The formation of teacher Identity from the perspective of Contextualized Educatio and Sustainability: immersion at the Serra da Capivara agricultural Family School, in Piauí

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19709

Mots-clés :

educação do campo, educação contextualizada, sustentabilidade, formação de professores, escola família agrícola serra da capivara.

Résumé

ABSTRACT. This study was based on a field experience that occurred through a university extension project at a Rural School in the Northeast region, in the state of Piauí. In the scope of this study, we consider the field experience as an indispensable practical experience for the construction of applied knowledge and for the redefinition of teacher training in the context of contextualized education and sustainability. The methodology was based on qualitative research, associated with bibliographical research and participatory research. Its objective was to present contributions from the experience of visiting the Serra da Capivara Agricultural Family School, in Piauí, for the formation of teacher identity in the semiarid region, from the perspective of contextualized education and sustainability. The experience revealed three central aspects: the strong defense of the Pedagogy of Alternation by the community; the relevance of the school for local socio-environmental development, and the need for engagement in social movements to preserve the essence of this pedagogy.

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Roberlândio da Silva Ferreira, Universidade de Pernambuco – UPE

Mestrando Em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, na Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Metodologia do Ensino de História, pela Faculdade da Região Serrana (FARESE). Pós-Graduado em Gestão e Coordenação em Educação, pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Integrou o projeto de Extensão TV NEPHEL / UPE, 2020 a 2021. Egresso do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Educação no Sertão do São Francisco (NEPHEL / GEPHESF), membro no ciclo de 2018 a 2021, tempo que desenvolveu pesquisas sobre as instituições e os arquivos escolares, a memória e a cultura escolar, o patrimônio Histórico educativo, o ensino secundário.

Whevenny D’arc Pereira de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus III. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Cesumar (UniCesumar). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VIII. Técnica em Biocombustíveis pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Integrante dos Grupos de Pesquisas Educação Contextualizada, Cultura e Território EDUCERE/UNEB/CNPq e Palavração - Grupo de Pesquisa em Educação e Ecopedagogia UNOCHAPECO/CNPq. Colabora como voluntária na Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (ADAC). Participou como pesquisadora de extensão pelo Programa Afirmativa de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF), com o subprojeto: Na lei é uma coisa, na prática, não sei... a representação e formação sociohumana para estudantes cotistas da UNEB, campus VIII, Paulo Afonso, Bahia. Atuou como suplente da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Diretório Acadêmico Renovação do curso de Pedagogia (2017-2018) e participou também como monitora voluntária no Projeto de Extensão: "Ações Educativas: Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti"

Edmerson Dos Santos Reis, Universidade do Estado da Bahia

Pedagogo com Habilitação em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro (1995), Mestrado em Educação - Université du Quebéc a Chicoutimi (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas - DCH-III/Universidade do Estado da Bahia,- UNEB. Membro do Fórum Nacional de Educação - FONEC, Membro da Rede de Educação da Semiárido Brasileiro - RESAB. Membro da Comissão Nacional de Educação do Campo - CONEC (Representante da RESAB). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da UNEB/DCH-III, em Juazeiro - BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando nos seguintes temas: Educação Contextualizada, Educação do Campo, Convivência com o Semiárido, Currículo e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui vários livros e artigos publicados de sua autoria e em coautoria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território - EDUCERE. Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada. Membro do Observatório dos Indicadores da Gestão Educacional no Território do Sertão do São Francisco, no norte da Bahia. Pesquisador Territorial no Diagnóstico das Escolas do Campo da Bahia.

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Publié-e

2025-12-22

Comment citer

da Silva Ferreira, R., Pereira de Souza, W. D., & Dos Santos Reis, E. (2025). The formation of teacher Identity from the perspective of Contextualized Educatio and Sustainability: immersion at the Serra da Capivara agricultural Family School, in Piauí. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19709. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19709

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios