Análises de Produções Acadêmicas que Problematizam as Abordagens Teóricas, Metodologias e Práxis Formativas do Pronera
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16892Resumo
O artigo realiza um levantamento das produções acadêmicas sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), analisando abordagens teóricas, metodológicas e práxis formativas que investigam o programa. A metodologia adotada foi o Estado do Conhecimento, por possibilitar identificar referenciais teóricos e metodológicos relevantes ao objeto de estudo e por apontar caminhos para futuras investigações. De modo que, o objetivo consistiu em localizar produções na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio dos descritores (unidades de sentido), Educação do Campo, Pronera, Políticas Públicas, Formação de Educadores, Pedagogia da terra, Movimentos Sociais do Campo e Trabalho como princípio educativo. Foram analisadas 08 produções (05 dissertações e 03 teses), todas com abordagens qualitativas, e fundamentadas no materialismo histórico-dialético, e que articulam vivências de acampados/as e educadores/as. Os estudos evidenciam duas categorias principais: a dimensão formativa do PRONERA como política pública, fortalecendo a identidade camponesa e promovendo a permanência no campo; e a materialização do trabalho como princípio educativo, relacionando educação, cultura, prática social e organização coletiva. Conclui-se que o PRONERA é uma política pública de transformação social e emancipação, integrando saberes populares e científicos, resultantes da produção social do conhecimento.
Palavras-chave: pronera, educação do campo, política pública, estado do conhecimento, emancipação.
Analysis of Academic Productions that Problematize Pronera's Theoretical Approaches, Methodologies and Training Praxis
ABSTRACT. This article surveys academic literature on the National Agrarian Reform Education Program (PRONERA), analyzing theoretical, methodological, and praxis-based approaches to the program. The State of Knowledge methodology was adopted, as it allows for the identification of theoretical and methodological frameworks relevant to the subject of study and points the way for future research. Therefore, the objective was to locate literature in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) using the following descriptors (units of meaning): Rural Education, PRONERA, Public Policies, Educator Training, Land Pedagogy, Rural Social Movements, and Labor as an Educational Principle. Eight works (five dissertations and three theses) were analyzed, all with a qualitative approach and based on historical-dialectical materialism, articulating the experiences of campers and educators. The studies highlight two main categories: the formative dimension of PRONERA as a public policy, strengthening peasant identity and promoting rural permanence; and the materialization of work as an educational principle, linking education, culture, social practice, and collective organization. The conclusion is that PRONERA is a public policy of social transformation and emancipation, integrating popular and scientific knowledge, resulting from the social production of knowledge.
Keywords: pronera, rural education, public policy, state of knowledge, emancipation.
Análisis de Producciones Académicas que Problematizan Enfoques Teóricos, Metodologías y Praxis Formativa de Pronera
RESUMEN. Este artículo examina la literatura académica sobre el Programa Nacional de Educación para la Reforma Agraria (PRONERA), analizando los enfoques teóricos, metodológicos y prácticos del programa. Se adoptó la metodología del Estado del Conocimiento, ya que permite la identificación de marcos teóricos y metodológicos relevantes para el tema de estudio y señala el camino para futuras investigaciones. Por lo tanto, el objetivo fue localizar la literatura en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) utilizando los siguientes descriptores (unidades de significado): Educación Rural, PRONERA, Políticas Públicas, Formación de Educadores, Pedagogía de la Tierra, Movimientos Sociales Rurales y Trabajo como Principio Educativo. Se analizaron ocho trabajos (cinco disertaciones y tres tesis), todos con un enfoque cualitativo y basados en el materialismo histórico-dialéctico, articulando las experiencias de campistas y educadores. Los estudios destacan dos categorías principales: la dimensión formativa de PRONERA como política pública, que fortalece la identidad campesina y promueve la permanencia rural; y la materialización del trabajo como principio educativo, que vincula la educación, la cultura, la práctica social y la organización colectiva. La conclusión es que PRONERA es una política pública de transformación social y emancipación, que integra el conocimiento popular y científico, fruto de la producción social de conocimiento.
Palabras clave: pronera, educación rural, políticas públicas, estado del conocimiento, emancipación.
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