Formação permanente de educadores(as) da Educação do Campo: reinventando a práxis da Pedagogia da Alternância na perspectiva freireana
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19801Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de formação permanente freireana junto aos(às) educadores(as) que trabalham com a Pedagogia da Alternância, sobretudo no sistema público de ensino. Esta proposta de formação é resultado de uma pesquisa de Mestrado em Educação e visa contribuir com os estudos, reflexões e produções dos(as) educadores(as) das Escolas do Campo, em especial dos Centros de Formação Familiar em Alternância (Ceffas). A metodologia que conduz essa atividade é de natureza crítica e bibliográfica. Assim, desafiamo-nos, a partir das perspectivas defendidas por Paulo Freire, a reinventar a prática docente dos(as) educadores(as) da Escola Municipal Comunitária Rural “São João Pequeno”, situada na zona rural de Colatina-ES, a partir do conceito de tema gerador freireano, considerando ser esse o caminho para potencializar a formação humana e libertadora dos sujeitos daquele território. A formação está organizada em dois momentos: um primeiro momento de problematização crítica da prática curricular vigente e um segundo momento de construção da práxis do projeto curricular interdisciplinar. Apresentamos, assim, uma proposta de formação que oferece aos sujeitos uma visão crítica, dialógica e libertadora, tendo como referência a perspectiva de Educação Popular de Paulo Freire.
Palavras-chave: educação do campo, pedagogia da alternância, formação de educadores, reorientação curricular, paulo freire.
Permanent training of Rural Education educators: reinventing the practice of Alternation Pedagogy from a freirean perspective
ABSTRACT. This article aims to present a proposal for permanent Freirean training for educators who work with the Pedagogy of Alternation, especially in the public education system. This training proposal is the result of a Master's research in Education and aims to contribute to the studies, reflections and productions of educators from Rural Schools, especially from the Centers for Alternating Family Training (Ceffas). The methodology that guides this activity is of a critical and bibliographical nature. Thus, we challenge ourselves, based on the perspectives defended by Paulo Freire, to reinvent the teaching practice of educators from the Municipal Rural Community School “São João Pequeno”, located in the rural area of Colatina-ES, based on the concept of Freirean generative theme, considering this to be the way to enhance the human and liberating formation of the subjects of that territory. The training is organized in two moments: a first moment of critical problematization of the current curricular practice and a second moment of construction of the praxis of the interdisciplinary curricular project. We therefore present a training proposal that offers subjects a critical, dialogical and liberating vision, taking Paulo Freire's perspective of Popular Education as a reference.
Keywords: rural education, pedagogy of alternation, teacher training, curricular reorientation, paulo freire.
Formación permanente de educadores de Educación Rural: reinventando la práctica de la Pedagogía de la Alternancia desde una perspectiva freireana
RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo presentar una propuesta de formación freireana permanente para educadores que trabajan con la Pedagogía en Alternancia, especialmente en el sistema educativo público. Esta propuesta de formación es resultado de una investigación de Maestría en Educación y tiene como objetivo contribuir a los estudios, reflexiones y producciones de los educadores de las Escuelas Rurales, especialmente de los Centros de Formación Familiar en Alternancia (Ceffas). La metodología que lleva a cabo esta actividad es de carácter crítico y bibliográfico. Así, nos desafiamos, a partir de las perspectivas defendidas por Paulo Freire, a reinventar la práctica docente de los educadores de la Escuela Rural Comunitaria Municipal “São João Pequeno”, ubicada en el área rural de Colatina-ES, a partir del concepto de tema generador freiriano, considerando que éste es el camino para potenciar la formación humana y liberadora de los sujetos de ese territorio. La formación se organiza en dos momentos: un primer momento de problematización crítica de la práctica curricular actual y un segundo momento de construcción de la praxis del proyecto curricular interdisciplinario. Presentamos así una propuesta de formación que ofrece a los sujetos una visión crítica, dialógica y liberadora, tomando como referencia la perspectiva de la Educación Popular de Paulo Freire.
Palabras clave: educación rural, pedagogía de la alternancia, formación de educadores, reorientación curricular, paulo freire.
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