Interdisciplinaridade na Pedagogia da Alternância: Perspectivas dos(as) Monitores(as) da Escola Família Agrícola de Marilândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6194

Resumo

O presente artigo busca analisar a compreensão dos(as) monitores(as) sobre a Interdisciplinaridade na EFAM a partir de sua atuação enquanto educadores, e ainda conhecer a importância expressa pelos(as) monitores(as) da EFAM sobre a interdisciplinaridade. Utiliza como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, documental e empírica (com o uso de questionários). No conjunto dos dados analisados constatamos que os desafios para o trabalho interdisciplinar na experiência estudada têm relação com a formação e prática do educador. No entanto, são diversas as possibilidades da concretização desta prática pedagógica em função dos instrumentos pedagógicos próprios, contribuindo na relação teoria-prática. Em nossas análises, evidenciamos que a interdisciplinaridade na escola está em construção. Sabemos que, para atuar de forma interdisciplinar é fundamental reconhecer o papel das disciplinas e ou áreas do conhecimento na formação do estudante, sendo uma das funções da interdisciplinaridade fazer a articulação entre os diferentes saberes científicos e/ou populares.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Pedagogia da Alternância, Escola Família Agrícola, Monitores.

 

Interdisciplinarity in Alternation Pedagogy: Perspectives of the Teachers of the Marilândia Agricultural Family School

ABSTRACT. The present article seeks to analyze the monitors' understanding of EFAM Interdisciplinarity from their role as educators, and to understand the importance expressed by EFAM monitors about interdisciplinarity. It uses as data collection instruments the bibliographic, documentary and empirical research (with the use of questionnaires). In the set of data analyzed we found that the challenges for interdisciplinary work in the study experience are related to the education and practice of the educator. However, there are several possibilities for the realization of this pedagogical practice according to the pedagogical instruments themselves, contributing to the theory-practice relationship. In our analysis, we show that interdisciplinarity in school is under construction. We know that, to act in an interdisciplinary way, it is fundamental to recognize the role of the disciplines and / or areas of knowledge in the student's formation, being one of the functions of interdisciplinarity to make the articulation between the different scientific and / or popular knowledge.

Keywords: Interdisciplinarity, Alternation Pedagogy, Family School, Monitors.

 

La interdisciplinariedad en la pedagogía de la alternancia: perspectivas de los docentes de la escuela familiar agrícola de Marilândia

RESUMEN. El presente artículo busca analizar la comprensión de los monitores de la interdisciplinariedad de EFAM desde su papel como educadores, y comprender la importancia expresada por los monitores de EFAM sobre la interdisciplinariedad. Utiliza como instrumentos de recolección de datos la investigación bibliográfica, documental y empírica (con el uso de cuestionarios). En el conjunto de datos analizados, encontramos que los desafíos para el trabajo interdisciplinario en la experiencia de estudio están relacionados con la educación y la práctica del educador. Sin embargo, existen varias posibilidades para la realización de esta práctica pedagógica según los propios instrumentos pedagógicos, contribuyendo a la relación teoría-práctica. En nuestro análisis, mostramos que la interdisciplinariedad en la escuela está en construcción. Sabemos que, para actuar de manera interdisciplinaria, es fundamental reconocer el papel de las disciplinas y / o áreas de conocimiento en la formación del alumno, siendo una de las funciones de interdisciplinariedad para articular los diferentes conocimientos científicos y / o populares. 

Palabras clave: Interdisciplinariedad, Pedagogía de la Alternancia, Escuela Familia Agrícola, Monitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Escola Família Agrícola de Marilândia - MEPES

Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola do Bley, Graduado em Ciências Biológicas (UNIMES, 2014), Educação do Campo – Ciências da Natureza (UFV, 2018), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFES, 2018), Mestre em Ensino na Educação Básica (UFES/CEUNES). Professor da Educação do Campo em Pedagogia da Alternância no Ensino Fundamental e Médio.

Roberto Telau, Escola Família Agrícola de Boa Esperança - MEPES

Graduado em Letras Português/Inglês (UNIVEN, 2005), Especialista em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo (UFMG, 2012), Especialista em Filosofia e Psicanálise (UFES, 2018), Mestre em Educação (UFMG, 2015). Professor da Educação do Campo em Pedagogia da Alternância no Ensino Médio e da rede pública de educação de Boa Esperança/ES – Ensino Fundamental II.

Referências

Begnami, J. B. (2003). Formação Pedagógica de Monitores das Escolas Famílias Agrícolas e Alternância: Um estudo intensivo do Processo Formativo de cinco monitores (Dissertação de Mestrado). Universidade de Nova Lisboa, Portugal/Universidade François Rabelas de Tours, França.

Brum, J. L. H., & Telau, R. (2016). O Plano de Estudo e a Integração dos Conhecimentos na Pedagogia da Alternância. (Monografia de Especialização). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Barra de São Francisco.

Escola Família Agrícola de Marilândia. (2016). Projeto Político Pedagógico. Marilândia.

Fazenda, I. C. A. et al. (Orgs.). (2002). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez.

Fazenda, I. C. A. (2008). Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In Fazenda, I. C. A. et al. (Orgs.). O que é Interdisciplinaridade? (pp. 17-28). São Paulo: Cortêz.

Fazenda, I. C. A. (2012). Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus.

Franco, M. L. P. B. (2012). Análise de Conteúdo. 4. Ed. Brasília: Liber Livro.

Freire. P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire. P. (2014). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P., & Faundez, A. (1985). Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Frigotto, G. A. (2008). Interdisciplinaridade como problema necessidade e como problema nas Ciências Sociais. Revista do Centro de Educação e Letras, 10(01), 41-62.

Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Gimonet, J. (2007). Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes.

Gimonet, J. (1999). Perfil, Estatuto e Funções dos Monitores. In Pedagogia da Alternância: Alternância e Desenvolvimento: Anais do I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. Salvador.

Medeiros, M. O., & Santos, G. L. (2008). Transdisciplinaridade, ciência e conhecimento na pedagogia da alternância: desafios epistemológicos. Revista Diálogos, 9, 72-78.

Miranda, R. G. (2008). Da Interdisciplinaridade. In Fazenda, I. C. A. et al. (Orgs.). O que é Interdisciplinaridade? (pp. 113-124). São Paulo: Cortêz.

Moreira José, M. A. (2008). Interdisciplinaridade: as disciplinas e a Interdisciplinaridade Brasileira. In Fazenda, I. C. A. et al. (Orgs.). O que é Interdisciplinaridade? (pp. 85-95). São Paulo: Cortêz.

Nosella, P. (2013). Educação do Campo: origens da Pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES.

Nosella, P. (2007). Militância e Profissionalismo na Educação do Homem do Campo. União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. Revista da Formação por Alternância, 2(2), 05-17.

Silveira, D. T., & Córdova, F. P. (2009). Pesquisa Científica. In Gerhardt, T. E. et al (Orgs.). Métodos de Pesquisa (pp. 31-42). Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Severino, J. A. (1998). O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In Fazenda, I. C. A. et al. (Orgs.). O que é Interdisciplinaridade? (pp. 31-44). São Paulo: Cortêz.

Silva, L. H. (2012). As Experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa: UFV.

Telau, R. (2015). Ensinar – incentivar – mediar: dilemas nas formas de sentir, pensar e agir dos educadores dos CEFFAs sobre os processos de ensino/aprendizagem (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Yared, I. (2008). O que é Interdisciplinaridade? In Fazenda, I. C. A. et al. (Orgs.). O que é Interdisciplinaridade? (pp. 161-166). São Paulo: Cortêz.

Zamberlan, S. (1995). Pedagogia da Alternância Escola da Família Agrícola. Mansur.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Mauricio Pomuchenq, F. J., & Telau, R. (2020). Interdisciplinaridade na Pedagogia da Alternância: Perspectivas dos(as) Monitores(as) da Escola Família Agrícola de Marilândia. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e6194. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6194

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos