Estagiar em Pedagogias e floresteios com o rio Purus
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19745Resumo
Um estagiar movido em fluidez de rios, cartografado em imensidões de floresta e habitados por gentes do município da curva, produz outros pensamentos acerca da formação na Licenciatura em Pedagogia do Campo: Que campo e pedagogia se produzem nesse território? De que modos se manifestam na formação docente local? Que encontros se produzem nesse campo do vivido no Estágio em Espaços Não Formais? Com essas indagações, traçamos um caminho de água pelo rio Purus para o encontro com essa Pedagogia. A cartografia se manifesta enquanto traçado de pesquisa e se alinha com o Pensamento da Diferença para narrar modos de uma Pedagogia do Campo que se materializa na Amazônia em suas singularidades. E navegamos em inacabamentos com o questionamento: O que pode essa Pedagogia do Campo, das águas e das florestas na Amazônia beruriense? Os acontecimentos foram narrados através de cartas e materializam linhas de uma pedagogia em rupturas-vidas com a floresta e o rio Purus, no qual as curvas, os encontros e o estagiar acontecem com/em meio à vida.
Palavras-chave: estagiar, pedagogias em floresteio, cartografia, cartas, filosofia da diferença, pedagogia do campo.
Internship in forestry Pedagogy with the Purus River
ABSTRACT. This internship was inspired by the movement of rivers, the large forests, and the people who live in the town of curve. It brings new ideas about the Pedagogy of the Field Bachelor's Degree program. It asks questions like: What kind of "field" and what kind of "pedagogy" are created in this place? How do they appear in local teacher education? What experiences happen during the Internship in Non-Formal Spaces? Having these questions in mind, we followed the path of the Purus River to learn more about this type of pedagogy. The research used a method called cartography, which helped us explore differences and tell stories about how Pedagogy of the Field takes shape in the Amazon region in its own special way. We are still learning and asking: What can this Pedagogy of the Field—connected to water and forests—do in the city of Beruri, in the Amazon? These events were shared through letters, showing how this pedagogy happens in real life, in connection with the forest and the Purus River, where learning and the internship take place in the middle of everyday life.
Keywords: internship, forestry pedagogies, mapping, letters, different ways of thinking, rural pedagogy.
Práctica de Pasantía en Pedagogías y floresteios con el río Purus
RESUMEN. Una práctica de pasantía impulsada por la fluidez de los ríos, cartografiada en la inmensidad de la selva y habitada por gentes del municipio de la curva, produce otros pensamientos acerca de la formación en la Licenciatura en Pedagogía del Campo: ¿Qué campo y qué pedagogía se producen en ese territorio? ¿De qué modos se manifiestan en la formación docente local? ¿Qué encuentros se generan en ese campo de lo vivido en la Pasantía en Espacios No Formales? Con estas indagaciones, trazamos un camino de agua por el río Purus para el encuentro con esta Pedagogía. La cartografía se manifiesta trazado de investigación y se alinea con el Pensamiento de la Diferencia para narrar modos 1de una Pedagogía del Campo que se materializa en la Amazonía con sus singularidades. Y navegamos en inacabamientos con el cuestionamiento: ¿Qué puede esta Pedagogía del Campo, de las aguas y de las selvas en la Amazonía de Beruri? Los acontecimientos fueron narrados a través de cartas y materializan líneas de una pedagogía en rupturas-vidas con la selva y el río Purus, en el cual las curvas, los encuentros y la pasantía ocurren con/en medio de la vida.
Palabras clave: pasantía, pedagogías en floresteios, cartografía, cartas, filosofía de la diferencia, pedagogía del campo.
Downloads
Referências
Brito, M. R. (2018). A menor poética da natureza: entre Deleuze e Bernardo da mata. Linha Mestra, (35), 33-39.
Caldart, R. S. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, 7(1), p. 35-64.
Campos, R. S. dos S., Paiva, N. de S. (2025). Pedagogia do Campo na Amazônia. Contribuciones a las Ciencias Sociales, 18(1). 1-25.
Costa, L. G. da. (2021). Educação do campo das águas e das florestas: uma reflexão sobre a formação de professores no contexto amazônico. Brazilian Journal of Development, [S. l.], 7(4), 34331–34342.
Deleuze, G. (1998). Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34.
Deleuze, G. (2002). Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta.
Deleuze, G., & Guattari, F. (2011). Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34.
Fary, B. A., Rigue, F. M., & Oliveira, R. D. V. L. (2023). Rastros de uma educação química menor. Revista ClimaCom, Ciência. Vida. Educação, 10(24), 51-72.
Freitas, M. C. S. (2010). Formação e cuidado de si: estudos Foucaultianos e pesquisas educacionais. In: Ferraz, D. V., Freitas, M. C. S. (Org.). Subjetividades, saberes e formação (pp. 165-180). São Paulo: Cortez.
Gallo, S. D. O., & Monteiro, A. (2020). Educação menor como dispositivo potencializador de uma escola outra. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, 15(33), 185-200. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p185-200.id228.
Gomes, N. L. (2012). Educação e liberdade: um olhar a partir de mim. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Políticas culturais e educação (pp.33-44). Belo Horizonte: Autêntica.
Guimarães, S. (2018). Educação e o afeto da dúvida: por uma prática pedagógica não impositiva. In Veiga-Neto, A., & Ferreira, N. (Orgs.). Educação e pensamento contemporâneo (pp. 125-139). Campinas: Papirus.
Krenak, A. (2020). A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras.
Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. A. (2004). Por uma Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional.
Moura, M. E. F. P. de, & Costa, L. G. da (2024). O contexto e a produção curricular em uma experiência formativa deslocadora – Pedagogia do Campo, das águas e das florestas. Revista do Centro de Educação, UFSM, 49, 1 -23.
Muniz, A. W. R., Bastos, K. O., & Amado, L. A. S. (2020). A escrita como artesanato: a experiência do escrever(-se). Revista Interinstitucional Artes de Educar, 6(3), 894-913. https://doi.org/10.12957/riae.2020.54576.
Oliveira, C. B., Costa, M. O., & Aikawa, M. S. (2023). Retrato da autobiografia enquanto coisa. Revista ClimaCom, Ciência. Vida. Educação, 10(24), 133-152.
Silva, F. V. (2017). No entre de uma formação docente menor. Linha Mestra, 11(33), 73-82. https://doi.org/10.34112/1980-9026a2017n33p73-82.
Silva, M. V. M., Silva, C. A. S., & Brito, M. R. (2018). Educação menor por entre as linhas do pensamento de Deleuze e Guattari: inspirações para o ensino de ciências. Linha Mestra, 12(35), 250-258. https://doi.org/10.34112/1980-9026.
Spinoza, B. (2009). Ética. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Monica Silva Aikawa, Mônica de Oliveira Costa, Caroline Barroncas de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





