La Pedagogía de la Alternancia como propuesta de formación diversificada para docentes rurales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19945

Resumen

RESUMEN. El objetivo de este estudio fue analizar la Pedagogía de la Alternancia, metodología adoptada en la organización de los cursos de grado en Educación Rural/Ciencias Naturales en el Estado de Goiás, como una propuesta diferenciada de formación docente orientada a la realidad y las especificidades de los futuros docentes rurales. Para lograr este objetivo, se utilizó un enfoque de investigación cualitativo, centrado en la Universidad Federal de Catalão (UFCAT) y la Universidad Federal de Goiás/Regional Goiás (UFG/RG). La recolección de datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas con los participantes de la investigación. Posteriormente, los datos se analizaron mediante la metodología de Análisis Textual Discursivo, que permitió la organización e interpretación de la información recopilada. Las entrevistas realizadas a egresados ​​de los programas de Licenciatura en Educación Rural en Goiás muestran que la Pedagogía de la Alternancia tuvo una influencia significativa en su formación, posibilitando experiencias prácticas que integraron la realidad del campo en el proceso de enseñanza y aprendizaje, promoviendo una formación docente con un carácter humanístico y contextualizado. Sin embargo, existen factores que ponen de relieve la necesidad de una mayor valoración y apoyo institucional para fortalecer y mejorar la eficacia de la Pedagogía de la Alternancia.

Palabras clave: Pedagogia da Alternância, formação humanística, prática pedagógica diversificada.

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Biografía del autor/a

Danilo Fernandes Lobato, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC da Universidade Federal de Catalão UFCAT. Bacharelando em Direito pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Pires do Rio (UEG/UnU Pires do Rio). Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão. Foi Bolsista do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEC) de 2015 à 2019 do projeto Feiras de Ciências e a construção de conhecimentos significativos bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de 2017 à 2019, desenvolvendo pesquisas sobre a Dimensão Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Atuou como Gerente, Editor-Chefe, Redator do sitio Feiras de Ciências da UFG/RC. Temas de interesse: Educação do Campo, Educação Ambiental, Dimensão Ambiental, Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Constitucional e outros. Contato: danilo.fernandes65@gmail.com; (64)99333-1970).

Renata José de Melo, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Graduada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018), habilitação em Ciências da Natureza na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica-Licenciatura (Prolicen). Integrante do núcleo de extensão e pesquisa em Educação e desenvolvimento do campo (Nepcampo). Temas de interesse: Educação do campo, Ciências da Natureza, Juventude, Educação Ambiental. Mestra em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEDUC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, área de Concentração Educação. Linha de Pesquisa: Leitura, Educação e Ensino de Língua Materna e Ciências da Natureza . Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).Participa das atividades do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores GEPEEC da Universidade Federal de Catalão/UFCAT- CNPq,

Simara Maria Tavares Nunes Simões, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), Membro do NDE - Educação do Campo, Coordenadora Institucional do Pibid (desde 2022) e Coordenadora Geral de Estágios da UFCAT. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022). Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: processos de formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas no contexto da Educação do Campo; Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); Educação Ambiental; estratégias de Divulgação Científica; e a contribuição da extensão universitária para a formação docente. Contato: simara_nunes@ufcat.edu.br; (64) 98122 9088.

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Publicado

2025-12-24

Cómo citar

Fernandes Lobato, D., José de Melo, R., & Tavares Nunes Simões, S. M. (2025). La Pedagogía de la Alternancia como propuesta de formación diversificada para docentes rurales. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19945. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19945

Número

Sección

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil