Professoras alfabetizadoras de escolas multisseriadas: narrativas da prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19805

Resumo

 

Este artigo é resultado de uma dissertação de Mestrado defendida em 2023. Teve como objetivo analisar os relatos das professoras sobre suas práticas de alfabetização em classes multisseriadas de escolas do campo compartilhadas no Círculo de Cultura. As escolas com classes multisseriadas são identificadas por terem um único docente e estudantes com diferença de série, idade, interesses e domínio de habilidades reunidas em uma mesma sala. O desenvolvimento da pesquisa se deu pela abordagem qualitativa, por meio de Círculo de Cultura, construídos a partir do grande tema gerador – “As experiências de alfabetização em classes multisseriadas” –, que se fracionou em questões-guia. Tais questões cederam espaço às narrativas das professoras alfabetizadoras, as quais permitiram compreender as estratégias metodológicas utilizadas no processo de alfabetização, bem como as dificuldades para alfabetizar em classes multisseriadas e os caminhos para superar tais dificuldades.

Palavras-chave: escolas do campo, classes multisseriadas, alfabetização.

 

Literacy teachers in country schools: narratives of teaching practice 

ABSTRACT. This paper, result of a Master’s thesis defended in 2023. Aimed to analyze teachers reports on their literacy practices in multigrade classes in country schools shared in the Culture Circle. The schools with multigrade classes are identified by having a single teacher and students with different grades, ages, interests and skill sets gathered in the same room. The development of the research took place using a qualitative approach, through culture circle, constructed from the great generating theme – “Literacy experiences in multigrade classes” –, which was divided into guiding questions. Such questions gave way to the narratives of the literacy teachers, which allowed to understand the methodological strategies used in the literacy process, as well as the difficulties in teaching literacy in multigrade classes and the ways to overcome such difficulties.

Keywords: country schools, multigrade classes, literacy.

 

Profesores de alfabetización en escuelas de campo: narrativas de la práctica docente

RESUMEN. Este artículo, resultado de una disertación de Maestría defendida en 2023. Tuvo como objetivo analizar los relatos de los docentes sobre sus prácticas de alfabetización en clases multigrado en escuelas rurales compartidas en el Círculo de Cultura. Las escuelas con clases multigrado se identifican por tener un solo maestro y estudiantes con diferentes grados, edades, intereses y habilidades reunidos en el mismo salón. El desarrollo de la investigación se dio por el enfoque cualitativo, por medio de círculo de cultura, construidos a partir del gran tema generador – “Las experiencias de alfabetización en clases multigrado” –, que se fraccionó en cuestiones-guía. Tales cuestiones cedieron espacio a las narrativas de las profesoras alfabetizadoras, quienes permitieron comprender las estrategias metodológicas utilizadas en el proceso de alfabetización, como también las dificultades para alfabetizar en clases multigrado y los caminos para superar tales dificultades. 

Palabras clave: escuelas del campo,  clases multigrado, alfabetización.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacilene Costa Gomes Silva, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).  Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Maria Zenaide Alves, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus de Minas Gerais. Mestrado em Europeu em Ciências Sociais e Educacionais pela Universidade do Porto.  Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com estágio sanduiche na Columbia University e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

Barros, O. F., Haje, S. M., Corrêa, S. R. M., & Moraes, E. (2015). Retratos de realidade das escolas do campo: multissérie, precarização, diversidade e perspectivas. In Antunes-Rocha, M. A., & Hage, S. A. M. (Orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada (pp. 25-33). 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora.

Brito, R. L. G. L. (2009). Cultura, clima e gestão da escola. In Feldmann, M. G. (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade (pp. 243-251). 1ª ed. Senac. São Paulo, SP.

Constituição da República Federativa. (1988, 05 de outubro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.Acesso em: nov. 2022.

Esteban, M. T. (2008). Diferença na sala de aula: desafios e possibilidades para a aprendizagem. In Garcia, R. L. (Org.). Alfabetização: reflexões sobre saberes docentes e saberes discentes (pp. 67-87). 1ª ed. São Paulo, SP: Cortez.

Forquin, J. C. (1993). Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas.

Frade, I. C. A. (2007). Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Educação, 32(01), 21-40.

Franchi, E. (2012). Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9 ed. São Paulo: Cortez.

Franco, M. A. (2008). Coordenação Pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, 1(1), 117-131. https://doi:10.15603/1982-8993

Franco, M. A. do R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, 97(247), 534-551, set/dez. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (2020). Pedagogia dos sonhos possíveis. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Corrente: Panorama. IBGE (2023). Recuperado de: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/corrente/panorama. . Acesso em: nov. 2022.

Laraia, R. B. (2001). Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Morais, A. G. (2014). Sistema de escrita alfabética. Coleção Como eu Ensino. 1ª ed. São Paulo. Melhoramentos.

Mortatti, M. do R. L. (2010). Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação, 15(44), 329-341. https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000200009

Prado, G. V. T. (2013). Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. Interfaces da Educação, 4(10), 149-165.

QEdu. Censo Escolar: Corrente. QEdu. (2021). Recuperado de: https://qedu.org.br/municipio/2202901-corrente/censo-escolar. Acesso em: jul. 2022.

Sandín Esteban, M. P. (2010). Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH.

Santos, J. L. (2006). dos. O que é cultura. Brasiliense. São Paulo. Brasiliense.

Seber, M. (2009). A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione.

Silva, I. C. (2015). Um professor, sua formação e subjetividade refletidas nas práticas pedagógicas. In Antunes-Rocha, M. I., & S. A. M. Hage (Orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada (pp. 155- 165). 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Soares, M. (2004). Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. São Paulo: Artmed Editora. Recuperado de: http://acervodigital.unespo.br/handle/123456789/40142.

Soares, M. (2020a). Alfabetização: a questão dos métodos. Contexto.

Soares, M. (2020b). Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. Contexto.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Jacilene Costa Gomes Silva, & Maria Zenaide Alves. (2025). Professoras alfabetizadoras de escolas multisseriadas: narrativas da prática docente . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19805. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19805

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios