Cultura e Identidade Territorial: Uma análise a partir da Organização do Trabalho Pedagógico na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19757

Resumo

Trata-se de um artigo que tem como objetivo geral analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura acadêmica (2009–2024), como a Organização do Trabalho Pedagógico na Educação do Campo tem sido concebida e praticada, destacando suas relações com os processos culturais e a construção da identidade territorial de trabalhadores do campo. É um estudo composto pelo percurso metodológico da pesquisa bibliográfica e, por intermédio das produções acadêmicas, optou por utilizar o Banco de Dados de Teses e Dissertações da (CAPES). Como sínteses finais, a Organização do Trabalho Pedagógico na Educação do Campo ainda enfrenta desafios significativos para consolidar-se como prática emancipada e territorialmente situada. Apesar das contribuições relevantes de algumas experiências, a superação do modelo pedagógico dominante exige o fortalecimento da formação crítica de educadores, o aprofundamento das pesquisas sobre identidade territorial e reprodução da vida, e o enraizamento das práticas escolares nas realidades dos povos do campo.

 

Palavras-chave: Organização do trabalho pedagógico, educação do campo, território, cultura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Culture and Territorial Identity: An Analysis Based on the Organization of Pedagogical Work in Rural Education

ABSTRACT. The general objective is to analyze, through a systematic review of academic literature (2009–2024), how the organization of pedagogical work in Rural Education has been conceived and practiced, highlighting its relationship with cultural processes and the construction of territorial identity among rural workers. This study follows the methodological path of bibliographic research and is based on academic productions retrieved from the CAPES Thesis and Dissertation Database. As a final synthesis, the organization of pedagogical work in Rural Education still faces significant challenges in establishing itself as an emancipatory and territorially grounded practice. Despite relevant contributions from some experiences, overcoming the dominant pedagogical model requires strengthening the critical training of educators, deepening research on territorial identity and reproduction of life, and rooting school practices in the lived realities of rural communities.

Keywords: pedagogical work organization, rural education, territory, culture.

 

Cultura e Identidad Territorial: Un análisis a partir de la Organización del Trabajo Pedagógico en la Educación del Campo

RESUMEN. El objetivo general es analizar, a través de una revisión sistemática de la literatura académica (2009–2024), cómo ha sido concebida y practicada la organización del trabajo pedagógico en la Educación del Campo, destacando sus relaciones con los procesos culturales y la construcción de la identidad territorial de los trabajadores del campo. Un estudio que sigue el recorrido metodológico de la investigación bibliográfica y, mediante las producciones académicas, optó por utilizar la base de datos de tesis y disertaciones de CAPES. Como síntesis final, se observa que la organización del trabajo pedagógico en la Educación del Campo aún enfrenta desafíos significativos para consolidarse como una práctica emancipadora y situada territorialmente. A pesar de las contribuciones relevantes de algunas experiências, superar el modelo pedagógico dominante requiere el fortalecimiento de la formación crítica de los educadores, el avance en las investigaciones sobre identidad territorial y reproducción de la vida, así como el enraizamiento de las prácticas escolares en las realidades de los pueblos del campo.

Palabras clave: organización del trabajo pedagógico, educación del campo, territorio, cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cardoso da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nome completo: Rodrigo Cardoso da Silva

E-mail: Rodrigocsilva20@gmail.com

Instituição: Universidade Federal do Pará

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6873-1844

Endereço do Currículo Lattes:  https://lattes.cnpq.br/1249023621602051

 

Resumo da formação acadêmica:

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB-UFPA), na Linha de Pesquisa Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador atuante no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE-UFPA), no Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA-UEPA) e no Grupo MINKA-Coletivo de Pesquisa em Trabalho-Educação, Cultura e Produção de Saberes. Tem Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial; Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico, Prática Educativa não escolares, Interdisciplinaridade; Experiências de trabalho e Trabalho-Educação. Atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e realiza Doutorado Sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói/RJ.

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nome completo: Doriedson do Socorro Rodrigues

E-mail: doriedson@ufpa.br

Instituição: Universidade Federal do Pará

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5120-2484

Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1127076028303549

 

Resumo da formação acadêmica:

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - CAMPUS CAMETÁ/UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA Doutorado em Rede - Polo Belém/UFPA; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA) e do grupo de pesquisa MINKA - Coletivo de Pesquisa em Trabalho-Educação, Cultura e Produção de Saberes, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista Produtividade do CNPq. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5120-2484. E-mail: doriedson@ufpa.br.

Referências

Alves, F. H. B. (2018). A organização do trabalho pedagógico no cotidiano de classes multisseriadas do município de Rio Branco, Acre (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Acre, Rio Branco.

Araújo, M. P. de. (2012). A Organização do trabalho pedagógico em escolas multisseriadas no município de Cametá (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Rio Branco.

Arroyo, M. G. (2007/2004). Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Barbosa, A. I. C. (2012). A organização do trabalho pedagógico na licenciatura em educação do campo/UNB: do projeto às emergências e tramas do caminhar (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília.

Caldart, R. S., Kolling, E. J., & Cerioli, P. R. (Org.). (2002). Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília, DF: Editora Articulação Nacional Por uma Educação do Campo.

Caldart, R. S. (2004). Pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis, RJ: Editora Vozes

Couto, G. S. (2021). Práticas pedagógicas da educação do campo: relações entre o trabalho e a educação na Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima, no distrito Colorado do Norte-MT (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres.

Fernandes, B. M. (2008). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. In Molina, M. C. & Jesus, S. M. S. de (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Editora Articulação Nacional Por uma Educação do Campo.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Editora Paz e Terra.

Freire, P. (2019). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freitas, L. C. de. (2012). Escola única do trabalho. In Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, RJ: Editora Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Haesbaert, R. (2004). O Mito da Desterritorialização: do 'fim dos territórios' à multiterritorialidade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Bertrand Brasil.

Harvey, D. (2008). O neoliberalismo: história e implicações. Tradução: Adail Sobral. São Paulo: Editora Loyola.

Libâneo, J. C. (2004). Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia, GO: Editora Alternativa.

Mészáros, I. (2005). A Educação para além do Capital. São Paulo, SP: Editora Boitempo.

Molina, M. C. (2014). Educação do campo: trajetória e desafios para a construção de um projeto de educação emancipatória no/do campo. In Molina, M. C., & Sá, L. de (Orgs.). Educação do campo: campo-políticas públicas e cidadania (pp. 13-36). Brasília, DF: Editora INEP/MEC.

Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. de. (2004). Por uma educação do campo: desafios e perspectivas. Brasília, DF: Ministério da Educação.

Molina, M. C., & Sá, L. M. (2012). Escola do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Org). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Moraes, V. M. de. (2011). A Organização dos Espaços e Tempos Educativos no Trabalho dos Egressos do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo (Dissertação de Mestrado) Universidade Tuiuti, Curitiba.

Pagel, V. V. B. (2012). A organização do trabalho pedagógico da educação do campo gestada em salas anexas, no distrito de Vila Aparecida, município de Cáceres/MT (Dissertação de Mestrado) Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres.

Paro, V. H. (2015). Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo, SP: Editora Cortez.

Raffestin, C. (1993). Por uma geografia do poder. São Paulo, SP: Editora Ática.

Reis, A. A. (2008). Estratégias de desenvolvimento local sustentável da pequena produção familiar na várzea do município de Igarapé Miri (PA) (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém.

Silva, M. S. (2009). As práticas pedagógicas das escolas do campo: a escola na vida e a vida como escola (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Sardinha, M. C. (2016). Organização do Trabalho Pedagógico no contexto da Educação do Campo: a experiência de uma escola ribeirinha em Abaetetuba (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Belém.

Saviani, D. (2011/2013). Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados.

Tavares, L. N. (2024). A organização do trabalho pedagógico da educação infantil do campo na escola municipal Barão de Tinguá do município de Nova Iguaçu – RJ (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Tiriba, L. V. (2018). Reprodução ampliada da vida: o que ela não é, parece ser e pode vir a ser. Otra Economía: Revista Latinoamericana de Economía Social y solidaria, 11, 74–87.

Thompson, E. P. (1981). Miséria da Teoria. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Thompson: Contribuições para a pesquisa em educação. Revista HISTEDBR On-line, 55, 54.

Veiga, A. A. (2023). Trabalho, educação e escola no contexto do campo: localidade de São Bento e Assentamento Contestado – Lapa/PR (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Cardoso da Silva, R., & do Socorro Rodrigues, D. (2025). Cultura e Identidade Territorial: Uma análise a partir da Organização do Trabalho Pedagógico na Educação do Campo . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19757. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19757

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios