Processos socioeducativos entre quebradeiras de coco de babaçu: um estudo com a comunidade Sítio no sul do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16989Resumo
No artigo, objetivamos refletir sobre os processos educativos que permeiam a vida das extrativistas de coco de babaçu afetadas pelo agronegócio no sul do Piauí (Brasil), destacando as estratégias pedagógicas de construção dos territórios camponeses nesses contextos, suas contradições e resistências. Como ponto de partida, utilizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter participativo, realizada entre 2020-2021 junto às quebradeiras da comunidade Sítio, situada no município de Cristino Castro (PI), região de Cerrado declarada como última fronteira agrícola do país. Entre os resultados, destacamos os saberes e pedagogias do trabalho das mulheres extrativistas como constitutivos de uma profunda consciência ecológica compartilhada de geração em geração, configurando-se uma base para a construção de um ecofeminismo camponês. Para tanto, analisamos os saberes emergentes da relação sinérgica com a natureza desenvolvidas por tais mulheres no exercício da reprodução de suas vidas. Nesse sentido, as identificamos como guardiãs da socioagrobiodiversidade e educadoras populares, das novas gerações rurais e das comunidades urbanas com as quais se relacionam na comercialização de seus produtos. Esses legados e o saldo educativo dele resultante encontram-se ameaçados pelos obstáculos que o agronegócio impõe à territorialização camponesa, o que, por conseguinte, envolve a interdição do direito a viver na/da/com a terra e, deste modo de vida, produzir cultura e educação.
Palavras-chave: comunidade tradicional, modos de vida, educação no campo, agroecologia, gênero.
Socio-educational processes among babassu coconut breakers: a study with the Sítio community in southern Piauí
ABSTRACT. In the article we aim to reflect on the educational processes that permeate the lives of babassu coconut extractivists affected by agribusiness in southern Piauí (Brazil), highlighting the pedagogical strategies of construction of peasant territories in these contexts, their contradictions and resistances. As a starting point, a qualitative, participatory research, carried out between 2020-2021 with the breakers of the Sítio community, located in the municipality of Cristino Castro (PI), Cerrado region declared as the last agricultural frontier of the country. Among the results, we highlight the knowledge and pedagogies of the work of extractive women as constitutive of a deep ecological awareness shared from generation to generation, as a basis for the construction of a peasant ecofeminism. Analyzing the emerging knowledge of the synergistic relationship with nature developed by such women in the exercise of the reproduction of their lives, we identify them as guardians of socio-agrobiodiversity and popular educators, of the new rural generations and of the urban communities with which they relate in the commercialization of their products. Such balances and the resulting educational legacy are threatened by the obstacles that agribusiness imposes on peasant territorialization, which involves the interdiction of the right to live on/of/with the land and, in this way of life, to produce culture and education.
Keywords: traditional community, way of life, rural education, agroecology, gender.
Procesos socioeducativos entre rompecocos de babassu: un estudio con la comunidad de Sítio en el sur de Piauí
RESUMEN. En el artículo pretendemos reflexionar sobre los procesos educativos que permanecen en la vida de las extractivistas de coco babasú afectados por el agronegocio en el sur de Piauí (Brasil), destacando las estrategias pedagógicas de construcción de territorios campesinos en estos contextos, sus contradicciones y resistencias. Como punto de partida, tenemos una investigación cualitativa, participativa, realizada entre los anos 2020-2021 con las quebradeiras de la comunidade Sitio, ubicada en el municipio de Cristino Castro (PI), región del Bioma Cerrado declarada última frontera agrícola del país. Entre los resultados, destacamos los saberes y pedagogías del trabajo de las mujeres extractivas como constitutivas de una profunda conciencia ecológica compartida de generación en generación, como base para la construcción de un ecofeminismo campesino. Analizando los saberes emergentes de la relación sinérgica con la naturaleza que desarrollan tales mujeres en el ejercicio de la reproducción de sus vidas, las identificamos como guardianas de la socio-agrobiodiversidad y educadoras populares, de las nuevas generaciones rurales y de las comunidades urbanas con las que conviven. se relacionan en la comercialización de sus productos. Dichos equilibrios y el legado educativo resultante se ven amenazados por los obstáculos que el agronegocio impone a la territorialización campesina, lo que implica la interdicción del derecho a vivir en/de/con la tierra y, en esa forma de vida, a producir cultura y educación.
Palabras clave: comunidad tradicional, forma de vida, educación rural, agroecología, género.
Downloads
Referências
Brandão, C. R., & Borges, M. C. (2007). A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, 6, 51-62.
Cabral, L., Pandey, P., & Xu, X. (2021). Epic narratives of the Green Revolution in Brazil, China, and India. Agriculture and Human Values. https://doi.org/10.1007/s10460-021-10241-x
Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação no Campo (pp. 324-330). Expressão Popular.
Dias, M. A. M., Pereira, K. A., Santos, V. L. F., & Araújo, A. M. S. (2021). Modos de ser, existir e resistir de quebradeiras de coco babaçu da comunidade “Sítio”, Cristino Castro, Piauí. In Pereira, K. A., Silva, V. R., & Dias, M. A. M. (Orgs.). Faz escuro, mas cantamos: agroecologia e política no Sul do Piauí (pp. 177-199). CRV.
Falcão Junior, F. C. (2018). Educação do Campo, Juventude Rural e Inserção produtiva: o caso de formação de jovens rurais para o fortalecimento da agricultura camponesa do semiárido cearense [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Favoreto, A., Nakagawa, L., Kleeb, S., Seifer, P., & Pó, M. Há mais pobreza do que riqueza nos municípios do Matopiba. Revista NERA, 22(47), 348-381.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Freire, P. (2001). Política e educação: ensaios (5ª ed.). Cortez.
MIQCB. (2020). Sobre nós: quem somos. https://www.miqcb.org/sobre-nos
Molina, M. C. (2015). A Educação do Campo e o enfrentamento das tendências das atuais políticas públicas. Revista Educação em Perspectiva, 6(2), 378-400.
MST, Alentejano, P., & Cordeiro, T. (2019, 28 de novembro). 80 mil escolas fechadas no campo brasileiro em 21 anos. https://mst.org.br/2019/11/28/80-mil-escolas-fechadas-no-campo-brasileiro-em-21-anos/
Porto-Gonçalves, C. W. (2019). Dos Cerrados e de suas Riquezas: de saberes vernaculares e de conhecimento científico. FASE e CPT.
Ribeiro, M. (2012). Educação Rural. In Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação no Campo (pp. 293-298). Expressão Popular.
Shiva, V. (1988). Abrazar la vida: mujer, ecologia y supervivência. J.C. Producción.
Silva, E. M. S., Napolitano, J. E., & Bastos, S. (2016). Pequenos projetos ecossociais de quebradeiras de coco babaçu: reflexão e aprendizados. Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).
Toledo, V. M., & Barrera-Bassols, N. (2015). A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais (1ª ed.). Expressão Popular.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas S.A.
Whitaker, D. C. A. (2002). A origem do nosso método. In Whitaker, D. C. A. (Org.). A Sociologia Rural – Questões Metodológicas Emergentes. Letras à Margem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Millena Ayla da Mata Dias, Kelci Anne Pereira, Ozaias Antonio Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).