Classes multisseriadas: os desafios do processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17466

Palavras-chave:

classes multisseriadas, ensino e aprendizagem, educação do campo

Resumo

No presente texto objetivamos analisar as práticas docentes existentes nas Classes Multisseriadas, bem como seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. O texto carrega reflexões referentes aos desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem nos contextos das classes multisseriadas, a partir de dados coletados por meio de questionários e entrevistas, analisados à luz de autores que estudam a temática e realidades observadas no palco da realização da pesquisa. O estudo foi de abordagem qualitativa e participante, cuja observação e análise permitiram concluir que os desafios se encontram desde a formação dos docentes - que denota um distanciamento entre uma proposta que atenda as reais necessidades e angústias dos sujeitos do campo em detrimento dos interesses da classe dominante, expressos num modelo de escola capitalista empregado nos livros didáticos e nos currículos urbanizados - até às incertezas dos docentes em adequar o ensino às particularidades de cada segmento e maturidades presentes nas classes multisseriadas. Nesse sentido, entendemos que a autonomia da classe trabalhadora e dos sujeitos do campo passa pela construção de um projeto educacional para além do capital, que os reconheça em suas particularidades, diversidades e necessidades.

Palavras-chave: classes multisseriadas, ensino e aprendizagem, educação do campo.

 

Multigrade classes: the challenges of the teaching and learning process

ABSTRACT. In this text we aim to analyze the teaching practices existing in Multi-Series Classes, as well as their impacts on the teaching and learning process. The text contains reflections regarding the challenges present in the teaching and learning process in the contexts of multi-grade classes, based on data obtained through questionnaires and interviews, analyzed in the light of authors who studied the theme and realities observed at the stage of carrying out the research. The study had a qualitative and participatory approach, whose observation and analysis allowed us to conclude that the challenges range from the training of teachers - which denotes a gap between a proposal that meets the real needs and anxieties of rural subjects to the detriment of the interests of the dominant class, expressed in a capitalist school model used in textbooks and urbanized curricula - to the uncertainty of teachers in adapting teaching to the particularities of each segment and modernities present in multigrade classes. In this sense, we understand that the autonomy of the working class and rural subjects involves the construction of an educational project beyond capital, which recognizes them in their particularities, diversities and needs.

Keywords: multigrade classes, teaching and learning, rural education.

 

Clases multigrado: los desafíos del proceso de enseñanza y aprendizaje

RESUMEN. En este texto pretendemos analizar las prácticas docentes existentes en las Clases Multiseries, así como sus impactos en el proceso de enseñanza y aprendizaje. El texto contiene reflexiones sobre los desafíos presentes en el proceso de enseñanza y aprendizaje en los contextos de clases multigrado, a partir de datos obtenidos a través de cuestionarios y entrevistas, analizados a la luz de autores que estudiaron la temática y realidades observadas en la etapa de realización de la investigación. El estudio tuvo un enfoque cualitativo y participativo, cuya observación y análisis permitió concluir que los desafíos van desde la formación de los docentes -lo que denota un desfase entre una propuesta que atiende a las necesidades y angustias reales de los sujetos rurales en detrimento de los intereses de la clase dominante, expresados ​​en un modelo de escuela capitalista utilizado en libros de texto y currículos urbanizados-, hasta la incertidumbre de los docentes en adaptar la enseñanza a las particularidades de cada segmento y modernidades presentes en las clases multigrado. En este sentido, entendemos que la autonomía de la clase trabajadora y de los sujetos rurales pasa por la construcción de un proyecto educativo más allá del capital, que los reconozca en sus particularidades, diversidades y necesidades.

Palabras clave: clases multigrado, enseñanza y aprendizaje, educación rural.

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Biografia do Autor

Vilma Aurea Rodrigues, Centro Universitário FG – UNIFG

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB ( 2022); Graduada em Normal Superior - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004) e graduada em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2014), Especialista em Alfabetização pela Universidade Castelo Branco - UCB, e Coordenação Pedagógica pela FACUMINAS. Atuou como Diretora da Escola Municipal Prisco Viana - Sebastião Laranjeiras BA de 2012 a 2017. Atuou como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Caminho do Saber - Sebastião Laranjeiras BA, de 2018 a 2020. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica no Centro Educacional Sebastião Laranjeiras e docente do Ensino Superior na Universidade Guanambi - UNIFG. Membro dos grupos de pesquisa: GEPEMDECC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e GEPER- Grupo de estudos Legados Africanos, Relações Étnico-Raciais Contemporâneas e Legislação Educacional, do(a) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua também, como Coordenadora Territorial do Programa de Formação de Educadores das escolas do/no campo- FORMACAMPO, além de coordenar e orientar a construção das Diretrizes Municipais para as escolas do campo em dezessete Territórios de Identidade da Bahia. Foi redatora do Documento Curricular Referencial da Bahia - DCRB, volume III, para a Educação de Jovens e Adultos, nos componentes curriculares: Matemática. Inclusão Digital e Matemática além dos números. Autora de artigos e capítulos de livros ligados à Educação do Campo e da Cidade e das Relações Étnico - Raciais.

Silvano da Conceição, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC,Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui Graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais (com ênfase em Relações Sociais, Poder e Cultura) e Doutorado em Sociologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Linha de Ação em Educação do Campo, em conjunto com a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID UESB/CAPES). Coordenador do Grupo de Pesquisa intitulado Legados Africanos e Indígenas, Relações Étnico-raciais Contemporâneas e Legislação Educacional (GEPER). Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação de Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (REDE PECC-MS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Membro) em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC). Atualmente é Coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - gestão 2023 - 2025). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: currículo, diversidade étnico-racial, formação docente, educação do campo, políticas públicas, movimentos sociais e identidade.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Rodrigues, V. A., & Conceição, S. da. (2025). Classes multisseriadas: os desafios do processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17466

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