O ensino remoto emergencial nas escolas rurais do município de Prata/MG: uma análise documental dos anos de 2020 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19933

Resumo

O presente artigo analisa as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Prata/MG durante o ensino remoto emergencial implementado entre 2020 e 2022, com foco nas escolas rurais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter documental, baseou-se em relatórios pedagógicos elaborados pelas escolas e em documentos institucionais oficiais. O objetivo principal foi compreender como se deu o processo de ensino e aprendizagem em contextos rurais durante a pandemia da COVID-19, identificando os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e os possíveis impactos pedagógicos. Os dados evidenciam uma realidade marcada por dificuldades de acesso, escassez de recursos tecnológicos e grande dependência das famílias no acompanhamento das atividades escolares. Revelam, contudo, o esforço das equipes escolares em manter o vínculo pedagógico e oferecer alternativas viáveis para a continuidade do ensino. Conclui-se que, mesmo diante das adversidades, a escola rural se manteve como um espaço de resistência, cuidado e compromisso com a comunidade.

Palavras-chave: escola rural, pandemia da COVID-19, ensino remoto emergencial.

 

Emergency Remote Teaching in Rural Schools of Prata/MG: A Documentary Analysis from 2020 to 2022

ABSTRACT. This article analyzes the measures adopted by the Municipal Department of Education of Prata/MG during the emergency remote teaching implemented between 2020 and 2022, with a focus on rural schools. This qualitative and documentary study was based on pedagogical reports produced by the schools and official institutional documents. The main objective was to understand how the teaching and learning process unfolded in rural contexts during the COVID-19 pandemic, identifying the challenges faced, the strategies adopted, and the possible pedagogical impacts. The data reveal a reality marked by limited access, scarcity of technological resources, and a strong dependence on families to support students' educational activities. They also highlight the efforts of school teams to maintain pedagogical engagement and offer viable alternatives for the continuity of teaching. It is concluded that, despite the adversities, the rural school remained a space of resistance, care, and commitment to the community.

Keywords: rural school, COVID-19 pandemic, emergency remote teaching.

 

La educación remota de emergencia en las escuelas rurales del municipio de Prata/MG: un análisis documental de los años 2020 a 2022

RESUMEN. El presente artículo analiza las medidas adoptadas por la Secretaría Municipal de Educación de Prata/MG durante la educación remota de emergencia implementada entre 2020 y 2022, con énfasis en las escuelas rurales. La investigación, de enfoque cualitativo y carácter documental, se basó en informes pedagógicos elaborados por las escuelas y en documentos institucionales oficiales. El objetivo principal fue comprender cómo se desarrolló el proceso de enseñanza y aprendizaje en contextos rurales durante la pandemia de la COVID-19, identificando los desafíos enfrentados, las estrategias adoptadas y los posibles impactos pedagógicos. Los datos evidencian una realidad marcada por dificultades de acceso, escasez de recursos tecnológicos y una gran dependencia de las familias en el acompañamiento de las actividades escolares. Revelan, no obstante, el esfuerzo de los equipos escolares por mantener el vínculo pedagógico y ofrecer alternativas viables para la continuidad de la enseñanza. Se concluye que, incluso frente a las adversidades, la escuela rural se mantuvo como un espacio de resistencia, cuidado y compromiso con la comunidad.

Palabras clave: escuela rural, pandemia de la COVID-19, educación remota de emergencia.

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Biografia do Autor

Júlia da Silva Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciatura em Pedagogia (Instituto de Ciências Humanas do Pontal)

Klivia de Cassia Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2000) , Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Uberlândia. Experiência na área de educação, com ênfase em: políticas públicas e práticas pedagógicas para educação rural e urbana,  formação de professores e vulnerabilidade social.

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Publicado

2025-12-24

Como Citar

da Silva Lima, J., & Silva Nunes, K. de C. (2025). O ensino remoto emergencial nas escolas rurais do município de Prata/MG: uma análise documental dos anos de 2020 a 2022. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19933. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19933

Edição

Seção

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil