Educação em Agroecologia na Pedagogia da Alternância: uma proposta formativa
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19810Resumo
Ao longo do tempo, com o avanço do capitalismo sobre a humanidade, percebemos vários impactos deste modelo exploratório no ser humano, na natureza e na educação, se fazendo necessário estratégias de resistências e sobrevivência, na construção de outro projeto de sociedade. A agroecologia e a educação do campo que ao longo da história vem se construindo por camponeses que ousam apontar e consolidar outra proposta de desenvolvimento, baseando-se na justiça social, ambiental e na valorização dos diversos saberes que a humanidade construiu, é uma das possibilidades de superação deste sistema. Para potencializar a relação educação e agroecologia no contexto das Escolas Famílias Agrícolas no estado do Espírito Santo, o Centro de Formação e Reflexão (CFR) do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) realizou no ano de 2024 um curso sobre a temática aos educadores de sua rede, assim, o presente trabalho possui como objetivo Apresentar e analisar a proposta de formação e suas implicações na construção do conhecimento agroecológico a partir do plano de formação (PF) - currículo, da pedagogia da alternância. Utilizamos da pesquisa documental e bibliográfica na construção deste trabalho, e observamos a partir da proposta analisada o grande potencial que a pedagogia da alternância possui na transição agroecológica e na transformação do território em que a escola está inserida.
Palavras-chave: educação do campo, agroecologia, plano de formação, pedagogia da alternância.
Education in Agroecology in the Pedagogy of Alternation: a formative proposal
ABSTRACT. Over time, with the advance of capitalism over humanity, we have noticed several impacts of this exploratory model on human beings, nature, and education, making resistance and survival strategies necessary in the construction of another project for society. Agroecology and rural education, which throughout history have been built by peasants who dare to point out and consolidate another development proposal, based on social and environmental justice and the appreciation of the diverse knowledge that humanity has built, is one of the possibilities for overcoming this system. To enhance the relationship between education and agroecology in the context of Agricultural Family Schools in the state of Espírito Santo, the Training and Reflection Center (CFR) of the Espírito Santo Promotional Education Movement (MEPES) held a course on the subject in 2024 for educators in its network. Thus, the present work aims to present and analyze the training proposal and its implications for the construction of agroecological knowledge based on the training plan (PF) - curriculum, of the pedagogy of alternation. We used documentary and bibliographical research in the construction of this work, and we observed from the analyzed proposal the great potential that the pedagogy of alternation has in the agroecological transition and in the transformation of the territory in which the school is located.
Keywords: rural education, agroecology, training plan, pedagogy of alternation.
Educación en Agroecología en la Pedagogía de la Alternancia: una propuesta formativa
RESUMEN. Con el paso del tiempo, con el avance del capitalismo sobre la humanidad, hemos notado diversos impactos de este modelo exploratorio sobre los seres humanos, la naturaleza y la educación, haciendo necesarias estrategias de resistencia y supervivencia, en la construcción de otro proyecto de sociedad. La agroecología y la educación rural, que a lo largo de la historia han sido construidas por campesinos que se atreven a señalar y consolidar otra propuesta de desarrollo, basada en la justicia social y ambiental y en la valoración de los diversos conocimientos que ha construido la humanidad, es una de las posibilidades para la superación de este sistema. Para potenciar la relación entre educación y agroecología en el contexto de las Escuelas Familiares Agrícolas del estado de Espírito Santo, el Centro de Formación y Reflexión (CFR) del Movimiento de Educación Promocional de Espírito Santo (MEPES) realizó en 2024 un curso sobre el tema para educadores de su red. Así, el presente trabajo tiene como objetivo presentar y analizar la propuesta de formación y sus implicaciones para la construcción de conocimientos agroecológicos a partir del plan de formación (PF) - currículo, de la pedagogía de la alternancia. Utilizamos investigación documental y bibliográfica en la construcción de este trabajo, y observamos a partir de la propuesta analizada el gran potencial que la pedagogía de la alternancia tiene en la transición agroecológica y en la transformación del territorio en el que se ubica la escuela.
Palabras clave: educación rural, agroecología, plan de formación, pedagogía de la alternancia.
Downloads
Referências
Andrade, G., Costa, T. & Oliveira, L. (2019). Educação em Agroecologia na pedagogia da alternância. In Anais I Conferência nacional da pedagogia da alternância do Brasil (CONPAB) & I Colóquio internacional interdisciplinar da pedagogia da alternância & IV seminário internacional da pedagogia da alternância no Brasil. (pp 414 - 423) Salvador, BA.
Begnami, J. (2019) Formação por alternância na licenciatura em educação do campo: possibilidades e limites do diálogo com a pedagogia da alternância. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.
Begnami, J., Justino, E. F. (2023. Formação por alternância na educação do campo. Marília, SP: Lutas Anticapital.
Benício, J. & Costa, T (2019). Eixo VII - Sustentabilidade e Agroecologia. In Anais I Conferência nacional da pedagogia da alternância do Brasil (CONPAB) & I Colóquio internacional interdisciplinar da pedagogia da alternância & IV seminário internacional da pedagogia da alternância no Brasil. (pp 59 - 64) Salvador, BA.
CFR - Centro de Formação e Reflexão. (2025). Planejamento Anual do Centro de Formação e Reflexão.
CFR - Centro de Formação e Reflexão (2024). Curso de Formação “Educação em agroecologia no plano de formação da pedagogia da alternância – Proposta Pedagógica.
CFR - Centro de Formação e Reflexão (2024). Relatório Curso de Educação em Agroecologia no plano de formação da pedagogia da alternância - módulo I: Concepções e práticas agroecológicas.
CFR - Centro de Formação e Reflexão (2024). Relatório Curso de Educação em Agroecologia no plano de formação da pedagogia da alternância - módulo II: Agroecologia na sala de aula na pedagogia da alternância.
CFR - Centro de Formação e Reflexão (2024). Relatório Curso de Educação em Agroecologia no plano de formação da pedagogia da alternância - módulo III: Trabalho, Educação Popular e Agroecologia.
CFR - Centro de Formação e Reflexão (2024). Relatório Curso de Educação em Agroecologia no plano de formação da pedagogia da alternância - módulo IV: Agroecologia: Questão agrária, feminismo, luta de classes e relações étnico-raciais.
Ferrari, E., Silva, N. & Silva, M. (2021). Conhecimento Agroecológico. In Dias, A. et.al. (Org.). Dicionário de agroecologia e educação. (pp. 253 – 259). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Frigotto, G. & Ciavatta, M. (2012). Trabalho como princípio educativo. In Caldart, R., et. al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo (pp 748 - 755). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Garcia-Marirrodriga, R., Puig-Calvó, P. (2010). Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte, MG: O lutador.
Gliessman, S. (2016). Transforming food systems with agroecology. (Editorial).
Agroecology and Sustainable Food Systems, v. 40, n. 3, p. 187-189
Gerke de Jesus, J. (2011). Formação de Professores na Pedagogia da Alternância: saberes e fazeres do campo. Vitória, ES: Editora GM.
Gerke, J., Bianchi, R., & Lara, A. (2024). Pedagogia da Alternância, Educação Popular e Educação do Campo: encontros político-pedagógicos. In Mafezoni, A. & Costa, E. (Org.). Práticas Educativas, diversidade e inclusão escolar. (pp 235-257) Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora.
Granereau, A. (2024). O livro de Lauzun: onde começou a pedagogia da alternância. Rio Negrinho, SC: Pragma.
Guhur, D. & Silvia, N. (2021). Agroecologia. In Dias, A. et.al. (Org.). Dicionário de agroecologia e educação. (pp. 59 - 73). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Nosella, P. (2012). Educação do Campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória, ES: Edufes.
Pistrak, M. (2011). Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Silva, C. (2012). Desenvolvimento Sustentável. In Caldart, R., et. al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo (pp 204-209). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Sousa, R. et. al. (2021). Educação em agroecologia. In Dias, A. et.al. (Org.). Dicionário de agroecologia e educação. (pp. 361 – 367). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Débora Monteiro do Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





