A Pedagogia da Alternância como proposta de formação diversificada para professores do campo
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19945Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a Pedagogia da Alternância, metodologia adotada na organização dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza do Estado de Goiás, como uma proposta de formação docente diferenciada voltada para a realidade e as especificidades dos futuros professores do campo. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como lócus a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e a Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás (UFG/RG). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas conduzidas com os participantes da pesquisa. Posteriormente, os dados foram analisados utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva, que possibilitou a organização e a interpretação das informações levantadas. As entrevistas realizadas com egressos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo de Goiás evidenciam que a Pedagogia da Alternância teve influência importante em sua formação, possibilitando vivências práticas que integraram a realidade do campo ao processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma formação docente com caráter humanístico e contextualizado. Mas há fatores que evidenciam a necessidade de maior valorização e suporte institucional para o fortalecimento e a efetividade da Pedagogia da Alternância.
Palavras-chave: pedagogia da alternância, formação humanística, prática pedagógica diversificada.
Pedagogy of Alternation as a proposal for diversified training for rural teachers
ABSTRACT. The objective of this study was to analyze the Pedagogy of Alternation, a methodology adopted in the organization of the Teacher Education Programs in Rural Education / specialization in Natural Sciences in the State of Goiás as a proposal for differentiated teacher training focused on the reality and specificities of future rural teachers. To achieve this objective, a qualitative research approach was carried out, with the Federal University of Catalão (UFCAT) and the Federal University of Goiás/Regional Goiás (UFG/RG) as the locus. Data collection was carried out through semi-structured interviews conducted with the subjects participating in the research. Subsequently, the data were analyzed using the Discursive Textual Analysis methodology, which enabled the organization and interpretation of the information collected. Interviews with graduates of the Undergraduate Education Courses in the countryside of Goiás show that the Pedagogy of Alternation had an important influence in their education, enabling practical experiences that integrated the reality of the countryside into the teaching and learning process, promoting teacher training with a humanistic and contextualized character. However, there are factors that highlight the need for greater appreciation and institutional support for the strengthening and effectiveness of the Pedagogy of Alternation.
Keywords: pedagogy of alternation, humanistic training, diversified pedagogical practice.
La Pedagogía de la Alternancia como propuesta de formación diversificada para docentes rurales
RESUMEN. El objetivo de este estudio fue analizar la Pedagogía de la Alternancia, metodología adoptada en la organización de los cursos de grado en Educación Rural/Ciencias Naturales en el Estado de Goiás, como una propuesta diferenciada de formación docente orientada a la realidad y las especificidades de los futuros docentes rurales. Para lograr este objetivo, se utilizó un enfoque de investigación cualitativo, centrado en la Universidad Federal de Catalão (UFCAT) y la Universidad Federal de Goiás/Regional Goiás (UFG/RG). La recolección de datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas con los participantes de la investigación. Posteriormente, los datos se analizaron mediante la metodología de Análisis Textual Discursivo, que permitió la organización e interpretación de la información recopilada. Las entrevistas realizadas a egresados de los programas de Licenciatura en Educación Rural en Goiás muestran que la Pedagogía de la Alternancia tuvo una influencia significativa en su formación, posibilitando experiencias prácticas que integraron la realidad del campo en el proceso de enseñanza y aprendizaje, promoviendo una formación docente con un carácter humanístico y contextualizado. Sin embargo, existen factores que ponen de relieve la necesidad de una mayor valoración y apoyo institucional para fortalecer y mejorar la eficacia de la Pedagogía de la Alternancia.
Palabras clave: pedagogia da alternância, formação humanística, prática pedagógica diversificada.
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