Auto-organização dos estudantes na Escola Itinerante Herdeiros do Saber em Rio Bonito do Iguaçu: reflexões a partir da pedagogia socialista
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19756Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a proposta de auto-organização dos estudantes na Escola Itinerante Herdeiros do Saber, localizada no acampamento Herdeiros da Terra do Primeiro de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Nosso objeto de estudo, a auto-organização, é um aspecto central da proposta pedagógica do MST para os processos educativos dos acampados e assentados da reforma agrária. Essa proposta está fundamentada na Pedagogia Socialista, consolidada durante o período da Revolução Soviética, e apresenta aspectos inovadores no que diz respeito à participação e à formação dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como ferramenta a Análise de Conteúdo, tendo sido analisados o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, bem como os princípios e fundamentos da auto-organização a partir da pedagogia socialista. Observamos, a partir da análise, que a formação do Sem Terra é pautada no protagonismo, na tomada de decisão e na participação efetiva, com o objetivo de criar bases para transformações sociais. Por fim, indicamos os potenciais da proposta e seu aspecto inovador diante de uma conjuntura educacional que prevê a submissão das escolas — sobretudo as escolas do campo — à lógica do capital.
Palavras-chave: educação socialista, auto-organização, estudantes, educação do campo, escolas itinerantes.
Self-organization of Students at the Escola Itinerante Herdeiros do Saber in Rio Bonito do Iguaçu: Reflections Based on Socialist Pedagogy
ABSTRACT. This paper aims to analyze the proposal of student self-organization at the Escola Itinerante Herdeiros do Saber (Itinerant School Heirs of Knowledge), located in the Herdeiros da Terra do Primeiro de Maio encampment, in Rio Bonito do Iguaçu, Paraná, organized by the Landless Workers' Movement (MST). Our object of study, self-organization, is a central aspect of the MST’s pedagogical approach to the educational processes of individuals living in agrarian reform encampments and settlements. This proposal is grounded in Socialist Pedagogy, consolidated during the Soviet Revolution, and introduces innovative elements with regard to student participation and development. The research, qualitative in nature, employed Content Analysis as its methodological tool, focusing on the Political-Pedagogical Project (PPP) of the school, as well as the principles and foundations of self-organization based on socialist pedagogy. The analysis reveals that the education of Landless individuals is based on protagonism, decision-making, and active participation, aiming to establish a foundation for social transformation. Finally, we highlight the potential and innovative character of this educational approach within a broader educational context increasingly marked by the subordination of schools—particularly rural schools—to the logic of capital.
Keywords: socialist education, self-organization, students, rural education, itinerant schools.
Autoorganización de los estudiantes en la Escuela Itinerante Herederos del Saber en Rio Bonito do Iguaçu: reflexiones a partir de la pedagogía socialistaTítulo do artigo em espanhol
RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo analizar la propuesta de autoorganización de los estudiantes en la Escuela Itinerante Herederos del Saber, ubicada en el asentamiento Herederos de la Tierra del Primero de Mayo, en Rio Bonito do Iguaçu, Paraná, organizado por el Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST). Nuestro objeto de estudio, la autoorganización, es un aspecto central de la propuesta pedagógica del MST para los procesos educativos de los acampados y asentados de la reforma agraria. Dicha propuesta se fundamenta en la Pedagogía Socialista, consolidada durante el período de la Revolución Soviética, y presenta aspectos innovadores en lo que respecta a la participación y formación de los estudiantes. La investigación, de carácter cualitativo, utilizó como herramienta el Análisis de Contenido, analizando el Proyecto Político-Pedagógico (PPP) de la escuela, así como los principios y fundamentos de la autoorganización a partir de la pedagogía socialista. A partir del análisis, observamos que la formación de los Sin Tierra se basa en el protagonismo, la toma de decisiones y la participación activa, con el objetivo de establecer bases para la transformación de las relaciones sociales. Finalmente, señalamos los potenciales de la propuesta y su carácter innovador frente a una coyuntura educativa que prevé la subordinación de las escuelas —especialmente las del campo— a la lógica del capital.
Palabras clave: educación socialista, autoorganización, estudiantes, educación campesina, escuelas itinerantes.
Downloads
Referências
Azevedo, F.M.C. (2023a). Análise crítica sobre a auto-organização de estudantes da escola itinerante Herdeiros do Saber do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (Trabalho de Conclusão). Universidade Federal da Fronteira Sul, Paraná.
Azevedo, F.M.C. (2023b). Krupskaya e a pedagogia soviética (Dissertação de Mestrado). Instituto Federal do Paraná, Paraná.
Azevedo, F.M.C, & Pelissari, L.B. (2024). Contribuições do marxismo-leninismo na constituição da educação socialista de Nadezhda Krupskaya. Revista PerCursos, 01-26. https://doi.org/10.5965/19847246252024e0215
Caldart, T, R. S. (2004). Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Escola Itinerante Herdeiros do Saber. (2022). Projeto Político-Pedagógico. Rio Bonito do Iguaçu, Paraná.
Frigotto, G. (2012). Educação omnilateral. In R. S. Caldart, I. B. Pereira, P. Alentejano & G. Frigotto (Orgs.). Dicionário da educação do campo (pp. 267–274). Expressão Popular.
Krupskaya, N.K. (2009). Prefácio. In Pistrak, M. A (Org.). Escola-Comuna (pp. 105-110). São Paulo, SP: Expressão Popular.
Krupskaya, N.K. (2017). A construção da pedagogia socialista. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Marx, K. (1985). O capital: Crítica da economia política (Livro 1, Vol. 1, T. 2, Os economistas; R. Barbosa & F. R. Kothe, Trads.). Abril Cultural.
MST. (2020). Proposta Educacional do MST/Paraná para escolas de acampamentos e assentamentos: ciclos de formação humana com complexos de estudo. Paraná.
Pistrak, M. M. (2009). A Comuna Escolar. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Pistrak, M. M. (2000). Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Sapelli, M. (2015). Escola itinerante: espaço de disputa e contradição. Educar em Revista, 129-143, https://doi.org/10.1590/0104-4060.39834.
Soldá, M. (2018) Proposta pedagógica complexos de estudo: escola, trabalho, conhecimento e ensino. Revista Trabalho, Política e Sociedade - RTPS, 3(3), 47-66. https://doi.org/10.29404/rtps-v3i4.3631
Tragtenberg, M. (1986). Reflexões sobre o socialismo. São Paulo, SP: Editora Moderna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Maria Azevedo, Ana Cristina Hammel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





