A Pedagogia da Alternância como proposta de formação diversificada para professores do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19945

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a Pedagogia da Alternância, metodologia adotada na organização dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza do Estado de Goiás, como uma proposta de formação docente diferenciada voltada para a realidade e as especificidades dos futuros professores do campo. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como lócus a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e a Universidade Federal de Goiás/Regional Goiás (UFG/RG). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas conduzidas com os participantes da pesquisa. Posteriormente, os dados foram analisados utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva, que possibilitou a organização e a interpretação das informações levantadas. As entrevistas realizadas com egressos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo de Goiás evidenciam que a Pedagogia da Alternância teve influência importante em sua formação, possibilitando vivências práticas que integraram a realidade do campo ao processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma formação docente com caráter humanístico e contextualizado. Mas há fatores que evidenciam a necessidade de maior valorização e suporte institucional para o fortalecimento e a efetividade da Pedagogia da Alternância.

Palavras-chave: pedagogia da alternância, formação humanística, prática pedagógica diversificada.

 

Pedagogy of Alternation as a proposal for diversified training for rural teachers

ABSTRACT. The objective of this study was to analyze the Pedagogy of Alternation, a methodology adopted in the organization of the Teacher Education Programs in Rural Education / specialization in Natural Sciences in the State of Goiás as a proposal for differentiated teacher training focused on the reality and specificities of future rural teachers. To achieve this objective, a qualitative research approach was carried out, with the Federal University of Catalão (UFCAT) and the Federal University of Goiás/Regional Goiás (UFG/RG) as the locus. Data collection was carried out through semi-structured interviews conducted with the subjects participating in the research. Subsequently, the data were analyzed using the Discursive Textual Analysis methodology, which enabled the organization and interpretation of the information collected. Interviews with graduates of the Undergraduate Education Courses in the countryside of Goiás show that the Pedagogy of Alternation had an important influence in their education, enabling practical experiences that integrated the reality of the countryside into the teaching and learning process, promoting teacher training with a humanistic and contextualized character. However, there are factors that highlight the need for greater appreciation and institutional support for the strengthening and effectiveness of the Pedagogy of Alternation.

Keywords: pedagogy of alternation, humanistic training, diversified pedagogical practice.

 

La Pedagogía de la Alternancia como propuesta de formación diversificada para docentes rurales

RESUMEN. El objetivo de este estudio fue analizar la Pedagogía de la Alternancia, metodología adoptada en la organización de los cursos de grado en Educación Rural/Ciencias Naturales en el Estado de Goiás, como una propuesta diferenciada de formación docente orientada a la realidad y las especificidades de los futuros docentes rurales. Para lograr este objetivo, se utilizó un enfoque de investigación cualitativo, centrado en la Universidad Federal de Catalão (UFCAT) y la Universidad Federal de Goiás/Regional Goiás (UFG/RG). La recolección de datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas con los participantes de la investigación. Posteriormente, los datos se analizaron mediante la metodología de Análisis Textual Discursivo, que permitió la organización e interpretación de la información recopilada. Las entrevistas realizadas a egresados ​​de los programas de Licenciatura en Educación Rural en Goiás muestran que la Pedagogía de la Alternancia tuvo una influencia significativa en su formación, posibilitando experiencias prácticas que integraron la realidad del campo en el proceso de enseñanza y aprendizaje, promoviendo una formación docente con un carácter humanístico y contextualizado. Sin embargo, existen factores que ponen de relieve la necesidad de una mayor valoración y apoyo institucional para fortalecer y mejorar la eficacia de la Pedagogía de la Alternancia.

Palabras clave: pedagogia da alternância, formação humanística, prática pedagógica diversificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Fernandes Lobato, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC da Universidade Federal de Catalão UFCAT. Bacharelando em Direito pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Pires do Rio (UEG/UnU Pires do Rio). Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão. Foi Bolsista do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEC) de 2015 à 2019 do projeto Feiras de Ciências e a construção de conhecimentos significativos bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de 2017 à 2019, desenvolvendo pesquisas sobre a Dimensão Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Atuou como Gerente, Editor-Chefe, Redator do sitio Feiras de Ciências da UFG/RC. Temas de interesse: Educação do Campo, Educação Ambiental, Dimensão Ambiental, Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Constitucional e outros. Contato: danilo.fernandes65@gmail.com; (64)99333-1970).

Renata José de Melo, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Graduada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018), habilitação em Ciências da Natureza na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica-Licenciatura (Prolicen). Integrante do núcleo de extensão e pesquisa em Educação e desenvolvimento do campo (Nepcampo). Temas de interesse: Educação do campo, Ciências da Natureza, Juventude, Educação Ambiental. Mestra em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEDUC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, área de Concentração Educação. Linha de Pesquisa: Leitura, Educação e Ensino de Língua Materna e Ciências da Natureza . Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).Participa das atividades do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores GEPEEC da Universidade Federal de Catalão/UFCAT- CNPq,

Simara Maria Tavares Nunes Simões, Universidade Federal de Catalão - UFCAT,Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), Membro do NDE - Educação do Campo, Coordenadora Institucional do Pibid (desde 2022) e Coordenadora Geral de Estágios da UFCAT. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022). Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: processos de formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas no contexto da Educação do Campo; Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); Educação Ambiental; estratégias de Divulgação Científica; e a contribuição da extensão universitária para a formação docente. Contato: simara_nunes@ufcat.edu.br; (64) 98122 9088.

