O ensino remoto emergencial nas escolas rurais do município de Prata/MG: uma análise documental dos anos de 2020 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19933Resumo
O presente artigo analisa as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Prata/MG durante o ensino remoto emergencial implementado entre 2020 e 2022, com foco nas escolas rurais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter documental, baseou-se em relatórios pedagógicos elaborados pelas escolas e em documentos institucionais oficiais. O objetivo principal foi compreender como se deu o processo de ensino e aprendizagem em contextos rurais durante a pandemia da COVID-19, identificando os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e os possíveis impactos pedagógicos. Os dados evidenciam uma realidade marcada por dificuldades de acesso, escassez de recursos tecnológicos e grande dependência das famílias no acompanhamento das atividades escolares. Revelam, contudo, o esforço das equipes escolares em manter o vínculo pedagógico e oferecer alternativas viáveis para a continuidade do ensino. Conclui-se que, mesmo diante das adversidades, a escola rural se manteve como um espaço de resistência, cuidado e compromisso com a comunidade.
Palavras-chave: escola rural, pandemia da COVID-19, ensino remoto emergencial.
Emergency Remote Teaching in Rural Schools of Prata/MG: A Documentary Analysis from 2020 to 2022
ABSTRACT. This article analyzes the measures adopted by the Municipal Department of Education of Prata/MG during the emergency remote teaching implemented between 2020 and 2022, with a focus on rural schools. This qualitative and documentary study was based on pedagogical reports produced by the schools and official institutional documents. The main objective was to understand how the teaching and learning process unfolded in rural contexts during the COVID-19 pandemic, identifying the challenges faced, the strategies adopted, and the possible pedagogical impacts. The data reveal a reality marked by limited access, scarcity of technological resources, and a strong dependence on families to support students' educational activities. They also highlight the efforts of school teams to maintain pedagogical engagement and offer viable alternatives for the continuity of teaching. It is concluded that, despite the adversities, the rural school remained a space of resistance, care, and commitment to the community.
Keywords: rural school, COVID-19 pandemic, emergency remote teaching.
La educación remota de emergencia en las escuelas rurales del municipio de Prata/MG: un análisis documental de los años 2020 a 2022
RESUMEN. El presente artículo analiza las medidas adoptadas por la Secretaría Municipal de Educación de Prata/MG durante la educación remota de emergencia implementada entre 2020 y 2022, con énfasis en las escuelas rurales. La investigación, de enfoque cualitativo y carácter documental, se basó en informes pedagógicos elaborados por las escuelas y en documentos institucionales oficiales. El objetivo principal fue comprender cómo se desarrolló el proceso de enseñanza y aprendizaje en contextos rurales durante la pandemia de la COVID-19, identificando los desafíos enfrentados, las estrategias adoptadas y los posibles impactos pedagógicos. Los datos evidencian una realidad marcada por dificultades de acceso, escasez de recursos tecnológicos y una gran dependencia de las familias en el acompañamiento de las actividades escolares. Revelan, no obstante, el esfuerzo de los equipos escolares por mantener el vínculo pedagógico y ofrecer alternativas viables para la continuidad de la enseñanza. Se concluye que, incluso frente a las adversidades, la escuela rural se mantuvo como un espacio de resistencia, cuidado y compromiso con la comunidad.
Palabras clave: escuela rural, pandemia de la COVID-19, educación remota de emergencia.
Downloads
Referências
Almeida, R. R. (2005). Educação do campo e escola rural: Uma abordagem crítica. Revista Brasileira de Educação, 30, 281–296. https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100018
Caldart, R. S., Fernandes, B. M., & Molina, M. C. (2003). A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, 3(1), 60–81. Recuperado de https://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-1/Educacao-MII/3SF/A_ESCOLA_DO_CAMPO_EM_MOVIMENTO.pdf
Fernandes, B. M., Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (2004). Por uma educação do campo: Trajetória e compromissos de um movimento social. Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”.
G1. (2023, 14 de janeiro). Brasil registra mais de 700 mil mortes por Covid, mostram dados das secretarias estaduais de Saúde. G1. Recuperado de https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2023/01/14/brasil-registra-mais-de-700-mil-mortes-por-covid.ghtml
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022). Estimativas populacionais municipais 2022. Recuperado de https://www.ibge.gov.br
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2022). Censo Escolar da Educação Básica 2022. Recuperado de http://inep.gov.br
Libâneo, J. C. (2004). Didática (10ª ed.). Cortez.
Mainardes, J. (2021). Políticas e práticas de alfabetização: Perspectivas autorais e contextuais. In. Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro & VW Editora (Orgs.), Alfabetização em tempos de pandemia [Livro eletrônico]. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/354173008_Alfabetizacao_em_tempos_de_pandemia
Organização Mundial da Saúde. (2020). Declaração de pandemia de COVID-19. Recuperado de https://www.who.int
Organização Mundial da Saúde. (2021). COVID-19: Linha do tempo da resposta da OMS. Recuperado de https://www.who.int/pt/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/interactive-timeline
Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. (2022). OMS estima que 14,9 milhões de mortes foram causadas direta ou indiretamente pela pandemia de COVID-19. Recuperado de https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2022-oms-estima-que-149-milhoes-mortes-foram-causadas-direta-ou-indiretamente-pela
Pereira, M. C., Silva, A. L., & Santos, F. R. (2021). Uso de aplicativos de mensagens instantâneas no contexto educacional: Potencialidades e limitações. Revista Brasileira de Educação, 26, 265–280. https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260015
Prefeitura Municipal de Prata/MG. (2023). Dados da rede municipal de ensino [Documento interno].
Souza, L. F., Moraes, M. C., & Nunes, R. A. (2022). Precarização docente e uso emergencial de tecnologias digitais durante a pandemia: Desafios e limites. Revista Educação em Questão, 59(44), 115–135. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v59n44ID29328
Valente, J. A., Moran, J. M., & Arantes, V. A. (Orgs.). (2011). Educação a distância: Pontos e contrapontos. Summus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Júlia da Silva Lima, Klivia de Cassia Silva Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





