Estagiar em Pedagogias e floresteios com o rio Purus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19745

Resumo

Um estagiar movido em fluidez de rios, cartografado em imensidões de floresta e habitados por gentes do município da curva, produz outros pensamentos acerca da formação na Licenciatura em Pedagogia do Campo: Que campo e pedagogia se produzem nesse território? De que modos se manifestam na formação docente local? Que encontros se produzem nesse campo do vivido no Estágio em Espaços Não Formais? Com essas indagações, traçamos um caminho de água pelo rio Purus para o encontro com essa Pedagogia. A cartografia se manifesta enquanto traçado de pesquisa e se alinha com o Pensamento da Diferença para narrar modos de uma Pedagogia do Campo que se materializa na Amazônia em suas singularidades. E navegamos em inacabamentos com o questionamento: O que pode essa Pedagogia do Campo, das águas e das florestas na Amazônia beruriense? Os acontecimentos foram narrados através de cartas e materializam linhas de uma pedagogia em rupturas-vidas com a floresta e o rio Purus, no qual as curvas, os encontros e o estagiar acontecem com/em meio à vida.

Palavras-chave: estagiar, pedagogias em floresteio, cartografia, cartas, filosofia da diferença, pedagogia do campo.

 

Internship in forestry Pedagogy with the Purus River

ABSTRACT. This internship was inspired by the movement of rivers, the large forests, and the people who live in the town of curve. It brings new ideas about the Pedagogy of the Field Bachelor's Degree program. It asks questions like: What kind of "field" and what kind of "pedagogy" are created in this place? How do they appear in local teacher education? What experiences happen during the Internship in Non-Formal Spaces? Having these questions in mind, we followed the path of the Purus River to learn more about this type of pedagogy. The research used a method called cartography, which helped us explore differences and tell stories about how Pedagogy of the Field takes shape in the Amazon region in its own special way. We are still learning and asking: What can this Pedagogy of the Field—connected to water and forests—do in the city of Beruri, in the Amazon? These events were shared through letters, showing how this pedagogy happens in real life, in connection with the forest and the Purus River, where learning and the internship take place in the middle of everyday life.

Keywords: internship, forestry pedagogies, mapping, letters, different ways of thinking, rural pedagogy.

 

Práctica de Pasantía en Pedagogías y floresteios con el río Purus

RESUMEN. Una práctica de pasantía impulsada por la fluidez de los ríos, cartografiada en la inmensidad de la selva y habitada por gentes del municipio de la curva, produce otros pensamientos acerca de la formación en la Licenciatura en Pedagogía del Campo: ¿Qué campo y qué pedagogía se producen en ese territorio? ¿De qué modos se manifiestan en la formación docente local? ¿Qué encuentros se generan en ese campo de lo vivido en la Pasantía en Espacios No Formales? Con estas indagaciones, trazamos un camino de agua por el río Purus para el encuentro con esta Pedagogía. La cartografía se manifiesta trazado de investigación y se alinea con el Pensamiento de la Diferencia para narrar modos 1de una Pedagogía del Campo que se materializa en la Amazonía con sus singularidades. Y navegamos en inacabamientos con el cuestionamiento: ¿Qué puede esta Pedagogía del Campo, de las aguas y de las selvas en la Amazonía de Beruri? Los acontecimientos fueron narrados a través de cartas y materializan líneas de una pedagogía en rupturas-vidas con la selva y el río Purus, en el cual las curvas, los encuentros y la pasantía ocurren con/en medio de la vida.

Palabras clave: pasantía, pedagogías en floresteios, cartografía, cartas, filosofía de la diferencia, pedagogía del campo.

 

 

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Biografia do Autor

Monica Silva Aikawa, Universidade do Estado do Amazonas

Possui mestrado em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014), especialização em Educação Infantil (2014), especialização em Coordenação Pedagógica (2010) e Psicopedagogia (2008) pela Universidade Federal do Amazonas, graduação em Pedagogia com habilitação em supervisão escolar pelo Centro Universitário do Norte (2006). Tem experiência na área de Educação, atuando como professora, apoio pedagógico, coordenação e assessoria pedagógica, e pesquisa com os seguintes temas: educação infantil, educação em ciências, currículo, formação de professores e pensamento da diferença. Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Vidar em In-Tensões e coordenadora institucional do PIBID-UEA.'

Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Tenho me mobilizado nas/pelas discussões pós-estruturalistas na formação de professores e no currículo, na educação e no ensino de ciências. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Possuo graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento (Antropologia) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordenei o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior - ENS/UEA (2021-2023). Atualmente estou coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do PPG em Educação em Ciências na Amazônia da UEA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões, mobilizando pesquisas e projetos de extensão em currículos vivos com as gentes dos rios e das florestas, bem como articulando parcerias regionais, nacionais e internacionais com pesquisadores que investigam em um viés multi e interdisciplinar processos em Educações, Arte, Ciências e Saberes Ancestrais. Tenho experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Currículo, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Aikawa, M. S., Costa, M. de O., & Oliveira, C. B. de. (2025). Estagiar em Pedagogias e floresteios com o rio Purus. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19745. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19745

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios