Análises de Produções Acadêmicas que Problematizam as Abordagens Teóricas, Metodologias e Práxis Formativas do Pronera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16892

Resumo

O artigo realiza um levantamento das produções acadêmicas sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), analisando abordagens teóricas, metodológicas e práxis formativas que investigam o programa. A metodologia adotada foi o Estado do Conhecimento, por possibilitar identificar referenciais teóricos e metodológicos relevantes ao objeto de estudo e por apontar caminhos para futuras investigações. De modo que, o objetivo consistiu em localizar produções na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio dos descritores (unidades de sentido), Educação do Campo, Pronera, Políticas Públicas, Formação de Educadores, Pedagogia da terra, Movimentos Sociais do Campo e Trabalho como princípio educativo. Foram analisadas 08 produções (05 dissertações e 03 teses), todas com abordagens qualitativas, e fundamentadas no materialismo histórico-dialético, e que articulam vivências de acampados/as e educadores/as. Os estudos evidenciam duas categorias principais: a dimensão formativa do PRONERA como política pública, fortalecendo a identidade camponesa e promovendo a permanência no campo; e a materialização do trabalho como princípio educativo, relacionando educação, cultura, prática social e organização coletiva. Conclui-se que o PRONERA é uma política pública de transformação social e emancipação, integrando saberes populares e científicos, resultantes da produção social do conhecimento.

Palavras-chave: pronera, educação do campo, política pública, estado do conhecimento, emancipação.

 

Analysis of Academic Productions that Problematize Pronera's Theoretical Approaches, Methodologies and Training Praxis                                                                 

ABSTRACT. This article surveys academic literature on the National Agrarian Reform Education Program (PRONERA), analyzing theoretical, methodological, and praxis-based approaches to the program. The State of Knowledge methodology was adopted, as it allows for the identification of theoretical and methodological frameworks relevant to the subject of study and points the way for future research. Therefore, the objective was to locate literature in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) using the following descriptors (units of meaning): Rural Education, PRONERA, Public Policies, Educator Training, Land Pedagogy, Rural Social Movements, and Labor as an Educational Principle. Eight works (five dissertations and three theses) were analyzed, all with a qualitative approach and based on historical-dialectical materialism, articulating the experiences of campers and educators. The studies highlight two main categories: the formative dimension of PRONERA as a public policy, strengthening peasant identity and promoting rural permanence; and the materialization of work as an educational principle, linking education, culture, social practice, and collective organization. The conclusion is that PRONERA is a public policy of social transformation and emancipation, integrating popular and scientific knowledge, resulting from the social production of knowledge.

Keywords: pronera, rural education, public policy, state of knowledge, emancipation.

 

Análisis de Producciones Académicas que Problematizan Enfoques Teóricos, Metodologías y Praxis Formativa de Pronera

RESUMEN. Este artículo examina la literatura académica sobre el Programa Nacional de Educación para la Reforma Agraria (PRONERA), analizando los enfoques teóricos, metodológicos y prácticos del programa. Se adoptó la metodología del Estado del Conocimiento, ya que permite la identificación de marcos teóricos y metodológicos relevantes para el tema de estudio y señala el camino para futuras investigaciones. Por lo tanto, el objetivo fue localizar la literatura en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) utilizando los siguientes descriptores (unidades de significado): Educación Rural, PRONERA, Políticas Públicas, Formación de Educadores, Pedagogía de la Tierra, Movimientos Sociales Rurales y Trabajo como Principio Educativo. Se analizaron ocho trabajos (cinco disertaciones y tres tesis), todos con un enfoque cualitativo y basados en el materialismo histórico-dialéctico, articulando las experiencias de campistas y educadores. Los estudios destacan dos categorías principales: la dimensión formativa de PRONERA como política pública, que fortalece la identidad campesina y promueve la permanencia rural; y la materialización del trabajo como principio educativo, que vincula la educación, la cultura, la práctica social y la organización colectiva. La conclusión es que PRONERA es una política pública de transformación social y emancipación, que integra el conocimiento popular y científico, fruto de la producción social de conocimiento.

Palabras clave: pronera, educación rural, políticas públicas, estado del conocimiento, emancipación.

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Biografia do Autor

Jenilson Aguiar Biano, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Doutorando em Educação na linha de pesquisa: Educação e Diversidade, pelo PPGEDU(2025) e Mestre em Educação (2024), na mesma linha de pesquisa, com ênfase em políticas públicas e Educação do Campo, também cursado no PPGEDU/UNEMAT-Cáceres-MT. Cursei Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). E Licenciatura em Química, pelo Centro Universitário Faveni-ES (2021). Especialista em Políticas Públicas, Participação e Controle Social do Estado pela UNEMAT-Cáceres-MT (2014). Especialista em Microbiologia, pelo Centro Universitário Faveni-ES (2023). Integro o do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Docência (GFORDOC), o Núcleo UNITRABALHO da UNEMAT e a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (INCUBEESS). No período de 2010 a 2011 atuei como prof. contratado na Escola Municipal Paulo Freire, no assentamento Nova Conquista, Cáceres-MT; Prof efetivo desde 2012 na E.E. 15 DE JUNHO e em regime de Contrato Temporário na Rede Municipal de Educação em S.J. dos 4 Marcos-MT, entre 2012 e 2015;Ex-Presidente Militante, na Subsede do SINTEP de São José dos IV Marcos-MT, para o triênio 2015 a 2018/ Somar para Lutar...ao final de 2015 removido para Cáceres, onde fui lotado na Escola E. Dr. José Rodrigues Fontes, onde ocupei a função de coordenador pedagógico em 2016 e em 2018, tomei posse em uma segunda cadeira na educação, passando a atuar nas Escolas Estaduais: Prof. João Florentino Silva Neto (Campo) e E. E. União e Força (2017 a 2024), onde atuei como Prof. Supervisor do programa PIBID/ Ciências da UNEMAT por duas vezes, onde o foco era entender a dinâmica do ensino/aprendizagem na escola, em relação aos estudantes, e promover a integração universidade X escola, além do trabalho com pesquisas de metodologias e práticas que seduzem para uma aprendizagem prazerosa das Ciências da Natureza. Atualmente leciono na Escola Estadual Onze de Março, com ensino fundamental e médio (EJA) noturno, onde trabalhamos na perspectiva de compreender a relação trabalho e educação, enquanto processo educativo.

Jane Amorim da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Integrante do Núcleo UNITRABALHO, Participante no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Docência (GFORDOC). Participante do Projeto de Pesquisa Universitária da UNEMAT: Educação do Campo: análise dos processos organizacionais, propositivos, conquistas e retrocessos e do projeto de extensão: Incubação em Comercialização Solidária: articulação de produtores/as e consumidores/as da FEISOL e da COOPERSSOL. Graduada em Ciências Biológicas, Licenciada e Bacharela pelo Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG. Especialista em Perícia e Licenciamento Ambiental pela BIOTEC - Biotecnologia, Pesquisa, Pós-Graduação e Educação Integrada. Profissional Técnica do Ensino Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Jucileide Alves Ribeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda do PPGEDU/UNEMAT, Cáceres-MT.

Laudemir Luiz Zart, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Professor Doutor do (PPGEDU/UNEMAT) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Docência (GFORDOC), integra o Núcleo UNITRABALHO da UNEMAT e a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (INCUBEESS).

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Imaculada Conceição (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Pós-Doutora em Estudos Culturais, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Aquidauana.É docente adjunta (Classe C), Nível 10, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) desde 1995, atuando na graduação na Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Cáceres e no Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGEdu/UNEMAT na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Também pertence ao quadro de docentes permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) - Núcleo UFMT. Foi representante do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UNEMAT- da área do conheciemnto Ciências Humanas e foi Coordenadora do Núcleo de Docente Estruturante (NDE) da Licenciatura em Matemática - UNEMAT/Cáceres. É representante Docente no Conselho do PPGEDU/UNEMAT e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE) da UNEMAT.Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação, Educação Matemática e Pedagogia Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, docência e currículo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Docência GFORDOC/UNEMAT e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Universidade - GEU/UNEMAT/UFMT. Atuou como professora na Educação Básica, predominando os anos finais do ensino fundamental e Ensino Médio. Atuou também na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação a Distância, nas licenciaturas parceladas e em turmas graduação denominadas fora de sede. É membro do Corpo Editorial e revisor de vários periódicos. Atua como parecerista ad hoc de periódicos, editoras, eventos e de editais internos de diversas universidades. É diretora regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, do Mato Grosso - SBEM-MT.Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNEMAT.

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Publicado

2025-08-14

Como Citar

Aguiar Biano, J., Amorim da Sila, J., Alves Ribeiro, J., Luiz Zart, L., & Bitencourt, L. P. (2025). Análises de Produções Acadêmicas que Problematizam as Abordagens Teóricas, Metodologias e Práxis Formativas do Pronera. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e16892. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16892

Edição

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Artigos / Articles / Artículos