Educação do Campo, Agroecologia e Letramentos: Escola da Terra e a formação continuada de professores no Sertão de Minas Gerais

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19819

Resumo

Este artigo analisa a relação entre Educação do Campo, formação docente e território no sertão mineiro, tomando como objeto o curso de aperfeiçoamento Escola da Terra: Educação do Campo, Agroecologia e Letramentos, realizado entre 2023 e 2024 pela UFVJM em parceria com a SECADI/MEC. O objetivo foi sistematizar e refletir sobre essa experiência formativa, que capacitou 114 professoras de escolas do campo nos municípios de Araçuaí, Diamantina e São Francisco, integrando os eixos Educação do Campo, Agroecologia e Letramentos através da pedagogia da alternância (Tempo Universidade e Tempo Comunidade). Metodologicamente, o estudo combinou revisão teórica sobre o território e povos tradicionais com a análise crítica da prática formativa. Os resultados destacaram: (1) a emergência de coletivos educativos territoriais como espaços de resistência; (2) a valorização de saberes tradicionais no currículo; e (3) os desafios estruturais, como a precariedade das escolas do campo e a ausência de políticas de inclusão social. Conclui-se que a formação, ao articular universidade, escolas e comunidades, fortaleceu a luta por uma educação enraizada nos modos de vida camponeses, porém demanda políticas públicas permanentes para superar a histórica marginalização dos povos do sertão.

Palavras-chave: Formação continuada de professores, Educação do Campo, Agroecologia, Letramentos, Território.

 

 

 

Rural Education, Agroecology, and Literacies: 'Escola da Terra' and Teacher Professional Development in the Sertão of Minas Gerais

ABSTRACT. This article examines the relationship between Rural Education, teacher training, and territory in the Sertão of Minas Gerais, focusing on the professional development course "Escola da Terra: Rural Education, Agroecology, and Literacies," conducted between 2023 and 2024 by UFVJM in partnership with SECADI/MEC. The study aimed to systematize and reflect on this training experience, which qualified 114 rural school teachers in the municipalities of Araçuaí, Diamantina, and São Francisco, integrating the axes of Rural Education, Agroecology, and Literacies through the pedagogy of alternation (University Time and Community Time). Methodologically, the study combined a theoretical review of territory and traditional peoples with a critical analysis of the training practice. The results highlighted: (1) the emergence of territorial educational collectives as spaces of resistance; (2) the valorization of traditional knowledge in the curriculum; and (3) structural challenges, such as the precariousness of rural schools and the absence of social inclusion policies. The conclusion emphasizes that the training, by connecting universities, schools, and communities, strengthened the struggle for an education rooted in peasant ways of life, but requires permanent public policies to overcome the historical marginalization of Sertão communities.

Keywords: Teacher professional development, Rural Education, Agroecology, Literacies, Territory

 

Educación Rural, Agroecología y Alfabetizaciones: Escola da Terra y la formación continua de docentes en el Sertão de Minas Gerais  

RESUMEN. Este artículo analiza la relación entre Educación Rural, formación docente y territorio en el Sertão de Minas Gerais, tomando como objeto el curso de perfeccionamiento "Escola da Terra: Educación Rural, Agroecología y Alfabetizaciones," realizado entre 2023 y 2024 por la UFVJM en colaboración con la SECADI/MEC. El objetivo fue sistematizar y reflexionar sobre esta experiencia formativa, que capacitó a 114 docentes de escuelas rurales en los municipios de Araçuaí, Diamantina y São Francisco, integrando los ejes de Educación Rural, Agroecología y Alfabetizaciones mediante la pedagogía de la alternancia (Tiempo Universidad y Tiempo Comunidad). Metodológicamente, el estudio combinó una revisión teórica sobre territorio y pueblos tradicionales con un análisis crítico de la práctica formativa. Los resultados destacaron: (1) el surgimiento de colectivos educativos territoriales como espacios de resistencia; (2) la valorización de saberes tradicionales en el currículo; y (3) los desafíos estructurales, como la precariedad de las escuelas rurales y la ausencia de políticas de inclusión social. Se concluye que la formación, al articular universidad, escuelas y comunidades, fortaleció la lucha por una educación arraigada en los modos de vida campesinos, pero requiere políticas públicas permanentes para superar la histórica marginalización de los pueblos del Sertão.

Palabras clave: Formación continua de docentes, Educación Rural, Agroecología, Alfabetizaciones, Territorio

 

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Biografia do Autor

Ivana Cristina Lovo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Pós doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Botânica com Graduação e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Adjunta com atuação no Programa de Pós graduação em Estudos Rurais e na Licenciatura em Educação do Campo, ofertados pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3788-4949; Lattes: https://lattes.cnpq.br/6758759386845904. E-mail: ivana.lovo@ufvm.edu.br 

Helder de Moraes Pinto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; professor na  Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Minas Gerais, Brasil.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7454-5191.

 Lattes:  https://lattes.cnpq.br/8413623713488550

E-mail: helder.pinto@ufvjm.edu.br

Amanda Aparecida Marcatti, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutora e Mestre em Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6858-4589.Lattes:http://lattes.cnpq.br/3269515060212413. E-mail: amanda.marcatti@ufvjm.edu.br.

 

Natália Faria de Moura, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Mestra em Estudos Rurais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), graduada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Técnica em Assuntos Educacionais da UFVJM/Diamantina, MG.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2722-6651

Lattes: https://lattes.cnpq.br/7639306818678918

E-mail: natalia.moura@ufvjm.edu.br

 

 

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Ivana Cristina Lovo, Helder de Moraes Pinto, Aparecida Marcatti, A., & Natália Faria de Moura. (2025). Educação do Campo, Agroecologia e Letramentos: Escola da Terra e a formação continuada de professores no Sertão de Minas Gerais. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19819. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19819

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios