Pedagogy of Alternation as a proposal for diversified training for rural teachers

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DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19945

Résumé

ABSTRACT. The objective of this study was to analyze the Pedagogy of Alternation, a methodology adopted in the organization of the Teacher Education Programs in Rural Education / specialization in Natural Sciences in the State of Goiás as a proposal for differentiated teacher training focused on the reality and specificities of future rural teachers. To achieve this objective, a qualitative research approach was carried out, with the Federal University of Catalão (UFCAT) and the Federal University of Goiás/Regional Goiás (UFG/RG) as the locus. Data collection was carried out through semi-structured interviews conducted with the subjects participating in the research. Subsequently, the data were analyzed using the Discursive Textual Analysis methodology, which enabled the organization and interpretation of the information collected. Interviews with graduates of the Undergraduate Education Courses in the countryside of Goiás show that the Pedagogy of Alternation had an important influence in their education, enabling practical experiences that integrated the reality of the countryside into the teaching and learning process, promoting teacher training with a humanistic and contextualized character. However, there are factors that highlight the need for greater appreciation and institutional support for the strengthening and effectiveness of the Pedagogy of Alternation.

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Danilo Fernandes Lobato, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC da Universidade Federal de Catalão UFCAT. Bacharelando em Direito pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Pires do Rio (UEG/UnU Pires do Rio). Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão. Foi Bolsista do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEC) de 2015 à 2019 do projeto Feiras de Ciências e a construção de conhecimentos significativos bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de 2017 à 2019, desenvolvendo pesquisas sobre a Dimensão Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Atuou como Gerente, Editor-Chefe, Redator do sitio Feiras de Ciências da UFG/RC. Temas de interesse: Educação do Campo, Educação Ambiental, Dimensão Ambiental, Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Constitucional e outros. Contato: danilo.fernandes65@gmail.com; (64)99333-1970).

Renata José de Melo, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Graduada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018), habilitação em Ciências da Natureza na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica-Licenciatura (Prolicen). Integrante do núcleo de extensão e pesquisa em Educação e desenvolvimento do campo (Nepcampo). Temas de interesse: Educação do campo, Ciências da Natureza, Juventude, Educação Ambiental. Mestra em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEDUC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, área de Concentração Educação. Linha de Pesquisa: Leitura, Educação e Ensino de Língua Materna e Ciências da Natureza . Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).Participa das atividades do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores GEPEEC da Universidade Federal de Catalão/UFCAT- CNPq,

Simara Maria Tavares Nunes Simões, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), Membro do NDE - Educação do Campo, Coordenadora Institucional do Pibid (desde 2022) e Coordenadora Geral de Estágios da UFCAT. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022). Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: processos de formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas no contexto da Educação do Campo; Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); Educação Ambiental; estratégias de Divulgação Científica; e a contribuição da extensão universitária para a formação docente. Contato: simara_nunes@ufcat.edu.br; (64) 98122 9088.

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Publié-e

2025-12-24

Comment citer

Fernandes Lobato, D., José de Melo, R., & Tavares Nunes Simões, S. M. (2025). Pedagogy of Alternation as a proposal for diversified training for rural teachers. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19945. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19945

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Rubrique

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil