Procesos socioeducativos entre rompecocos de babassu: un estudio con la comunidad de Sítio en el sur de Piauí

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16989

Resumen

RESUMEN. En el artículo pretendemos reflexionar sobre los procesos educativos que permanecen en la vida de las extractivistas de coco babasú afectados por el agronegocio en el sur de Piauí (Brasil), destacando las estrategias pedagógicas de construcción de territorios campesinos en estos contextos, sus contradicciones y resistencias. Como punto de partida, tenemos una investigación cualitativa, participativa, realizada entre los anos 2020-2021 con las quebradeiras  de la comunidade Sitio, ubicada en el municipio de Cristino Castro (PI), región del Bioma Cerrado declarada última frontera agrícola del país. Entre los resultados, destacamos los saberes y pedagogías del trabajo de las mujeres extractivas como constitutivas de una profunda conciencia ecológica compartida de generación en generación, como base para la construcción de un ecofeminismo campesino. Analizando los saberes emergentes de la relación sinérgica con la naturaleza que desarrollan tales mujeres en el ejercicio de la reproducción de sus vidas, las identificamos como guardianas de la socio-agrobiodiversidad y educadoras populares, de las nuevas generaciones rurales y de las comunidades urbanas con las que conviven. se relacionan en la comercialización de sus productos. Dichos equilibrios y el legado educativo resultante se ven amenazados por los obstáculos que el agronegocio impone a la territorialización campesina, lo que implica la interdicción del derecho a vivir en/de/con la tierra y, en esa forma de vida, a producir cultura y educación.

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Biografía del autor/a

Millena Ayla da Mata Dias, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, pela Universidade de Brasília, Especialista Binacional em Agroecologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Universidade de La República (UDELAR), Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Egressa do grupo de Educação Tutorial (PET- MEC /SESu) Intervenção Socioambiental em Uruçuí- Una e integrante do Núcleo de Agroecologia e Arte do Vale do Gurguéia, desde 2018.

Kelci Anne Pereira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em comunicação e pedagogia, com mestrado (UFSCar) e doutorado em educação (USP). Coordenei projetos de extensão nas temáticas "agroecologia", "economia solidária", "educação de jovens e adultos", "educação do campo" e "cultura" como colaboradora e extensionista da Unesp (2003-2006), UFSCar (2007-2011) e USP/Escola Nacional Florestan Fernandes (2012-2014). Fui docente substituta da LedoC UnB de 2016 a 2017, colaborando na coordenação de projetos de extensão sobre EJA e Agroecologia. Desde 2017, atuo como docente da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), primeiramente pela UFPI e há quase dois anos pela UNB. Na UFPI, coordenei o Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia. Na UNB, pela Faculdade UnB Planaltina, me dedico a projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados às pedagogias da agroecologia e da cultura camponesa. Faço parte do Grupo de Pesquisa "Terra em Cena". Atuo na coordenação adjunta do Programa de Formação de Professores/as "Escola da Terra" e "Escola Quilombo". Coordeno o PIBID Quilombola e projetos de extensão sobre sementes crioulas e cerâmica. Sou pesquisadoras dos eixos "agroecologia" e "segurança e soberania alimentar" do "Observatório da Marcha das Margaridas".

Ozaias Antonio Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professor, Pesquisador e Extensionista na área da Sociologia/Ciências Sociais vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN). Coordena de forma colegiada o Programa de Extensão Cultura, Educação e Ruralidades (UFERSA). Membro do Comitê Gestor da Educação do Campo (COGEC) e da Comissão Estadual de Acompanhamento à Política de Educação Escolar Quilombola (COEAPEEQ) - estes últimos vinculados à Secretaria de Educação do RN. Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas das áreas: Sociologia, Sociologia Rural, Ciências Sociais, Educação e Educação do Campo. Tem interesse por atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordem os seguintes temas: ciências sociais e educação; cultura e imaginário poético; cultura, educação e ruralidades.

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Publicado

2025-08-14

Cómo citar

Dias, M. A. da M., Pereira, K. A., & Batista, O. A. (2025). Procesos socioeducativos entre rompecocos de babassu: un estudio con la comunidad de Sítio en el sur de Piauí. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e16989. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16989