Referências

Adams, F. W. (2020). A percepção de professores de ciências frente aos desafios no processo de ensino e aprendizagem de alunos público alvo da educação especial. ACTIO, 5(3), pp. 1-23. DOI: 10.3895/actio.v5n3.11519.

Adams, F. W. (2018). Docência, Formação de Professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Catalão.

Arroyo, M. G. (2012). Diversidade. In: Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Org.). (Org.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 231-238). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular. Recuperado de: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em 10 out. 2025.

Bicudo, M. A. V. (2021). A lógica da Pesquisa Qualitativa e os modos de procedimentos nela fundados. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(22), 540-552. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.507.

Britto, N. S., & Silva, T. G. R. (2015). Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade. Educ. Real., 40(3), 763-784. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645797.

Bueno. M. C. M. (2013). A formação do professor e a pedagogia da Alternância: contribuições para Educação do Campo (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Caldart, R. S. (2020, 9 de março). Função social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. Texto aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tramandaí-RS: Campus Litoral [Web log post]. Recuperado de https://olhoscriticos.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/03/artigo-func3a7c3a3o-social-das-esc.-do-campo-e-desafios-educac.-do-nosso-tempo-roseli-s.-caldart.pdf.

Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (org.). (2012). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Venâncio, Expressão Popular. Recuperado de: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em 10 out. 2025.

Caldart, R. S. (2003). Movimento Sem Terra: lições de Pedagogia. Currículo sem fronteiras, 3(1), 50-59. Recuperado de: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol3iss1articles/roseli1.htm. Acesso em 10 out. 2025.

Caldart, R. S. (2002). Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In Educação do Campo: identidade e políticas públicas / Edgard Jorge Kolling, Paulo Ricardo Cerioli e Roseli Salete Caldart (organizadores). Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo.

Cruz, G. B. C., & Magalhães, P. A. (2017). O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística. Educ. Pesqui., 43(2), 483-498. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701156893.

Ferreira, M. J. L., Sousa, A. E. C., & Lima, J. R. P. (2020). Contribuições da Pedagogia da Alternância para a Formação de Técnicos Agropecuários: o caso da Escola Família Agrícola de Jaboticaba - Bahia. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, 5(e8573), 1-26. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8573.

Gimonet, J. C. (2007). Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes.

Kumar, N., & Sharma, S. (2017). Survey Analysis on the usage and Impact of WhatsApp Messenger. Global Journal of Enterprise Information System, 8(3), 52-57. DOI:10.18311/gjeis/2016/15741.

Melo, R. J., Adams, F. W., & Nunes, S. M. T. (2020). Concepções da importância do Ensino de Ciências na educação básica por licenciandos de um curso de Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, 5(e7240), 1-21. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7240.

Menezes Neto, A J. (2009). Formação de professores para a educação do campo: projetos sociais em disputa. In: Rocha, A. M. I. & Martins, A. A. (Org.). Educação do campo: desafios para a formação de professores (pp. 25-38). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Mesquita, N. A. S. (2020). Perspectivas formativas de cursos de licenciatura em química: o desvelar dos projetos pedagógicos a partir da análise textual discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 785–799. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.364.

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2020). Análise Textual Discursiva. Ijuí, RS: Unijuí.

Piatti, C. B., & Oliveira, J. R. R. (2019). Formação de professores em tempos e espaços alternados: Tempos sincronizadores de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação do Campo, 4(e7315), 1-23. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7315.

Rodrigues, H. C. C., & Bonfim, H. C. C. (2017). A Educação do Campo e seus aspectos legais. In Anais do IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (pp. 1373-1387), Curitiba, PR.

Sant Ana, H. A. (2024). A Educação do Campo como espaço de aprendizagem coletiva, resistência e fortalecimento identitário. Revista Educação Pública, 24(2). Recuperado de: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/2/a-educacao-do-campo-como-espaco-de-aprendizagem-coletiva-resistencia-e-fortalecimento-identitario. Acesso em: 10 out. 2025.

Santos, S. P. (2012) A concepção de Alternância na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília.

Silva, A. R., & Marcelino, V. S. (2022). A Análise Discursiva enquanto um cenário viável para as pesquisas qualitativas na área de Educação. Revista Intersaberes, 17(40), 114-130. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2277.

Silva, P. R. S., & Botelho, R. E. P. (2020). Licenciatura em Educação do Campo e interdisciplinaridade: a realidade como fim e a práxis como meio. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, 4(2), pp. 284-308. DOI:10.47456/krkr.v2i4.31937.

Silva, R. C. R., & Frois, I. D. O. (2022). Pedagogia da Alternância: reflexões sobre a Educação do Campo. Cadernos da Pedagogia, 16(35), 185-197. Recuperado de: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1408. Acesso em: 10 out. 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

Fernandes Lobato, D., José de Melo, R., & Tavares Nunes Simões, S. M. (2025). A Pedagogia da Alternância como proposta de formação diversificada para professores do campo. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19945. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19945

Edição

Seção

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil