Clases multigrado: los desafíos del proceso de enseñanza y aprendizaje

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17466

Palabras clave:

clases multigrado, enseñanza y aprendizaje, educación rural

Resumen

RESUMEN. En este texto pretendemos analizar las prácticas docentes existentes en las Clases Multiseries, así como sus impactos en el proceso de enseñanza y aprendizaje. El texto contiene reflexiones sobre los desafíos presentes en el proceso de enseñanza y aprendizaje en los contextos de clases multigrado, a partir de datos obtenidos a través de cuestionarios y entrevistas, analizados a la luz de autores que estudiaron la temática y realidades observadas en la etapa de realización de la investigación. El estudio tuvo un enfoque cualitativo y participativo, cuya observación y análisis permitió concluir que los desafíos van desde la formación de los docentes -lo que denota un desfase entre una propuesta que atiende a las necesidades y angustias reales de los sujetos rurales en detrimento de los intereses de la clase dominante, expresados ​​en un modelo de escuela capitalista utilizado en libros de texto y currículos urbanizados-, hasta la incertidumbre de los docentes en adaptar la enseñanza a las particularidades de cada segmento y modernidades presentes en las clases multigrado. En este sentido, entendemos que la autonomía de la clase trabajadora y de los sujetos rurales pasa por la construcción de un proyecto educativo más allá del capital, que los reconozca en sus particularidades, diversidades y necesidades.

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Biografía del autor/a

Vilma Aurea Rodrigues, Centro Universitário FG – UNIFG

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB ( 2022); Graduada em Normal Superior - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004) e graduada em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2014), Especialista em Alfabetização pela Universidade Castelo Branco - UCB, e Coordenação Pedagógica pela FACUMINAS. Atuou como Diretora da Escola Municipal Prisco Viana - Sebastião Laranjeiras BA de 2012 a 2017. Atuou como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Caminho do Saber - Sebastião Laranjeiras BA, de 2018 a 2020. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica no Centro Educacional Sebastião Laranjeiras e docente do Ensino Superior na Universidade Guanambi - UNIFG. Membro dos grupos de pesquisa: GEPEMDECC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e GEPER- Grupo de estudos Legados Africanos, Relações Étnico-Raciais Contemporâneas e Legislação Educacional, do(a) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua também, como Coordenadora Territorial do Programa de Formação de Educadores das escolas do/no campo- FORMACAMPO, além de coordenar e orientar a construção das Diretrizes Municipais para as escolas do campo em dezessete Territórios de Identidade da Bahia. Foi redatora do Documento Curricular Referencial da Bahia - DCRB, volume III, para a Educação de Jovens e Adultos, nos componentes curriculares: Matemática. Inclusão Digital e Matemática além dos números. Autora de artigos e capítulos de livros ligados à Educação do Campo e da Cidade e das Relações Étnico - Raciais.

Silvano da Conceição, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professor Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui Graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais (com ênfase em Relações Sociais, Poder e Cultura) e Doutorado em Sociologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Linha de Ação em Educação do Campo, em conjunto com a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID UESB/CAPES). Coordenador do Grupo de Pesquisa intitulado Legados Africanos e Indígenas, Relações Étnico-raciais Contemporâneas e Legislação Educacional (GEPER). Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação de Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (REDE PECC-MS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Membro) em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC). Atualmente é Coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - gestão 2023 - 2025). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: currículo, diversidade étnico-racial, formação docente, educação do campo, políticas públicas, movimentos sociais e identidade.

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Publicado

2025-03-18

Cómo citar

Rodrigues, V. A., & Conceição, S. da. (2025). Clases multigrado: los desafíos del proceso de enseñanza y aprendizaje. Revista Brasileña De Educación Rural, 10. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17466