Socio-educational processes among babassu coconut breakers: a study with the Sítio community in southern Piauí  

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DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16989

Résumé

ABSTRACT. In the article we aim to reflect on the educational processes that permeate the lives of babassu coconut extractivists affected by agribusiness in southern Piauí (Brazil), highlighting the pedagogical strategies of construction of peasant territories in these contexts, their contradictions and resistances. As a starting point, a qualitative, participatory research, carried out between 2020-2021 with the breakers of the Sítio community, located in the municipality of Cristino Castro (PI), Cerrado region declared as the last agricultural frontier of the country. Among the results, we highlight the knowledge and pedagogies of the work of extractive women as constitutive of a deep ecological awareness shared from generation to generation, as a basis for the construction of a peasant ecofeminism. Analyzing the emerging knowledge of the synergistic relationship with nature developed by such women in the exercise of the reproduction of their lives, we identify them as guardians of socio-agrobiodiversity and popular educators, of the new rural generations and of the urban communities with which they relate in the commercialization of their products. Such balances and the resulting educational legacy are threatened by the obstacles that agribusiness imposes on peasant territorialization, which involves the interdiction of the right to live on/of/with the land and, in this way of life, to produce culture and education.

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Millena Ayla da Mata Dias, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, pela Universidade de Brasília, Especialista Binacional em Agroecologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Universidade de La República (UDELAR), Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Egressa do grupo de Educação Tutorial (PET- MEC /SESu) Intervenção Socioambiental em Uruçuí- Una e integrante do Núcleo de Agroecologia e Arte do Vale do Gurguéia, desde 2018.

Kelci Anne Pereira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em comunicação e pedagogia, com mestrado (UFSCar) e doutorado em educação (USP). Coordenei projetos de extensão nas temáticas "agroecologia", "economia solidária", "educação de jovens e adultos", "educação do campo" e "cultura" como colaboradora e extensionista da Unesp (2003-2006), UFSCar (2007-2011) e USP/Escola Nacional Florestan Fernandes (2012-2014). Fui docente substituta da LedoC UnB de 2016 a 2017, colaborando na coordenação de projetos de extensão sobre EJA e Agroecologia. Desde 2017, atuo como docente da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), primeiramente pela UFPI e há quase dois anos pela UNB. Na UFPI, coordenei o Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia. Na UNB, pela Faculdade UnB Planaltina, me dedico a projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados às pedagogias da agroecologia e da cultura camponesa. Faço parte do Grupo de Pesquisa "Terra em Cena". Atuo na coordenação adjunta do Programa de Formação de Professores/as "Escola da Terra" e "Escola Quilombo". Coordeno o PIBID Quilombola e projetos de extensão sobre sementes crioulas e cerâmica. Sou pesquisadoras dos eixos "agroecologia" e "segurança e soberania alimentar" do "Observatório da Marcha das Margaridas".

Ozaias Antonio Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professor, Pesquisador e Extensionista na área da Sociologia/Ciências Sociais vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN). Coordena de forma colegiada o Programa de Extensão Cultura, Educação e Ruralidades (UFERSA). Membro do Comitê Gestor da Educação do Campo (COGEC) e da Comissão Estadual de Acompanhamento à Política de Educação Escolar Quilombola (COEAPEEQ) - estes últimos vinculados à Secretaria de Educação do RN. Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas das áreas: Sociologia, Sociologia Rural, Ciências Sociais, Educação e Educação do Campo. Tem interesse por atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordem os seguintes temas: ciências sociais e educação; cultura e imaginário poético; cultura, educação e ruralidades.

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Publié-e

2025-08-14

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Dias, M. A. da M., Pereira, K. A., & Batista, O. A. (2025). Socio-educational processes among babassu coconut breakers: a study with the Sítio community in southern Piauí  . Brazilian Journal of Rural Education, 10, e16989. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16989