Práctica de Pasantía en Pedagogías y floresteios con el río Purus

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19745

Resumen

RESUMEN. Una práctica de pasantía impulsada por la fluidez de los ríos, cartografiada en la inmensidad de la selva y habitada por gentes del municipio de la curva, produce otros pensamientos acerca de la formación en la Licenciatura en Pedagogía del Campo: ¿Qué campo y qué pedagogía se producen en ese territorio? ¿De qué modos se manifiestan en la formación docente local? ¿Qué encuentros se generan en ese campo de lo vivido en la Pasantía en Espacios No Formales? Con estas indagaciones, trazamos un camino de agua por el río Purus para el encuentro con esta Pedagogía. La cartografía se manifiesta trazado de investigación y se alinea con el Pensamiento de la Diferencia para narrar modos 1de una Pedagogía del Campo que se materializa en la Amazonía con sus singularidades. Y navegamos en inacabamientos con el cuestionamiento: ¿Qué puede esta Pedagogía del Campo, de las aguas y de las selvas en la Amazonía de Beruri? Los acontecimientos fueron narrados a través de cartas y materializan líneas de una pedagogía en rupturas-vidas con la selva y el río Purus, en el cual las curvas, los encuentros y la pasantía ocurren con/en medio de la vida.

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Biografía del autor/a

Monica Silva Aikawa, Universidade do Estado do Amazonas

Possui mestrado em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014), especialização em Educação Infantil (2014), especialização em Coordenação Pedagógica (2010) e Psicopedagogia (2008) pela Universidade Federal do Amazonas, graduação em Pedagogia com habilitação em supervisão escolar pelo Centro Universitário do Norte (2006). Tem experiência na área de Educação, atuando como professora, apoio pedagógico, coordenação e assessoria pedagógica, e pesquisa com os seguintes temas: educação infantil, educação em ciências, currículo, formação de professores e pensamento da diferença. Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Vidar em In-Tensões e coordenadora institucional do PIBID-UEA.'

Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Tenho me mobilizado nas/pelas discussões pós-estruturalistas na formação de professores e no currículo, na educação e no ensino de ciências. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Possuo graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento (Antropologia) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordenei o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior - ENS/UEA (2021-2023). Atualmente estou coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do PPG em Educação em Ciências na Amazônia da UEA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões, mobilizando pesquisas e projetos de extensão em currículos vivos com as gentes dos rios e das florestas, bem como articulando parcerias regionais, nacionais e internacionais com pesquisadores que investigam em um viés multi e interdisciplinar processos em Educações, Arte, Ciências e Saberes Ancestrais. Tenho experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Currículo, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

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Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Aikawa, M. S., Costa, M. de O., & Oliveira, C. B. de. (2025). Práctica de Pasantía en Pedagogías y floresteios con el río Purus. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19745. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19745

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios