A formação da identidade docente sob a ótica da Educação Contextualizada e da Sustentabilidade, imersão à Escola Família Agrícola Serra da Capivara, no Piauí
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19709Palavras-chave:
educação do campo, educação contextualizada, sustentabilidade, formação de professores, escola família agrícola serra da capivara.Resumo
O presente trabalho se deu a partir de uma experiência de campo que ocorreu através de um projeto de extensão universitária em uma Escola do Campo na região Nordeste, no estado do Piauí. No âmbito deste estudo, consideramos a experiência de campo como uma vivência prática indispensável para a construção do conhecimento aplicado e para a ressignificação da formação docente no contexto da educação contextualizada e da sustentabilidade. A metodologia foi baseada a partir da pesquisa qualitativa, associada à pesquisa bibliográfica e à pesquisa participativa. Teve como objetivo apresentar contribuições da experiência de visita à Escola Família Agrícola Serra da Capivara, no Piauí, para a formação da identidade docente no semiárido, sob a ótica da educação contextualizada e da sustentabilidade. A experiência revelou três aspectos centrais: a forte defesa da Pedagogia da Alternância pela comunidade; a relevância da escola para o desenvolvimento socioambiental local e a necessidade de engajamento em movimentos sociais para preservar a essência dessa pedagogia.
Palavras-chave: educação do campo, educação contextualizada, sustentabilidade, formação de professores, escola família agrícola serra da capivara.
The formation of teacher Identity from the perspective of Contextualized Educatio and Sustainability: immersion at the Serra da Capivara agricultural Family School, in Piauí
ABSTRACT. This study was based on a field experience that occurred through a university extension project at a Rural School in the Northeast region, in the state of Piauí. In the scope of this study, we consider the field experience as an indispensable practical experience for the construction of applied knowledge and for the redefinition of teacher training in the context of contextualized education and sustainability. The methodology was based on qualitative research, associated with bibliographical research and participatory research. Its objective was to present contributions from the experience of visiting the Serra da Capivara Agricultural Family School, in Piauí, for the formation of teacher identity in the semiarid region, from the perspective of contextualized education and sustainability. The experience revealed three central aspects: the strong defense of the Pedagogy of Alternation by the community; the relevance of the school for local socio-environmental development, and the need for engagement in social movements to preserve the essence of this pedagogy.
Keywords: rural education, contextualized education, sustainability, teacher training, Serra da Capivara agricultural family school.
La formación de la identidad docente desde la perspectiva de la Educación Contextualizada y la Sostenibilidad, inmersión en la Escuela Familiar Agrícola Serra da Capivara, en Piauí
RESUMEN. Este trabajo se basó en una experiencia de campo que se llevó a cabo a través de un Proyecto de extensión universitaria en una Escuela Rural de la región Nordeste, en el estado de Piauí. En el ámbito de este estudio, consideramos la experiencia de campo como una experiencia práctica indispensable para la construcción de conocimiento aplicado y para la redefinición de Formación docente en el contexto de la educación contextualizada y la sostenibilidad. En La metodología se basó en la investigación cualitativa, asociada a la investigación bibliográfica y Investigación participativa. El objetivo fue presentar aportes de la experiencia de visitar la Escuela Familiar Agrícola Serra da Capivara, en Piauí, para la formación de la identidad docente en la región semiárida, desde la perspectiva de la educación contextualizada y la sostenibilidad. La experiencia reveló tres aspectos centrales: la fuerte defensa de la Pedagogía de la Alternancia por parte de la comunidade; la La relevancia de la escuela para el desarrollo socioambiental local y la necesidad de compromiso con los movimientos sociales para preservar la esencia de esta pedagogía.
Palabras clave: educación rural, educación contextualizada, sostenibilidad, formación de profesores, escuela familiar agrícola Serra da Capivara.
Downloads
Referências
Brasil, (1997). Parâmetros curriculares nacionais: geografia e história. Ministério da Educação. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf
Buczenko, G. (2019). Educação do campo na perspectiva da sustentabilidade: avanços e desafios. Londrina, PR: Editora Syntagma.
Caldart, R. S. (2002). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In Kolling, J. E., & Cerioli, P. R; Caldart, R. S. Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF. Editora Vozes.
Caldart, R. S. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7 (1), 35-65. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003
Estevam, D. O. (2001). Casa Familiar: A formação com base na pedagogia da alternância em Santa Catarina (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81745
Fernandes, M. R. N., & Oliveira, J. B., & Xavier, A. R. (2024). Educação contextualizada: desafios e possibilidades pela óptica de docentes de uma escola pública municipal da Jucás, Ceará. Revista E-Curriculum (PUCSP), 22, 1-30. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55617.
Freire, P. (2004). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (25a ed.). São Paulo, SP. Editora Paz e Terra.
Gadotti, M. (2008). Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo, SP: Instituto Paulo Freire. https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/b116afd3-f9de-41c2-ab33-5ac2a8c3451b/content
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Editora Atlas.
Martins, F. J. (2020). A escola e a educação do campo. São Paulo, SP: Editora Pimenta Cultural.
Martins, J. S. (2006). Anotações em torno do conceito de Educação para a Convivência com o Semi-Árido. In: Educação para a Convivência com o semi-árido: reflexões teórico-práticas. Juazeiro/BA. Secretaria Executiva da Rede de Educação do Semi-Árido, Selo Editorial-RESAB.
Medeiros, L. B. (2011). Educação do campo e educação contextualizada no semiárido em processos de territorialização. In: Lima, E. S., Silva, A. M. (org.). Diálogos sobre educação do campo (pp.189-206). Teresina, PI. EDUFPI.
Menezes, A. C. S, & Araujo, L. M. (2007). Currículo, contextualização e complexidades: espaços de interlocução de diferentes saberes. Caderno Multidisciplinar, 4 (1) (pp. 33-49.
Minayo, M. C. S. (1994). Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In Minayo, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (pp. 21-22). Petrópolis, RJ: Vozes.
Reis, E. S., & Pereira, V. A. (2022). Educar no semiárido brasileiro: continuidades da construção em rede. In: Reis, E. S., & Vieira, J. N., & Borges, J. J. S. O paradigma cultural IV: desafios contemporâneos à educação no Século XXI (pp. 23-40). Curitiba, PR. Editora CRV.
Silva, A. P. (2011). O conceito de educação contextualizada na perspectiva do pensamento complexo – um começo de conversa. In Carvalho, L. D., & e Reis, E. S. (Org.) Educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro: fundamentos e práticas (pp. 21-44). Juazeiro, BA. RESAB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roberlândio da Silva Ferreira, Whevenny D’arc Pereira de Souza, Edmerson Dos Santos Reis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





