A injustiça espacial e o fechamento de escolas do campo nos dados do INEP (2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18532

Palavras-chave:

direito à educação, fechamento de escolas, injustiça espacial, educação contextualizada

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de compreender os efeitos da injustiça espacial a partir do conceito de Tieken e Auldridge-Reveles, que se articula com os conceitos de racismo e gentrificação, no processo ensino/aprendizagem no Município de Casa Nova – BA, a partir de em um estudo bibliográfico e de dados estatísticos do Censo Escolar da Educação Básica. Apesar da Constituição Federal de 1988 ter avançado em relação às anteriores no que diz respeito aos direitos sociais, os recursos econômicos, sociais e políticos estão concentrados em determinadas localidades, o que tem influenciado, negativamente, os fatores de eficácia escolar. Os dados do censo demonstraram que o fechamento de escolas do campo e a precarização da infraestrutura das escolas do campo em Casa Nova influenciaram na maior distorção idade série nas escolas do campo em comparação com as escolas urbanas, bem como no resultado do Ideb. O presente trabalho tem um enfoque qualitativo e consiste em um estudo bibliográfico descritivo e analítico e utiliza a revisão de bibliografia e dados estatísticos do Censo Escolar da Educação Básica fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Palavras-chave: direito à educação, fechamento de escolas, injustiça espacial, educação contextualizada.

 

Spatial injustice and the closure of rural schools in INEP data (2022)                                                     

ABSTRACT. The present study aims to comprehend the effects of spatial injustice based on the concept proposed by Tieken and Auldridge-Reveles, which is linked to the concepts of racism and gentrification, on the teaching/learning process in the municipality of Casa Nova – BA. This understanding is derived from a bibliographic study and statistical data from the Basic Education School Census. Despite the advancements made by the Federal Constitution of 1988 regarding social rights, economic, social, and political resources are concentrated in specific areas, negatively influencing factors related to school effectiveness. Census data revealed that the closure of rural schools and the deterioration of infrastructure in rural schools in Casa Nova contributed to a higher age-grade distortion in rural schools compared to urban ones, as well as affecting the results of the Basic Education Development Index (Ideb). This study takes a qualitative approach and involves a descriptive and analytical bibliographic study, utilizing literature review and statistical data from the Basic Education School Census provided by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Keywords: right to education, school closures, spatial injustice, contextualized education.

 

Injusticia espacial y cierre de escuelas rurales en datos del INEP (2022)

RESUMEN. El presente estudio tiene como objetivo comprender los efectos de la injusticia espacial basándose en el concepto propuesto por Tieken y Auldridge-Reveles, que está vinculado a los conceptos de racismo y gentrificación, en el proceso de enseñanza/aprendizaje en el municipio de Casa Nova, BA. Esta comprensión se deriva de un estudio bibliográfico y datos estadísticos del Censo Escolar de Educación Básica. Apesar de los avances realizados por la Constitución Federal de 1988 en lo que respecta a los derechos sociales, los recursos económicos, sociales y políticos se concentran en áreas específicas, influyendo negativamente en los factores relacionados con la eficacia escolar. Los datos del censo revelaron que el cierre de escuelas rurales y el deterioro de la infraestructura en las escuelas rurales de Casa Nova contribuyeron a una mayor distorsión de la edad-grado en las escuelas rurales en comparación con las urbanas, así como afectaron los resultados del Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb). Este estudio adopta un enfoque cualitativo e implica un estudio bibliográfico descriptivo y analítico, utilizando revisión de literatura y datos estadísticos del Censo Escolar de Educación Básica proporcionados por el Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Palabras clave: derecho a la educación, cierre de escuelas, injusticia espacial, educación contextualizada.

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Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Campana, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2014), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (2025). Atualmente é advogado - Profissional Liberal e estudante da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à educação, fechamento escolas, violação, escola do campo e socioeducativa.

Edmerson dos Santos Reis, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pedagogo com Habilitação em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Juazeiro (1995), Mestrado em Educação - Université du Quebéc aChicoutimi (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009).Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas - DCH-III/Universidade do Estado da Bahia,- UNEB. Membro do Fórum Nacional de Educação -FONEC, Membro da Rede de Educação da Semiárido Brasileiro - RESAB. Membro daComissão Nacional de Educação do Campo - CONEC (Representante da RESAB). ProfessorPermanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e TerritóriosSemiárido da UNEB/DCH-III, em Juazeiro - BA. Tem experiência na área de Educação, comênfase em Política Educacional, atuando nos seguintes temas: Educação Contextualizada,Educação do Campo, Convivência com o Semiárido, Currículo e Formação de Professores,áreas temáticas sobre as quais possui vários livros e artigos publicados de sua autoria e emcoautoria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território -EDUCERE. Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referenciais daEducação Contextualizada. Membro do Observatório dos Indicadores da GestãoEducacional no Território do Sertão do São Francisco, no norte da Bahia. PesquisadorTerritorial no Diagnóstico das Escolas do Campo da Bahia.E-mail: edmerson.uneb@gmail.com

Márcia Guena dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Jornalista, com graduação na Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre pelo em Programa de Pós Graduação Em Integração da América pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em História pela Universidade Complutense de Madrid (UCM). Pós doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM-UFBA).Atua como Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus de Juazeiro e como professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA-UNEB). Atualmente desenvolve pesquisas no campo da Comunicação, com fotografia, e hierarquias étnico raciais, estudando comunidades quilombolas e religiões de matriz africana no submédio São Francisco, a partir de uma perspectiva afrodiaspórica e decolonial. É coordenadora do Grupo de Pesquisas RHECADOS - Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos, da UNEB, coordenadora do GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e é Diretora de Cultura da Intercom.

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Publicado

2025-08-14

Como Citar

de Oliveira Campana, G., dos Santos Reis, E., & Guena dos Santos, M. (2025). A injustiça espacial e o fechamento de escolas do campo nos dados do INEP (2022). Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e18532. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18532

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Artigos / Articles / Artículos