professora Visitante no Programa de Doutorado EDUCANORTE pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó. Associada do GT 08 - Formação de professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Estuda e pesquisa as seguintes temáticas: Quebradeiras de coco babaçu; Educação Matemática e Etnomatemática; Decolonialidade, Fenomenologia e Hermenêutica; Histórias, memórias e narrativas de professoras em Codó/MA; Educação de Pessoas jovens, adultas e idosas (EJAI), Educação do campo e Educação Escolar Quilombola (EEQ)

Jhonatan Wendell Tavares Ferreira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutorando em Educação pela Universidade de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Tutoria em Educação a Distância ambos pelo Centro Universitário FAVENI. Nordestino, nascido em São Luís do Maranhão, é um corpo-pesquisador comprometido com a transformação educacional. Homem Cis Preto, dedica-se ao campo do Ensino de Ciências, com foco em metodologias lúdicas e em pesquisas que abordam questões de diversidade sexual e de gênero, além de estudos étnico-raciais. Como docente, atua no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), também vinculado à UFMA, onde contribui para a formação inicial e continuada de educadoras/es.

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Publié-e

2025-12-22

Comment citer

Silva, E. dos S. da, Oliveira, K. A. de, & Ferreira, J. W. T. (2025). Roots and Horizons: Challenges and Potential in Rural Education - A Study at the Rita Lore Wicklein Family Farm School. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19657. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19657

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios