A Epistolaridade e a Sociopoética na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19350

Resumo

O artigo analisa a potencialidade da sociopoética e da epistolaridade como ferramentas metodológicas promissoras para decolonizar as práticas científicas em/na/sobre Educação do Campo. A análise está organizada em três momentos. No primeiro, situamos os princípios e os desafios da Educação do Campo. No segundo, conceituamos a sociopoética e a epistolaridade, indicando seus pontos de intersecção com a Educação do Campo. No terceiro, analisando os dados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola do campo, situada na região de Brazlândia, Distrito Federal, buscamos demonstrar como a sociopoética, articulada à epistolaridade, favorece a escuta ativa, a valorização de saberes locais e a criação coletiva de conhecimentos. A análise indica que essas abordagens permitem romper com os paradigmas tradicionais da ciência, garantindo a participação dos grupos envolvidos como coprodutores de conhecimento.

Palavras-chave: epistolaridade, sociopoética, educação do campo, metodologia decolonial.

 

Epistolarity and Sociopoetics in Rural Education

ABSTRACT. This article analyzes the potential of sociopoetics and epistolary as promising methodological tools for decolonizing scientific practices in/on/about Rural Education. The analysis is organized into three parts. First, we situate the principles and challenges of Rural Education. Second, we conceptualize sociopoetics and epistolary, indicating their intersections with Rural Education. Third, by analyzing data from a study conducted at a rural school in the Brazlândia region of the Federal District, we seek to demonstrate how sociopoetics, combined with epistolary, fosters active listening, the appreciation of local knowledge, and the collective creation of knowledge. The analysis indicates that these approaches allow us to break with traditional scientific paradigms, ensuring the participation of the groups involved as co-producers of knowledge.

Keywords: epistolarity, sociopoetics, rural education, decolonial methodology.

 

Epistolaridad y sociopoética en la educación rural

RESUMEN. Este artículo analiza el potencial de la sociopoética y la epistolaridad como herramientas metodológicas prometedoras para la descolonización de las prácticas científicas en/sobre/acerca de la Educación Rural. El análisis se organiza en tres partes. En primer lugar, se sitúan los principios y desafíos de la Educación Rural. En segundo lugar, se conceptualizan la sociopoética y la epistolaridad, señalando sus intersecciones con la Educación Rural. En tercer lugar, mediante el análisis de datos de un estudio realizado en una escuela rural de la región de Brazlândia, en el Distrito Federal, se busca demostrar cómo la sociopoética, combinada con la epistolaridad, fomenta la escucha activa, la valoración de los saberes locales y la creación colectiva de conocimiento. El análisis indica que estos enfoques permiten romper con los paradigmas científicos tradicionales, garantizando la participación de los grupos involucrados como coproductores de conocimiento.

Palabras-clave: epistolaridad; sociopoética; educación rural, metodología decolonial.

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Biografia do Autor

Cássia Elen Nunes de Almeida, Universidade de Brasília – UnB

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília-UnB, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Sabrina Stein, Universidade de Brasília – UnB

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília-UnB, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ana Tereza Reis da Silva, Universidade de Brasília – UnB

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, do Programação e Pós-Graduação em Educação e do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais.

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Publicado

2025-08-14

Como Citar

Almeida, C. E. N. de, Stein, S., & Silva, A. T. R. da. (2025). A Epistolaridade e a Sociopoética na Educação do Campo . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19350. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19350